Como conseguir um agente

Liga aí para o pessoal do Morumbi e tenta marcar um show da sua banda. Não é assim que funciona, e você sabe. Para conseguir marcar shows, vale sempre ter um agente com experiência e contatos. Mas como uma banda pequena consegue alguém que a represente? O SomosMúsica conta, pode vir.

iStock_000005911181XSmall[Este post foi escrito pelo colaborador Dave Kusek, da New Artist Model.]

O mercado de frilas e biscates é um enorme potencial de lucro, mesmo para bandas menores ou para músicos independentes. Entretanto, muitos artistas se deparam com um paradoxo interessante:você não consegue pegar os shows maiores sem a ajuda de um agente, mas pode ser difícil conseguir atrair a atenção de um agente sem ter feito shows maiores. Para a sua sorte, com um pouco de conhecimento e estratégias do New Artist Model, você pode vencer esse paradoxo.

Agentes fazem o meio de campo entre o artista e os donos de casas de show ou promoters. Entretanto, é preciso fazer mais do que apenas telefonar para alguém na hora de marcar um show! Agentes mantêm relações com os promoters e sabem que casas de show são melhores para quais bandas. Eles sabem exatamente qual palco mirar na hora de marcar uma banda de funk da Califórnia que consegue encher um recinto com 1.000 pessoas. Por causa desse conhecimento e das suas conexões pessoais, os promoters tendem a acreditar nas sugestões dos agentes mais do que acreditariam na sugestão de uma banda da qual eles nunca ouviram falar.

É aqui que entra o paradoxo. Os agentes ganham por comissão. Eles ficam com de 10% a 20% do lucro dos shows da sua agenda. Se você só estiver ganhando umas centenas de reais por noite, provavelmente não valha o esforço deles –eles também têm aluguel para pagar, afinal! O outro lado da moeda é que, se você só está ganhando uma centena de reais, é provável que não possa abdicar de 10% ou 20%! Como você pode ver, agentes podem preferir trabalhar com bandas que já se provaram capazes de encher grandes casas de show ou até estádios .

Então, como você, artista independente, vai chamar a atenção deles? Primeiro, você deve fazer tudo o possível para melhorar seus shows. Você tem de estar num ponto profissional em que está de fato ganhando dinheiro com seus shows, então planejamento financeiro e saber lidar com orçamento devem ser seus fortes.

Depois que seus shows já estiverem dando lucro, a questão é conseguir chamar a atenção do agente. Se você quer mesmo se destacar na multidão, convide o agente para seu show quando ele estiver na sua área. O aluno da New Artist Model Tomas Karlsson conseguiu um ótimo agente para sua banda, Frantic Sunday, com essa estratégia.  Isso não só dá um toque pessoal a mais como também mostra como você é sério, e permite que o agente sinta sua energia e a reação do público de primeira mão.

É claro que há mais jeitos de viver nesse mercado do que só marcando shows. As apresentações são só uma parte da sua carreira. Suas gravações, licenciamento, shows e marketing precisam todos trabalhar em conjunto para um só fim -a sua carreira na música.

 

11 Comentários

  1. marromblack1973@gmail.com'
    by Marrom Black on fevereiro 21, 2015  19:02 Responder

    Grato pela dica,só me que estou no caminho certo.
    Att:Marrom black

  2. noli.finocantar@hotmail.com'
    by Noli Maria on fevereiro 25, 2015  02:14 Responder

    Se você quer mesmo se destacar na multidão, convide o agente para seu show quando ele estiver na sua área. Como? Como saber se ele está na minha área? Como encontrar um agente?

    • by Marcos Chomen on fevereiro 25, 2015  18:40 Responder

      Oi Noli, como colocado no artigo os agentes frequentam determinados bares e eventos onde podem achar novos talentos. Portanto Festivais Independentes, por exemplo, sempre contam com agentes presentes. Bares que tocam música autoral também. Um primeiro passo é participar de congressos e Festivais de Música Independente e perguntar quem são os agentes que estão presentes e então convidá-los. Outra dica é perguntar para os promoters dos bares que tocam música autoral na sua cidade (não sei qual a sua cidade) quem são os agentes que contratam shows. O mercado de agentes nos EUA (de onde a matéria foi extraída) é mais organizado, inclusive com sites especializados que listam os agentes, portanto o contato fica mais fácil. Aqui temos que nos esforçar mais, espero que só por enquanto..... Obrigado!

  3. sergiocarlosmonteiro@gmail.com'
    by sergio carlos monteireiro de oliveira on dezembro 25, 2016  17:35 Responder

    como faço para divulgar um cantor Dani Deluca ,que quando ou toca deixas as meninas em delírio

    só vendo acho um pecado um cara desse não estourar ainda

    vocês tem um agente para indica-lo

  4. marcio.almeida@hotmail.com'
    by Marcio de Almeida Santos on maio 25, 2017  16:32 Responder

    Gostaria de um agente para marcar shows sou dono de uma produtora no Rio de Janeiro. Tenho mcs ja com um otimo público em São paulo , Minas gerais e Rio de janeiro:MC MN Mc ALLADDIN. AGRADECO DESDE JÁ PELA ATENÇÃO

  5. renatorcda@hotmal.com'
    by Renato on junho 29, 2017  00:24 Responder

    Ola vcs pode me endicar um Agente de cantores.

  6. cantora.araceli@bol.com.br'
    by Araceli Vieira on julho 18, 2017  02:25 Responder

    olá , necessito de uma pessoa ou agência que possa me agendar shows dentro e fora do Brasil.
    Grata

  7. musicopaulodetarso@gmail.com'
    by Paulo de Tarso on agosto 5, 2017  21:58 Responder

    preciso de agente para marcar eventos, sou voz e violao no seguimento MPB

  8. fernandesproducoes17@gmail.com'
    by Carolina on agosto 18, 2017  14:57 Responder

    Prezados,
    Estou em busca de agentes de shows para marcar shows a nível nacional para nosso cantor de pagode. Com foco principal no Rio de Janeiro.
    No aguardo

  9. Ronanmachado02@gmail.com'
    by Ronan on agosto 28, 2017  02:32 Responder

    Preciso de um agenciado para shows.
    Tenho 2 duplas sertanejas bem conhecidas.

Comente

Seus email não será publicado.