Como dar nome à sua banda — em 10 passos simples

Massacration. Um nome de banda de zoeira que acabou ficando mais famosa que 90% das de verdade, e que obedece aos 10 passos para batizar sua banda, que a gente te mostra no SomosMúsica

Como dar nome à sua banda — em 10 passos simplesPor Matt Blick

Depois de ter passado pelo processo de nomear uma banda muitas vezes, fosse da minha própria banda ou das pra quem eu dava aula, aprendi que tentar achar O MELHOR NOME DE BANDA DE TODOS OS TEMPOS é uma bobagem. O máximo que você pode esperar (e o que a maioria das bandas aceita) é O NOME MENOS PIOR.

Muitas bandas famosas inclusive não gostam dos seus nomes

Smashing Pumpkins “é um nome estúpido, uma piada boba e uma ideia ruim”

Goo Goo Dolls: “A gente tinha um show naquela noite e precisávamos de um nome. Se eu tivesse cinco minutos a mais, teria com certeza escolhido um nome melhor”

Hoobastank: “Foi divertido dizer aquela palavra na hora, e a gente era bem mais novo quando demos esse nome”

Smokey Robinson And The Miracles escolheram o nome da banda de uma marca de chapéu. Mesmo o programa de TV Vila Sésamo escolheu o nome “nos quarenta e cinco minutos do segundo tempo.” QYase todo mundo na produção odiava o nome. Mas eles odiavam The Video Classroom, 1-2-3 Avenue B e Fun Street mais ainda. Eles estabeleceram um deadline para criar um nome e, como não veio nenhuma ideia melhor até lá, “fomos com o menos pior.”

Nos anos 1980, bastava criar um jeito esquisito e engraçado de escrever uma palavra que existe. Eu ainda escrevo Vengence em vez de Vengeance (vingança) porque esse era o nome de uma banda de metal que eu adorava. Naquela época mais simples, se as pessoas podiam pronunciar seu nome, estava OK. E, se sua banda tivesse o mesmo nome que outra, do outro lado do mundo, isso só viraria um problema quando um de vocês dois assinasse um contrato com a Warner Bros. Mas a internet mudou tudo isso. Eis 10 passos para dar um nome à sua banda.

1. Faça um Brainstorm de Nomes numa Lista

Escreva pelo menos 50 ou 100 nomes. Escreva TODOS. Cada um deles. Não importa quão bobo seja. Não julgue. Não problematize. Os mais idiotas vão servir para você falar sobre em entrevistas no futuro (e nunca se sabe – uma banda de garagem pode usar esse nome tonto em sua homenagem).

Como dar nome à sua banda — em 10 passos simples2. Recorte e Cole os Nomes que Você Tem

Quando você não conseguir pensar em mais opções, tente pinçar uma palavra de um nome e colocar em outro. Pense em combinações improváveis, como Sound-garden, Radio-head ou Led Zeppelin.

3. Mude os Números

Se seu nome tiver números nele, experimente versões com números diferentes. Three Blind Mice (três ratos cegos)? Four Blind Mice! Six Blind Mice! O romance de Joseph Heller, Catch 22, originalmente chamava Catch-18, mas isso era menos, aaam, atraente.

4. Dê um Google – Para Achar Bandas Rivais

Dê um Google no “NOME DA SUA BANDA banda” ou “NOME DA SUA BANDA música” ou “NOME DA SUA BANDA letras” Se houver outra banda com o mesmo nome na ativa, VOCÊ NÃO PODE USAR DE JEITO NENHUM. Sim, você pode até conseguir registrar o nome antes, se eles ainda não tiverem feito isso. Mas pra quê? Se o nome é tão bacana e original, como alguém pensou nele antes? Vale a pena gastar seu dinheiro com ele?

A única pegadinha aí é “banda na ativa”. O último show que aparece no Facebook deles é de 2004? Eles só têm uma página de MySpace?  PODE SER que você consiga usar esse nome. Mas não presuma – pode ser que eles só sejam péssimos nas mídias sociais.

