Como descolar seu primeiro (ou seu próximo) show na metade do tempo, usando esses 3 passos

Todo mundo teve de fazer o primeiro show em algum momento da vida. A gente compilou três dicas para você conseguir o seu primeiro (ou próximo) show na metade do tempo

Como descolar seu primeiro (ou seu próximo) show na metade do tempo, usando esses 3 passosTocar ao vivo é uma das coisas mais importantes que um músico pode fazer para atrair atenção para a sua música. Se você está aí pensando em o que fazer para conseguir seu primeiro show, deu sorte.

Hoje nós vamos falar sobre como conseguir um lugar para se apresentar, e como fazer isso da maneira mais eficiente o possível.

Passo 1 – Encontre Casas de Show

Antes de conseguir um show, você obviamente precisa achar os lugares na sua cidade que têm música ao vivo. Por favor, não saia escrevendo para todos os bares, perguntando se pode tocar lá. Isso é tipo perguntar para toda mulher que você conhece se ela quer sair contigo.

Não estou dizendo que você não conseguiria um encontro desse jeito. Só estou dizendo que há jeitos mais eficientes de conseguir um.

Pense como um marqueteiro atrás do público-alvo. Um exemplo de como os profissionais de marketing categorizariam seu público:

  • Pessoas com idade entre 18 e 35 anos
  • Pessoas que vivem em determinado lugar
  • Pessoas que curtam muito o produto da concorrência

Em vez de mirar o marketing de um produto “x” para “TODO MUNDO!” o marqueteiro pode economizar dinheiro direcionando sua verba para as pessoas mais dispostas a comprar seu produto.

Você deveria fazer a mesma coisa, quando estiver procurando por lugares onde tocar.

Procure revistas e jornais locais que tenham uma agenda com lista de shows ao vivo. Por exemplo, em Tucson, nós temos o jornal semanal Tucson Weekly. O Weekly lista a maioria dos shows que acontece a cada semana. Você só precisa ir até a página de shows e anotar os contatos das casas de show.

Outro jeito de achar shows ao seu redor é usar o app Gig Finder, do Reverbnation. Ele vai criar uma lista de todas as casas de show num raio ao redor de uma localidade que você escolher. É um jeito ótimo de conseguir uma lista bastante completa dos lugares que tocam música ao vivo nas suas cercanias.

Como descolar seu primeiro (ou seu próximo) show na metade do tempo, usando esses 3 passosEntretanto, saiba que as casas de show listadas no Gig Finder incluem auditórios e casas de show grandes. A não ser que você tenha muita auto-estima, ou saiba que consegue lotar um lugar desses, talvez fosse melhor que você deixasse na busca só bares e pequenas casas noturnas.

É claro que há muitos jeitos de encontrar um lugar para você tocar na sua cidade. Essas são só duas sugestões. Se você tem outras para agregar, é só deixar um comentário aqui embaixo, falando dela.

Passo 2 – Encontre E-mails

Depois de você ter feito uma lista com o nome de todas as casas de show em que pode tocar, é hora de encontrar um jeito de entrar em contato com elas. Encontre o site de cada uma e veja se há uma página de contato ou de booking. Se você der sorte, vai encontrar um endereço de email. Se você tiver menos sorte, encontrará um desses formulários para entrar em contato. Se você for muito azarado,e a casa for péssima de marketing digital, você só vai encontrar uma página de Facebook.

Coloque cada email que conseguir na sua lisa de contatos. Você pode usar um dos métodos que eu listei acima para fazer isso, ou criar uma planilha específica para esse fim.

Esse é um bom jeito de manter tudo num só lugar, especialmente se você for dividir as funções com outros membros da banda.Como descolar seu primeiro (ou seu próximo) show na metade do tempo, usando esses 3 passos

Passo 3 – Economize tempo com os E-mails

Depois de você ter preparado todos os endereços e métodos de envio, é hora de pensar no e-mail.

As mensagens não devem ser longas demais, mas devem incluir algumas informações essenciais.

