Como conquistar mais fãs no SoundCloud: dicas para artistas em ascensão

Uma das plataformas mais importantes para conquistar fãs é o SoundCloud, que é maior que o Spotify em número mensal de usuários. A gente ensina como ganhar esse território de maneira descomplicada.

Como conquistar mais fãs no SoundCloud: dicas para artistas em ascençãoHart Thorson

O SoundCloud é uma ferramenta fanstástica para divulgar sua música, mas o sucesso não acontece da noite para o dia. Use esses três passos abaixo para fazer seu número de fãs no SoundCloud crescer e para construir seus sucessos.

Se você perguntar a um artista em ascensão qual é a coisa mais difícil do seu trabalho, muitos dirão que é conquistar atenção para sua música. É por isso que fazer marketing de si mesmo no SoundCloud e descobrir como conseguir uma fanbase no SoundCloud pode ser um dos maiores passos que você pode dar para conseguir reconhecimento.

De acordo com o jornal New York Times, o SoundCloud tem em média 175 milhões de ouvintes por mês, o que ganha dos 140 milhões de usuários ativos no Spotify. Uma coisa que diferencia bem essas duas plataformas é que a base de usuários do SoundCloud é composta em grande parte por músicos independentes (cerca de 10 milhões, na verdade), mais produtores de música, donos de casa de shows, funcionários de empresas de marketing e as pessoas das gravadoras– isso sem falar nos fãs, que estão sempre sedentos por novas músicas.

Muitos artistas notáveis foram descobertos de maneira simples, colocando suas músicas no SoundCloud. Um deles é o DJ e produtor Kygo, outros são os rappers Post Malone, Fetty Wap e Lil Uzi Vert. De maneira parecida, o Bryson Tiller, que se autodenomina um artista de “trap soul”, credita a plataforma de música pela sua chegada ao estrelato, afirmando numa entrevista ao Hot New Hip Hop que “o SoundCloud com certeza foi a chave do meu sucesso, no duro.”

O SoundCloud é um instrumento que ajuda a construir carreiras desses e de muitos outros artistas, o que faz dele uma ferramenta essencial para quem quer atrair contatos importantes do mercado fonográfico e criar uma fanbase. Então, o que fazer para criar e manter alimentada uma legião de seguidores no SoundCloud?

Crie um perfil completo

Isso pode parecer bem senso-comum, mas você ficaria de cara com o tanto de artistas que não cria um perfil completo no SoundCloud.

Pra começar, você tem de ter uma biografia matadora. Você pode pensar nela como se estivesse vendendo um produto,  com o objetivo de gerar interesse em si mesmo e em seus projetos. Muitas vezes essa será a primeira impressão que um ouvinte tem de você, então garanta que ela seja boa. Você tem que falar quem é enquanto mostra seus grandes feitos: casas de show ou festivais famosos em que tocou, gravadoras que se interessaram por você, críticas que recebeu na imprensa etc.

Quando for fazer upload de faixas, tenha artes interessantes feitas para cada uma delas, e algo que não seja sua foto de perfil. Isso faz com que você aumente sua marca (branding) como artista, enquanto suas faixas forem notadas, as pessoas vão associar as imagens à sua música e ao seu show

Use tags de maneira completa, para que as pessoas interessadas pelo estilo de música que você faz possam te encontrar facilmente. Além de tudo, não esqueça de sempre atualizar as informações de contato, para que as pessoas do mercado possam falar contigo. E sempre coloque um link para o seu perfil de SoundCloud em todos os seus sites e mídias sociais!

Engaje-se, engaje-se, engaje-se

Você pode pensar no SoundCloud como o LinkedIn do mundo da música. Sim, é uma plataforma de compartilhamento de músicas, mas também é uma comunidade ativa em que pessoas com lógicas parecidas podem compartilhar sua paixão pelo som. E, como tal, você tem de ir além de postar música boa com frequência: achar o melhor jeito de ser conhecido no SoundCloud é se engajar muito com os outros usuários.

Você pode começar encontrando artistas que fazem um som parecido com o seu. Confira os fãs e seguidores dele, conecte-se com os mais ativos, siga-os e crie um engajamento com eles. Entrar em grupos de estilos musicais e fóruns online também são ótimos jeitos de conseguir fazer sua música rodar por aí. Assim como fazer networking pessoalmente, se você gasta um pouquinho do de cada dia construindo relações com as pessoas, você conseguirá ser notado rapidamente.

Quando você entrar em contato com outros músicos, misture um pouco os assuntos antes de simplesmente jogar suas faixas neles, Por que não pedir que eles mandem as músicas deles antes?  Se forem boas, você pode repostá-las no seu perfil. Outros artistas vão gostar dessa atenção e vão ouvir seu som com mais disposição, para depois compartilhar com seus seguidores, caso curtam.

Pague pelas coisas certas

Muitos de vocês já sabem que existem empresas por aí oferecendo seguidores, ouvidas nas faixas, likes etc. Isso pode parecer um atalho para aumentar seu peso no SoundCloud, mas eu não recomendo essa tática para ganhar seguidores a longo prazo.

Usuários de verdade do SoundCloud conseguem descobrir em um segundo se músicos pagaram para ter “sucesso”. Por exemplo, se alguém entra no seu perfil e vê que suas músicas foram tocadas muitas vezes, mas não têm likes, comentários ou reposts, podem se ligar de que tem coisa errada aí.

Em vez disso, se você tem orçamento para divulgar sua música, há jeitos mais legítimos de se divulgar. Gastar uns tostões no Facebook ads é um jeito de fazer divulgações personalizadas, já que a ferramenta de anúncios da rede social permite que você segmente suas propagandas para pessoas de certa idade, local, que curtem certos tipos de música, ou mesmo quem “curta” algum outro artista que você escolhe.

Outro método testado e aprovado é procurar influenciadores que são relevantes no seu estilo musical e pagar para eles compartilharem sua faixa. Isso pode aumentar bem o número de pessoas que entram no seu perfil e, partindo do pressuposto que sua música é ótima, deve levar a comentários, likes e novos seguidores.


Hart Thorson é DJ faz 13 anos e produz música há seis. Ele é o conselheiro americano da Point Blank Music School, uma escola de música eletrônica renomada que oferece cursos profissionalizantes de DJ, produção musical, engenharia de som e mais.


Ganhe Dinheiro Guide

1 Comentário

  1. contato@americanto.com.br'
    by Raúl Quiroga on janeiro 29, 2018  15:08 Responder

    Materia muito bem colocada, não adianta pagar para qualquer um divulgar seu trabalho, tem que ir num porto seguro.

Comente

Seus email não será publicado.