Como conseguir que blogueiros de música respondam aos seus emails

Blogueiro trabalha, e trabalha muito! Cada um desses profissionais que escreve sobre música chega a receber 400 emails por dia. Como fazer para eles lerem o seu email e ouvirem sua música? A gente ensina aqui

Como conseguir que blogueiros de música respondam aos seus emailsPor Paul Loeb

O blogueiro de música médio recebe 348 emails por dia

Ok, essa informação não pode ser provada, mas o que quero provar aqui é que as pessoas que decidem que músicas vão aparecer nesses blogs recebem muitos emails, mensagens diretas, têm sua @ mencionada e e-mails de empresas do setor.

Você já sabe que sua música é especial, mas como fazer editores e repórteres perceberem isso, se você só tiver algumas palavras para chamar a atenção deles?

Pra começar, se você quer mesmo aparecer no blog deles, comprometa-se a fazer disso um trabalho de meio período, especialmente no comecinho. Este post vai te ajudar a encontrar um jeito que funcione.

Esse processo começa com muita pesquisa, então organize sua vida com uma planilha. Isso pode consumir algum tempo no começo, mas vai te economizar muita dor de cabeça mais para a frente. Sua planilha pode ter qualquer informação que seja útil para você, mas você tem de focar nas informações de contato das pessoas que podem colocar seu som nos sites, blogs ou veículos mais legais.

Eis umas informações para começar:

  • Nome
  • Sobrenome
  • Email
  • Empresa em que trabalha
  • Cargo
  • Contas nas mídias sociais
  • Tipo de música que cobre
  • Status dos contatos – datas de envio de mensagens, follow up, datas de respostas etc.

Depois que você tiver isso organizado, sai pela cidade encontrando as pessoas que podem te ajudar. Mesmo que você já tenha na sua lista 100 pessoas, continue.

Para facilitar sua vida, criamos um template para você. Faça download aqui.

Comece localmente

Quem não quer conhecer um herói da cidade? Publicações, blogs e canais locais são sua primeira opção. Você terá menos competição e será mais fácil falar a mesma língua do blogueiro, como por exemplo mencionar casas de show que ele também vai conhecer, outras bandas da região com quem tocou etc.

Você tem de compartilhar informações que vão colocar você e sua música em contexto. Se você já tocou na maior casa de shows da cidade, isso deve chamar a atenção dele.

Encontre a sua turma

Sua planilha de contatos tem de ter uma coluna com o tipo de música que cada um dos blogueiros cobre, porque você precisa saber quem são as pessoas com quem vai usar seu tempo. Se você tem um grupo de hip hop, nem se incomode de mandar email para alguém que só fala de dance music. Encontre as pessoas que estão interessadas no seu estilo de música.

Seja breve e direto

Pense nisso – se você é alguém que recebe centenas de emails todos os dias, todos pedindo a mesma coisa, e abre um que tem páginas e mais páginas, você vai deletar e seguir em frente. Os três elementos mais fortes de um e-mail são:

  • Apresentação personalizada: Mandar emails personalizados é fácil, se você usar uma ferramenta como DropTrack. Quando você manda uma mensagem, não mande para dezenas de blogueiros em cópia oculta. Fazer isso vai colocar seu email na caixa de spam deles, e você será ignorado. Você não precisa gastar um parágrafo elogiando o jornalista, mas se apresente cumprimentando ele ou ela pelo nome, e fale de algo específico dele. Por exemplo, se você está entrando em contato com um blogueiro local, você poderia dizer: Olá, Tim, eu vi sua resenha do show dos The Screaming Monkeys na terça passada. Eu também adorei a vibe The Descendents que eles colocaram na primeira música
  • Informações + Pedido: A história da sua banda tem de ser resumida a uma linha. A gente vai falar sobre como fazer isso abaixo, na seção Conte sua história. Seu “pedido” deve ser direto e factível. Se você está compartilhando seu novo single e quiser que ele apareça na seção “Novas Músicas Locais” do site, diga exatamente isso. Não diga ao blogueiro “me diz o que achou”. Isso não só é uma pergunta grande demais, mas também é vaga demais, e vai te distanciar do seu objetivo inicial.
  • Links para a sua música: Oh, isso é só a razão pela qual você está entrando em contato com os blogueiros. Não esqueça do óbvio: colocar os links das suas músicas. Os links têm de levar para streaming em sites. Se você quiser que o blogueiro ouça um single específico, mande o link direto para essa música (uma ferramenta como DropTrack pode te ajudar).

É isso aí. Ah, sim, e uma despedida simpática.

É claro que esse pedacinho de informação não descreve sua banda plenamente, e é aí que seu site entra. Coloque lá tudo o que descreva seu som e conte a história única da sua vida e arte. Isso inclui tudo: descrever criativamente seu som, contar quem está na banda, novidades sobre shows e fotos. É bom também ter informações no estilo press release na sua página, para que um blogueiro possa copiar e colar. Quando você for tema de uma matéria, vai querer facilitar a vida de quem for escrever.

Conte sua história

Pense nas coisas que fazem de você e da sua banda únicos e especiais. É provável que não seja a sua música, mas sua história pessoal, sua origem. Talvez você seja um artista solo que começou na música quando herdou um violão do seu avô. Isso vai fazer você se destacar muito mais do que se só contasse para o blogueiro que faz um som folk com uma pitada alternativa. Se você está achando difícil de encontrar a sua história única, pesquise a história das suas bandas prediletas.

Divulgue-se até chegar no topo da caixa de e-mail

O processo não acabou depois de você mandar o primeiro email. Fazer um follow up vai levar sua banda para o topo da caixa de entrada do blogueiro, e aumentar as chances do seu e-mail ser aberto.

Espere uma semana depois de mandar o e-mail para fazer um primeiro follow up, também por mensagem, perguntando se ele conseguiu ver. Você não precisa dar novas informações, só perguntar se o blogueiro recebeu sua mensagem e conseguiu ouvir seu som. Termine com uma despedida simpática.

Toda vez que alguém fizer uma notícia sobre você, use isso para se divulgar, mande para os blogueiros. É comum que, ao saber que um competidor falou sobre você, o interesse do blogueiro por você vai se reavivar.

Agradeça ao Blogueiro

Toda vez que você for mencionado, agradeça ao blogueiro diretamente, com um e-mail (ou, ainda melhor, com um cartão físico, se tiver o endereço dele), e compartilhe o link com todo e qualquer um. Os blogueiros ganham dinheiro com anúncios, e esse dinheiro varia de acordo com o número de pessoas que visita o site deles. Se eles virem que sua música traz mais fluxo de visitantes, será um motivo para publicar mais coisas sobre você.

Se você se sentir frustrado, lembre-se que você está fazendo tudo isso por um motivo (pode até fazer uma pausa pra tocar uma musiquinha). Até as bandas mais famosas do mundo tiveram que lutar para serem ouvidas…


[ hana-code-insert ] '10HacksGuide' is not found

Foto: Kaitlyn Baker de Unsplash

Comente

Seus email não será publicado.