Como divulgar que sua música vai aparecer na TV: aproveite seus 30 segundos de fama

Quando uma grande oportunidade surge na carreira de um artista, é preciso saber aproveitá-la para não desperdiçar esse momento. O SomosMúsica te conta como você pode se preparar e tirar maior proveito de um marco profissional…

Como divulgar que sua música vai aparecer na TV: aproveite seus 30 segundos de famaPor Aron Wright

Descobrir que sua música vai ser usada num programa de TV pode parecer um marco profissional. E é uma grande oportunidade, mas é preciso estar preparado para ela. “Todas as semanas a gente vê artistas desperdiçarem essa oportunidade de ganhar novos fãs”, diz Amanda Byers da TuneFinds.“Esses fãs em potencial não vão voltar depois.”

Há coisas simples que você pode fazer para maximizar o impacto na sua carreira com a sua música ter sido usada na TV ou no cinema. E há jeitos simples também de contar para as pessoas que isso vai acontecer.

Coloque sua música online (e em lojas online)

Isso parece uma bobagem, mas muitas músicas acabam aparecendo num show — e em nenhum outro lugar. Montar a distribuição do seu som pode consumir tempo e exigir alguma dedicação.

Para ter certeza que você não está se sabotando, ao assinar um contrato que não atende a todos seus interesses no campo da publicação, é bom começar cedo. “Eu esperei até o último minuto antes de fazer isso, e me custou milhares de dólares”, diz o cantor e compositor Aron Wright, que emplacou músicas em séries como Grey’s Anatomy, Empire e The Vampire Diaries.

[Com a CD Baby Pro, você terá distribuição global & recolhimento dos seus royalties de publicação no mundo todo, então você vai começar a ganhar seus royalties logo no começo.]

“Uma distribuidora digital/independente é o negócio ideal, assim você consegue vender em múltiplas plataformas. Mas até estar só no Bandcamp, SoundCloud ou no seu próprio site já é melhor que nada”, concorda Byers. “Consiga engajamento dos seus novos fãs, faça eles saberem quem você é.  Faça eles te seguirem nas mídias sociais e consiga seus endereços de email. Consiga que eles ouçam outras músicas suas. Tudo isso vai te ajudar a montar um público.”

Bote sua música no Shazam

Faz sentido para os negócios que sua música esteja em lojas online ou em plataformas de streaming. Mas não se esqueça do Shazam, que é a ferramenta usada por muita gente para identificar uma música.

“O Shazam não é perfeito–ele não consegue identificar uma música se o trecho dela é muito curto ou se há conversa no fundo –mas é um canal importante de descoberta de música”, diz Byers.

Note que: com a distribuição da CD Baby, sua música será incluída na base de dados do Shazam.

Divulgue o uso da sua música na TV ou no cinema em suas redes sociais

Faça um post. Conte no Twitter. Poste no Instagram. Faça tags dos seus amigos. Peça que os amigos e fãs compartilhem as boas novas. Agradeça ao diretor de trilha (usando o nome de usuário @ dele no Twitter) por ter escolhido sua música e use as hashtags certas do programa.

Você também pode pensar em patrocinar seus posts, mas faça isso com estratégia. Você pode focar nos fãs do programa. As redes sociais permitem que você foque em quem curte tal série, mora em algum lugar ou tem uma idade que corresponda à do seu fã médio. Pense com cuidado em como você vai recortar seu público-alvo.

Como diz Wright: “Faça um teste A/B com vários tipos de anúncios e várias versões da faixa, para saber o que funciona. Você não quer gastar R$ 2 para ganhar com isso R$ 0,99.  Pense em onde seus anúncios encontrariam as pessoas certas, que atenderiam a suas metas.” Wright recomenda que você faça propaganda de produtos da sua banda, tipo camisetas, e não só de MP3, porque assim tem mais chances de lucrar.

Procure os fãs do programa (e vá até eles)

“Você não sabe como sua música vai ser usada na TV até o programa ir ao ar. Se você sabe que vai aparecer num momento importante, toque para o Twitter”, sugere Byers. “Alguns programas também têm sites de fãs, fóruns, e painéis de troca de mensagens. Esse pode ser outro jeito de ganhar atenção.”

Os artistas, entretanto, precisam pegar leves com os fãs do programa: “Se sua música só aparece como pano de fundo por alguns segundos, ou numa cena de transição, e você estiver fazendo escarcéu, vai acabar se queimando”, avisa Byers. “Se sua música fizer parte de uma cena grande ou estiver ligada à história de um personagem, você vai ter mais chance de ganhar o interesse dos fãs.”

Interaja com os usuários do on TuneFind

Ir até o lugar aonde as pessoas estão atrás das músicas que ouvem na TV vai te ajudar a se conectar com novos fãs. Mande sua música usada na TV ou no cinema para o TuneFind, e confira a atividade dos fãs no site depois do episódio ir ao ar.

