Como agitar uma festa para apresentar ao público sua música nova

Como se destacar num mercado em que todo mundo lança música nova todo dia? Dê uma festa e seja o melhor anfitrião. E, além de amigos, tenha na sua sala as pessoas que mais entendem (e escrevem sobre música). O Blog CD Baby mostra como fazer, e um caso em que deu certo.

46060_661604100573519_206044871_n-300x300Há diversas maneiras de fazer com que um blogueiro ouça seu som. Uma delas é escrever um e-mail de apresentação muito bem-escrito, que dê ao leitor todas as informações necessárias para saber, e rápido, quem é você e como é seu som. Mas no mundo atual, de vasta distribuição digital, lançar um conjunto de trabalhos ótimos às vezes não basta para se destacar em meio ao barulho todo.

Isso pode soar difícil no começo, mas muita gente lança música nova todo dia, então a estreia de um álbum dificilmente é notícia na blogosfera. Um jeito comum de elevar a importância do seu novo álbum é transformá-lo num evento. Festas de lançamento são rotineiras, mas muitas vezes pecam pela falta de intimidade e de foco (e geralmente custam uma grana para se alugar um lugar onde fazê-la). Uma alternativa muito melhor é agitar uma festa de lançamento no seu próprio estúdio caseiro.

Eu recentemente fui a um evento desse tipo, promovido por uma cantora chamada Sciren. Inspirado pelo sucesso da festa de apresentação dela, dou alguns conselhos práticos de como obter uma vitória parecida aqui embaixo.

Mire bem

Antes mesmo de começar a propagandear e convidar,  faça pesquisa para saber que tipo de músico e de música anima cada uma das pessoas que escrevem sobre música.  Peça a opinião de alguém que respeite (e que vá te dar uma resposta sincera e sem viés) se ele acha que sua música está no gosto daquele blogueiro. Daí, e só depois disso, convide esses caras para seu evento.

Se eles responderem, compartilhe com eles um link em que possa ouvir as novas músicas que estará lançando. Ao dar acesso a material inédito, você mostra a eles como respeita sua opinião. Se eles gostarem do que ouvirem antes do evento, isso reforça o comprometimento e a vontade de ir.

Toda essa atividade pré-evento é crucial porque, afinal, para que você iria querer alguém na sua festa de lançamento se você acha que essa pessoa não vai gostar de o que você vai mostrar? Se este post tem um tema recorrente é: não desperdiçar o tempo de blogueiros na hora de tentar fazer eles ouvirem sua música. Nem o seu tempo.

Seja hospitaleiro

Agora que você conseguiu trazer o blogueiro para o seu evento, faça das tripas coração para garantir que todos estão se sentindo confortáveis. Tenha lugares confortáveis para sentar, muitos deles, ofereça um lanchinho (todo mundo adora pizza e cerveja de graça) e ilumine o ambiente com luzes que quebrem a tenção. Além de blogueiros, jornalistas e músicos da cena local, convide seus amigos da vida real também. Peça que eles cheguem antes para que uma pequena multidão já se aglomere quando os semi-conhecidos que você convidou comecem a chegar.

Quem vai a um evento de lançamento geralmente o faz por motivos diferentes e têm familiaridade bem diferente com o artista que foram ali apoiar. Como o anfitrião, é seu papel não deixar o climão ficar grande demais nessa sala de quase estranhos.

Para diminuir a chance de silêncios constrangedores, estenda o convite e insista que seus convidados tragam um amigo cada um Isso aumenta a chance de cada convidado conhecer pelo menos mais uma pessoa e mantém as conversas rolando e o ritmo de festa lá em cima. Quando novos convidados chegarem, apresente-os a quem já está lá e cite cargos ou referências importantes de cada um. É dever do anfitrião facilitar novas conversas e networking.

Não force a barra

Depois de ter feito direito sua pesquisa e criado uma atmosfera acolhedora em casa, é hora da mágica acontecer. Se você seguiu meus passos até aqui para o blogueiro notar seu som, você não contou muito sobre sua história pessoal, o que dá muito pano para a manga para conversas assim que eles chegarem à sua festa.

