Como (e quando) fazer uma playlist no Spotify para promover sua música

Tem gente que ganhou dezenas de milhares de dólares porque uma música deles entrou numa playlist popular do Spotify. Você pode não ser um deles, mas não custa aprender a usar o serviço de streaming para se promover. O SomosMúsica ensina!

Como (e quando) fazer uma playlist no Spotify para promover sua músicaPor Chris Robley

 

Playlists do Spotify: um jeito simples de ser criativo, fazer curadoria de uma seleção musical e promover seu som para fãs novos e os que já existem

[Este post é sobre promover sua música com playlists de Spotify que você mesmo criou. Para informações sobre como conseguir que suas músicas sejam usadas nas playlists alheias, clique AQUI.]

No mês passado, eu toquei mais de sessenta músicas diferentes em sete noites de uma residência artística em Portland, Oregon. Durante a preparação, eu aprendi (ou reaprendi) mais de oitenta e cinco músicas. Foi divertido tirar a poeira de tantos covers antigos, e também testar algumas canções novas.

Um número surpreendente de pessoas compareceu a várias apresentações da mesma semana (o troféu vai para alguém que esteve lá por cinco noites) mas, já que era improvável que os frequentadores fossem estar lá todos os dias, o vice-presidente de Marketing da CD Baby, Kevin Breuner, sugeriu que eu fizesse uma playlist no Spotify com todas as músicas de todas as canções, tanto as covers quanto as autorais, para compartilhar com as pessoas que não conseguiram ir.

Então esta manhã eu fiz isso.

Eu juntei todas as músicas que consegui encontrar no Spotify e criei esta playlist de músicas autorais de pop independente, covers de David Bowie, Harry Nilsson, Katy Perry, Danny Kaye, Erik Satie, velhos clássicos americanos e muito mais:

Fazendo suas próprias playlists

Há diversos jeitos de criar uma playlist hoje em dia, e ferramentas como a Soundrop facilitam a sincronização das playlists que você cria no Spotify com o Deezer e o YouTube também.

Mas, para o objetivo desse artigo, eu escolhi o caminho mais simples e criei a playlist a partir do Spotify do desktop do meu computador Mac.

Clique AQUI para instruções, se você for usar seu iPhone, iPad, Windows, Android etc.

Que tipos de playlists você pode criar?

De verdade, o único limite é sua imaginação. Mas aqui vão algumas opções:

* Set lists das músicas que você tocou no seu show (inclua músicas autorais e covers)

* Músicas que te influenciaram (além das suas próprias músicas que melhor transpareçam essa influência)

* Músicas que você escuta quando está em turnê (pode mudar essa lista diariamente)

* Músicas organizadas de acordo com sentimentos ou com temas (com um punhado de sons seus no meio)

* Seus maiores hits

Lembre-se, playlists colaborativas também são um jeito ótimo de envolver seus fãs: eles podem palpitar na escolha das músicas que entram em shows futuros, te recomendar novos artistas para você ouvir etc. E você pode sempre fazer parcerias com outros artistas e promover um a música do outro: você coloca os sons deles na sua playlist, e pede que eles incluam uma música sua na próxima playlist que eles fizerem.

Então QUANDO você deveria fazer e compartilhar suas playlists? Bom, porque as playlists tem temas tão flexíveis, você pode literalmente criar uma a cada evento que você quiser promover (de um jeito um pouco passivo): um lançamento de álbum, uma turnê, um show importante, lançamento de videoclipe, quando seus herois musicais estiverem passando pela sua cidade etc.

[Leia sobre como Perrin Lamb ganhou US$ 56.000 com uma só música no Spotify, graças a ela ter sido usada numa playlist.]

Como criar sua playlist no Spotify

  1. Crie um tema!

Pense em como você quer organizar as canções. Esta decisão vai afetar muitas coisas que se seguem: O público, se sua lista vai ser encontrada buscando palavras-chave, se ela foi feita para seus fãs já existentes ou para novos, o quanto ela vai durar, etc.

  1. Quando você abrir o Spotify, clique em “New Playlist” (Nova Playlist)

Como (e quando) fazer uma playlist no Spotify para promover sua música

Clique no botão de “+”

  1. Nomeie sua playlist e dê a ela uma descrição ou uma imagem

Pense na facilidade para buscá-la, palavras-chave e escrever uma descrição que atraia…

Como (e quando) fazer uma playlist no Spotify para promover sua música

  1. Decida se a playlist deveria ser colaborativa

Se você quer que seus fãs e colegas músicos contribuam com sua playlist ou possam editá-la, clique no botão do menu à direita do botão “Play/Pause”, daí selecione “Collaborative Playlist” do menu que vai aparecer

Como (e quando) fazer uma playlist no Spotify para promover sua música

  1. Escolha a duração da playlist

Se o seu tema for “set lists” (ou, como no meu caso, “set lists” de uma residência artística inteira) a duração da sua playlist cabe a você. Mas, em outros casos, eu recomendaria deixar com de 10 a 15 músicas, porque a capacidade dos ouvintes de prestar atenção em algo costuma ficar em torno de uma hora.

  1. Escolha as músicas

Agora vem a parte divertida (e talvez você já tenha feito isso antes de clicar para começar a criar a playlist): descubra que músicas você quer colocar nela. E aí…

  1. Crie seu mix

Procure uma música no Spotify. Depois de achá-la, você pode adicioná-la à sua playlist arrastando ela para dentro do espaço da playlist (na barra à esquerda) ou clicando no botão menu, selecionando a opção “Add to Playlist” e depois escolhendo a playlist de destino. Repita esse processo para cada música que quiser até que seja hora de…Screen-Shot-2016-02-08-at-10.37.56-AM-650x412-1Screen-Shot-2016-02-08-at-10.37.56-AM-650x412-1

  1. Campartilhar!

Você pode copiar o link da playlist para compartilhar em redes sociais, “embedar” a playlist no seu site como um player, ou compartilhar direto no Spotify.

Como (e quando) fazer uma playlist no Spotify para promover sua música

Assim é que ela vai aparecer quando você copiar o link da playlist e colar direto num post de Facebook:

Como (e quando) fazer uma playlist no Spotify para promover sua música

Bom, agora minha playlist está viva. Vamos ver como ela se sai! Ouça AQUI. E, se você criar uma playlist a partir de um tema interessante, fique à vontade para compartilhar na seção de comentários, aqui embaixo.

Ganhe Dinheiro Guide

2 Comentários

  1. alessandrapvilela@live.com'
    by San Vilela on março 19, 2016  21:04 Responder

    Muito boa essa explicação é contexto. Esse site é muito bom!

  2. lyhtsoul@gmail.com'
    by Lyht on março 26, 2016  07:11 Responder

    Muito boas ideias, assim como muito bem explicado. Agradeço as dikas e dou aos senhores uma vez mais os devidos parabéns.

    Atenciosamente,
    Lyht

Comente

Seus email não será publicado.