“O TuneFind viu recentemente vários artistas independentes que tiveram sua música usada na TV se encontrarem com ouvintes apaixonados que estão bem animados com a sua música”, diz Byers. “O vai-e-vem entre músicos e novos fãs é ótimo.”

“Muita gente encontrou meu som no TuneFind nos últimos anos”, diz Wright. “Milhares de pessoas podem estar atrás da sua música depois de ela aparecer na TV. O TuneFind geralmente é o primeiro resultado que aparece numa busca no Google, porque é o site mais organizado de trilhas de TV e de cinema.”

Monte um vídeo de letras (ou outro vídeo simples) e poste

Usuários de outras plataformas geralmente buscam no: YouTube. Postar um vídeo com as anotações certas e tags vai ajudá-los a te encontrar.

“Um vídeo de letras é um jeito ótimo e simples de colocar sua faixa aqui”, sugere Byers. “É melhor ter qualquer coisa lá– uma coisa que faça referência ao uso da música na TV, do que nada.”

Wright concorda. Uma das primeiras vezes que a música dele foi usada em Grey’s Anatomy, ele gastou milhares de dólares produzindo um vídeo, para descobrir, no fim, que um vídeo bem mais simples–uma foto do título da canção, com o nome do programa, a temporada e o número do capítulo–foi muito mais visto que o seu vídeo. “É bom você colocar um link sobre o vídeo, que leve as pessoas para o iTunes. Coloque o máximo de tags o possível, e dê o mesmo título do episódio da série. Isso facilita a busca para quem conhece a série, mas não te conhece.”

Fale com o diretor de trilha

Quando você estiver bolando o seu plano de divulgação, não se esqueça das pessoas que te fizeram aparecer na TV o diretor de trilha sonora que escolheu seu som.

Muitos diretores de trilha têm contato direto com os fãs das séries em suas mídias sociais. Você pode incentivá-los a falar sobre a sua música. “Você pode dar um alô e – educadamente! – perguntar se eles vão mencionar sua música e citar seu nome de usuário no Twitter”, recomenda Byers. “Se alguém for postar sobre as músicas durante o programa, você tem de estar lá.”

Faça algum barulho

E não se esqueça do agente que conseguiu que sua música aparecesse na TV. Eles também podem querer fazer barulho. “A gente às vezes vê agências de licenciamento postando sobre o uso de música em séries”, diz Byers. “Se você tem um agente ou uma equipe, é bom que eles também façam barulho.”

Entre em contato nas redes sociais

Às vezes você pode ganhar um pouco de amor da imprensa, depois de ter sua música usada numa série. Não dói nada entrar em contato com jornalistas que você admira ou que cubram seu tipo de música e contar para eles a novidade. Você pode ser ignorado, mas o uso da sua música na TV também pode ser o empurrãozinho que eles precisavam para fazer uma matéria sobre você.

“O USA Today fez uma resenha da minha música, junto com a de Kelly Clarkson, depois que eu escrevi para o jornalista, contando que minha música ia entrar em Grey’s Anatomy”, lembra Wright. Ele também aconselha que se tenha calma e persistência, um conselho que vale para todo esforço de marketing. “Continue tentando. Você pode conseguir só uma coisa de cem que tente, mas essa coisa pode ser a conexão que vai mudar tudo para você. Foi assim que aconteceu comigo.”

Sobre o TuneFind

Principal site para encontrar músicas que apareceram na TV ou no cinema, o TuneFind tem a listagem dos sons de mais de 780 programas de TV e filmes. Trabalhamos direto com os diretores de trilha que escolhem as músicas, com compositores e com nossa comunidade de mais de 2 milhões de fãs por mês, o TuneFind compila todas as faixas usadas, inclusive aquelas que nunca foram lançadas e outras difíceis de serem encontradas. Há mais de 10 anos no mercado, o TuneFind é o destino predileto dos fãs, artistas e gravadoras interessados em trilha sonora.


Como divulgar que sua música vai aparecer na TV: aproveite seus 30 segundos de famaSobre Aron Wright

Aron Wright é um artista que mora em Nashville e passa os seus dias numa igreja centenária que transformou num estúdio de gravação, e que fica na rua da sua casa. Ele raramente faz shows hoje, e mudou seu focou para a coisa por que é mais apaixonado: criar criar e gravar cançõe. Aron foi bem-sucedido no mercado da TV e do Cinema, suas músicas foram tocadas em programas como Finding Carter, Grey’s Anatomy, Private Practice, The Vampire Diaries, Hart of Dixie e Pretty Little Liars. Aron foi um dos compositores de “Hallelujah”, da Panic at the Disco, que foi gravada no primeiro álbum da banda, Death of A Bachelor, e estreou no primeiro lugar da parada Billboard 200. Uma música que ele escreveu com Sean Van Vleet (vocalista da banda Empire), chamada “Walk Out On Me”, apareceu no programa Empire, da Fox, tocada pela lendária Courtney Love. “Walk Out On Me” também fez parte do disco da série, que foi o primeiro na parada Billboard.


 

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