5. Dê um Google – Para Marcas Rivais (E outras coisas)

E se o seu nome não for só o nome de uma banda, mas também o nome de alguma coisa que existe no mundo real?  E se for uma marca registrada, uma pessoa –esqueça. Disney, Pepsi e Simon Cowell têm advogados mais caros que os seus. Se for só uma coisa, sem ser uma marca, OK, mas pergunte-se – sua banda vai se perder no ruído da internet?

Como dar nome à sua banda — em 10 passos simplesPor exemplo, ‘Whale’ (baleia) é um nome horrível para a sua banda, porque quando alguém digitar no Google ‘Baleia Música’ ou ‘Baleia Álbum’ seu som vai aparecer depois de 600.000 ocorrências do Greenpeace.

6. Significa Alguma Coisa Feia?

Seu nome tem duplo sentido maldoso ou feio? Pense nisso e pergunte para um monte de gente (por exemplo “O que passa pela sua cabeça quando eu digo “O Nome Criativo que a Banda Escolheu”?”). Confira o Urban Dictionary e um dicionário tradicional também.

Se você vai ter um nome com várias palavras, digite ele todo junto ‘nomedabanda.com’. As vezes ao agrupar um nome inofensivo você pode acabar com um link horroroso.

7. É o nome de uma música?

Ou, mais especificamente, é uma música de uma banda que te influencia muito? Se for, a resposta é não. Não. Não. Só não. Nada vai te dar mais pecha de copião sem criatividade do que isso.

Mas, se não influenciar tanto, vá em frente. ‘Radiohead’ é uma música dos Talking Heads. Judas Priest pegou seu nome de uma música do Bob Dylan, ‘The Ballad Of Frankie Lee And Judas Priest’. Deep Purple, Jet, The Kooks, Death Cab For Cutie, Nine Below Zero, Right Said Fred e The Sisters Of Mercy emprestaram seus nomes de músicas com que seu som não tem nada a ver.

8. As Pessoas Conseguem Soletrar o Nome?

Pense com carinho nisso. É um nome que as pessoas vão ter problema em soletrar? Ou lembrar?

Eu fiz parte de uma banda que se chamava Aistaguca. A pronúncia era Ais -Ta – Gu – Cha. Não significa nada em língua nenhuma. Não se pronunciava como se escrevia. Eu perdi a conta do número de vezes que alguém vinha dizer que curtiu nosso show e perguntar como era o nome da banda. E depois perguntava de novo. Depois pedia para eu soletrar. E depois eu via nos seus olhos que eles desistiam e se conformavam com o fato que nunca nos encontrariam online, nos marcariam no Facebook ou mesmo fariam um tweet sobre como nos curtiram. FAIL.

A única exceção seria escrever seu nome “errado” para as pessoas entenderem certo. Led Zeppelin usou ‘Led’ para evitar que as pessoas lessem “lid” – como em ‘lead guitar’, ou guitarra principal.

9. Não Escolha um Nome que Pareça Ser de um Gênero Diferente de Música.

Um dia, cem metaleiros, muito infelizes e bêbados, vão aparecer para ver sua dupla folk tocar na galeria de arte da sua cidade. Seu nome irônico não vai parecer muito engraçado para eles.

10. Viva com ele

Depois de você ter escolhido um nome, abrace-se a ele e vá se preocupar com o que é mais importante: fazer música. Se você mandar bem nisso, a música em si vai definir o que o nome da sua banda significa, e não o contrário. Diga Buffalo Springfield hoje em dia e a gente pensa no Neil Young e um grupo de hippies, e não na montanha-russa de onde eles emprestaram seu nome. E quando você diz a palavra ‘Beatles’ não pensa em besouros ou em música de beatnik, pensa?Como dar nome à sua banda — em 10 passos simples


10 Hacks Guide


Fontes:

Smashing Pumpkins [Cracked]

Goo Goo Dolls [Rolling Stone]

Hoobastank [Rolling Stone]

Sesame Street [That Eric Alper]

Catch 22 [Spectator]

Judas Priest [Classic Bands]

Jet [Wikipedia]

Speedofart.com [Boredpanda]

Este post foi escrito por Matt Blick, da Beatles Songwriting Academy, e apareceu primeiro AQUI.


Ganhe Dinheiro Guide

Comente

Seus email não será publicado.