Aqui vai um modelo que você pode usar:

“Olá [Nome da pessoa]

Meu nome é [Seu nome] e eu sou o [Sua função] na [Nome da sua banda]. A gente estava se perguntando como funciona a agenda de shows daí, e se vocês têm interesse em marcar um show nosso para um futuro próximo?

A gente toca [Descrição do seu Estilo de Música], parecido com  [Artistas Famosos em Quem Você se Inspira e Eles Possam Conhecer]. Você pode achar exemplos do nosso som no site [Seu Site ou Site Com Suas Músicas Em Streaming].

Para a gente, o ideal seria tocar em [Qualquer Data Que Você Tenha Visto Livre na Agenda Deles, ou Qualquer Outro Dia da Semana em Que Haja Música ao Vivo Lá]. Nós podemos fazer um set pequeno, para ser encaixados com outros artistas numa mesma noite, ou fazer um show mais longo sozinhos.

Ficaríamos gratos se respondessem dizendo se há alguma data vaga.

Um abraço,

[Seu Nome | Nome da Sua Banda]”

Isso é a estrutura mais básica do email, e deve servir como um primeiro contato. Se você já fez outros shows, vale a pena contar sobre eles. Se você ganhou algum prêmio, ou tem uma música gravada por alguém famoso, mencione isso, se estiver no contexto do email.

Coisas a Evitar:

Enxer o enail de erors de garmática – Leia e  releia seu email, para ter certeza de que ele não está cheio de erros de datilografia, como os do título. Eles fazem você parecer pouco profissional. O modelo de email que você leu acima? Depois de escrever o primeiro tópico, eu o reli e vi que faltava um artigo. Então nunca é demais reler antes de mandar.

Mentir – Eu nem precisava dizer isso, mas não mina sobre o que você consegue ou não consegue fazer. Se você não consegue segurar um show longo por conta própria, não diga isso no email. Você pode receber uma resposta dizendo “Que ótimo! A gente precisa de uma apresentação de 3 horas na sexta que vem. Até lá!” E aí, você vai fazer o quê?

Escrever que nem um idiota – “Eae, se pá eu tava pensando que cs kriam uma banda pra toka aí?”O que acontece quando você recebe emails assim? Eles são deletados. Seja profissional e escreva como um.

Se você usa o Canned Responses do Gmail, mandar emails para todas as casas de show da cidade deve levar menos de 20 minutos, a não ser que você more numa cidade grande –neste caso, é melhor você refinar ainda mais sua busca por casas de show.

Conclusão

Esses passos vão te ajudar a começar a criar um relacionamento com as casas de show da cidade e espero que eles te ajudem a conseguir seu primeiro show. Se ninguém te responder, pode ficar à vontade para fazer follow up depois de algumas semanas. Casas de show podem preencher suas agendas com meses de antecedência, então pode ser que seu email tenha chegado em má hora. Isso não significa que eles não tenham curtido sua música

Só significa que eles estavam ocupados com outras coisas, e que você não era uma prioridade naquele momento. Quando você estiver fazendo follow up, seja persistente, mas evite ser um babaca. Se você nunca fez um show, é difícil começar, mas continue fazendo uma lista de todas as pessoas com quem você entrou em contato, e se eles responderam ou não.


Como descolar seu primeiro (ou seu próximo) show na metade do tempo, usando esses 3 passos

Bjorgvin Benediktsson

Björgvin Benediktsson é músico, engenheiro de áudio e empreendedor. Ele ajuda artistas a conseguirem mais impacto com sua música, ensinando a fazer divulgação e produção por conta própria, com o programa US$1.000 Musician and Audio Issues. Ele também escreve sobre empreendedorismo no BBenediktsson.com e recentemente lançou o álbum de estreia da sua banda, The Long Wait, pela CD Baby.


Ganhe Dinheiro Guide

1 Comentário

  1. johnnyboychaves@gmail.com'
    by Johnny Boy Chaves on janeiro 11, 2017  11:00 Responder

    Parabéns foi muito esclarecedor.

Comente

Seus email não será publicado.