Cinco OUTROS jeitos de aumentar seu mailing como músico independente

Uma mão lava a outra: para aumentar seu mailing, um truque clássico era oferecer download de graça de músicas suas. Mas geral está deixando de fazer download de música. E agora, José, o que fazer? O SomosMúsica te conta.

Cinco OUTROS jeitos de aumentar seu mailing, agora que MP3s não valem mais tanto Por Chris Robley

Ultimamente, eu ando me referindo aos anos antes do lançamento do iTunes e do lançamento do Apple Music como “a década do download”.

O “streaming” de música não é novidade, é claro. O Rhapsody está por aí há anos; o Spotify ficou tão popular que o nome da sua marca é quase sinônimo de “streaming” de música; e gigantes tipo o Google, a Amazon e o YouTube todos entraram no jogo do “streaming”.

Mas agora que a Apple está na corrida, as coisas estão com um ar diferente. A Apple é uma empresa com capacidade de mudar os hábitos dos consumidores, e num curto período de tempo (eles já tinham 10 milhões de usuários, em menos de um mês de operaçoes, de acordo com algumas fontes), na direção de pagar por “streaming” de música.

E quando toda a história da música estiver disponível sob demanda por US$ 9,99 por mês. E, se você já está pagando por um plano de dados para assistir a Netflix no seu celular, parece que baixar música vai ser só no último caso mesmo.

Eu nem consigo lembrar da última vez que paguei por um download do iTunes (ou de qualquer outro lugar). Desde que o Spotify chegou aos EUA, eu fiz “streaming” de música no celular ou no computador, ou ouvia os bons e velhos CDs e vinis.

Quando foi a última vez em que você pagou por algo? É uma encheção de saco, certo? Ocupa espaço!!!

Então esse foi meu jeito longo de dizer: MP3s não valem mais quanto eles costumavam valer. Quando você quer incentivar alguém a se cadastrar no seu mailing, seja em shows ou no seu site, oferecer um MP3 do seu último CD provavelmente não é mais o suficiente.

A solução rápida no meu site foi oferecer TRÊS MP3s em troca do endereço de email da pessoa. Inflação de download? Bom, ganhe mais downloads então!!!!

Mas e se você (ou seus fãs) não querem nem pensar em MP3s? Que outras opções vocês têm?

Aqui vão cinco jeitos de convencer um fã a colocar seu e-mail no mailing, sem precisar usar MP3s

  1. Dê algo físico e palpável nos seus shows

Um adesivo. Um broche. Uma caneta. Uma palheta. Um pacote de chiclete com a logomarca da sua banda impressa nele. O que quer que seja. É só preparar um item pequeno (e barato) que seja fácil para alguém colocar no bolso depois que eles te encontrarem na barraca de mercadorias, darem um oi e assinarem seu mailing.

  1. O jeito mais atirado

Às vees, as pessoas só querem te ajudar. Vai entender! Elas não precisam de recompensa para isso. É só dizer (em shows e no seu site) que o melhor jeito de alguém te apoiar é assinando o seu mailing, para que você possa avisá-los dos lançamentos futuros, turnês e vídeos.

Se você consegue mostrar para o seu público que você é grato a eles (e que sua música é demais), algo nessa linha certamente terá um impacto: “Oi, é com prazer que estamos de volta à sua cidade. Com a comunicação se diluindo em tantas mídias sociais, um dos jeitos mais sinceros de mostrar a um músico que você o admira é emprestando seu endereço de email para ele incluir no mailing. Nossa lista de emails está na barraquinha de mercadorias, e a gente estará por lá depois do show. Passe para dar um oi.”

A ferramenta de coleta de emails no seu site pode ter um texto similar (ainda que um pouco mais curto).

  1. Ofereça um tipo de arquivo DIFERENTE

MP3s podem ter perdido um tanto do seu apelo, mas por que não um eBook (em formato PDF ou ePUB)?

Você não precisa ser um romancista ou poeta— é só fazer um diário da sua turnê, ou escrever uns ensaios sobre seu processo criativo, técnicas de composição ou gravação e depois editar tudo num livro curto.

Um amigo até escreveu um livro de receita, com comidas e anedotas da sua vida de musicista na estrada (e como as aventuras musicais e gastronômicas se juntam).

Pode parecer cansativo, mas lembre-se: eBooks não têm tamanho mínimo. Seu PDF pode ter apenas algumas páginas.

  1. Dê acesso EXCLUSIVO aos assinantes

Um jeito de incentivar seus fãs a entrarem no seu mailing é prometendo que eles serão as ÚNICAS pessoas que ouvirão alguns conteúdos. Você pode criar uma área só para assinantes no seu site, protegida por senha, onde eles terão aceso a versões demos, remixes, vídeos dos bastidores e mais. Ou você pode compartilhar esses contéudos em links secretos do YouTube e do SoundCloud — e depois mandar esses links para quem entrar no seu mailing.

  1. Dê a seus assinantes PRIORIDADE de acesso

É capaz que você não tenha tempo (ou vontade) de criar um monte de conteúdos que ficarão escondidos. Se é o caso, ainda assim há um jeito de dar um ar de exclusividade para seus músicas e vídeos — e esse jeito é dar aos seus assinantes acesso privilegiado. Se você compartilhar seus vídeos e músicas por email com os assinantes semanas antes de os lançar, seus fãs ficarão animadões com a chance de dar uma espiadinha no seu trabalho antes de todos.

Você também pode dar aos seus fãs um cupom de descontos para as mercadorias da sua banda, descontos em preços de ingressos e mais.

Bom, esses são apenas alguns dos jeitos de burlar a depreciação do MP3 para conseguir novos nomes para o seu mailing. Tem mais ideias para adicionar a essa lista? Conte para a gente na seção de comentários, aqui embaixo.

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