Ao convidar o blogueiro para um evento singular, concebido só para sua música, você oferece a ele uma chance de ser um dos primeiros a contar sua história. Escritores preferem estar presentes, ver, ouvir e participar de uma experiência musical, muito mais do que só reciclar uma biografia genérica que você entregou para todos os blogueiros (e alguns copiaram e colaram).

Amor em Massa: como uma parceria virtual virou um ano inteiro de trabalho e amor

A Sciren cumpriu todas essas regras na festa de lançamento que deu recentemente para seu novo trabalho, Prototype. Com as pessoas certas reunidas na sala (e com pizza das boas e cerveja de um cervejeiro artesanal nas mãos) ela passou a primeira meia hora da noite conversando com amigos e convidados, se apresentando e falando sobre banalidades. Trinta minutos antes de botar para tocar Prototype (que foi acompanhado por comentários ao vivo), ela falou, meio por cima, sobre trabalhos que já tinha feito com o produtor David Beukes, e também contou a história de como os dois se conheceram.

Acontece que a história dos dois é única e especial.  Beukes mora na África do Sul e Sciren na cidade americana de Indianápolis. Os dois apaixonados por ficção científica nunca tinham se encontrado pessoalmente, e só tinham trabalhado juntos em breves remixes até que, em fevereiro de 2013, participaram juntos do Album Writing Month (FAWM) sob o nome de Mass Love, um projeto que começou a abrir a trilha para o que viria a ser o Prototype. Depois de um ano de pós-produção, o casal lançou seu primeiro álbum juntos em 30 de janeiro de 2014, às 21h, em Indianápolis (eram 2h da manhã para Beukes, que participou do evento por Skype, mesmo estando do outro lado do mundo).

Foi nesse momento que Sciren — em frente a uma sala cheia de fãs, amigos e seguidores — se deu conta que estava pronunciando o sobrenome do seu produtor do jeito errado por mais de três anos, já que eles nunca tinham dito o próprio nome um para o outro nesse tempo de relação a distância.

Do ponto de vista de um blogueiro, isso é outo. Não só rolou uma festa incrível de um bom novo álbum, mas também tenho uma história dessas para coroar meu texto. É a cereja do sundae que vai ajudar meu artigo a ficar mais interessante para as pessoas quererem ler. Ao me mostrar sua música de jeitos diferentes e ao criar uma experiência memorável que me permitiu vê-la de um jeito bem objetivo, Sciren ganhou a garantia que eu vou cobrir seu novo álbum.

Por mais que seja tentador achar que seu lançamento só se trata de você e da sua música, você também precisa posicionar seu produto (seja ele um álbum, evento etc.) de um jeito que o faça ser também atrativo, e útil, para o redator que vai cobri-lo. Relações de ajuda mútua tendem a durar bem mais e gerar parcerias, enquanto tentar alimentar esses profissionais à força com as informações que você quer que saia seria inútil. Se você criar som com qualidade e compartilhar de um jeito inovador, com certeza vai ganhar a atenção da mídia.

Biografia da autora: Danielle Look  é editora de música do site IndyMojo.com em Indianápolis, nos EUA. Ela também é especialista em alcance de mídia digital na DigitalRelevance e estuda marketing na The Kelley School of Business. Quando ela não está escrevendo ou indo a shows, fazendo lição de casa ou sendo uma nerd de comunicação digital, elas está ocupada sendo uma  #maedocao para seu cachorrinho Elwood. Encontre Danielle no Twitter.

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1 Comentário

  1. matheus_nazareth@yahoo.com.br'
    by Blezz on janeiro 29, 2015  08:42 Responder

    To querendo daqui uns tempos fazer uma dessas festas promocionais, e queria saber se é uma boa uma festa na piscina...A principio seria bem barato por ser na minha própria residencia e tal...E como acertar (horário e dia).

    obrigado :)

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