As camisetas da sua banda têm de ser de que cor?

Metaleiros só vestem preto. Você deve fazer igual com as camisetas da sua banda? Fomos atrás de especialistas em mercadoria de banda para saber qual é a cor que mais sai

As camisetas da sua banda têm de ser de que cor?Por Chris Robley

Um amigo meu, da equipe de design gráfico da Chicken 3000 criou um novo design de camiseta para mim na semana passada.

Eles sabiam que as peças só teriam uma cor de tecido e uma de estampa, mas eu ainda não tinha escolhido qual seriam as cores, quando pedi a eles que criassem o design – então eles bolaram uma coisa simples, tipo uma logomarca, que funcionaria independente da cor escolhida.

Quando eles me enviaram o arquivo, comecei a pensar nas minhas escolhas: azul-bebê ou laranja? Cinza clarinho ou cinza escuro? Azul ou marrom? As opções eram bem amplas.

Depois de fazer algumas buscas no Google, conferir as lojas de algumas das minhas bandas prediletas e surfar um pouco pelo Pinterest, eu comecei a achar que pendia para uma dessas combinações de cores que mencionei aí em cima, MAS AÍ eu tive uma conversa com o Kevin Breuner, VP de marketing da CD Baby. Kevin fez muitas mudanças nas camisetas da sua banda na época, Smalltown Poets, e eles venderam vários modelos diferentes durante sua carreira. O conselho dele foi: escolha camisetas brancas ou pretas, porque são as que vendem mais.

“O QUÊ!? Preto ou branco? Que chato!” Eu disse. “Sério?”

“Azul turquesa ou laranja podem ser bem legais da perspectiva do design”, o Kevin disse, “mas quando a maioria das pessoas verem essas camisetas penduradas na sua barraquinha de mercadorias, vão presumir que não vai ficar bom neles.”

Eu pesquisei mais um pouco na internet e também escrevi para o presidente da Merch.ly pedindo conselho. Não foi difícil achar fatos que respaldavam o argumento do Kevin. A maioria dos fabricantes de camisetas alega que o grosso dos pedidos de peças é na cor branca ou preta. O cinza fica em terceiro, mas bem para trás, e ainda mais longe estão azul-marinho e vermelho.

Faz sentido dizer que essas cores vendem porque são as que as bandas encomendam, portanto são as únicas existentes? Talvez. Ou talvez as camisetas brancas e pretas sejam mais atraentes para as bandas porque são consideradas padrão, o que significam que são mais baratas.

De qualquer forma, eu não consegui me convencer a encomendar uma camiseta branca ou preta — então apostei na próxima cor mais segura, uma camiseta cinza-mescla com a estampa em preto, porque o resultado era bacana, mas que era neutra o suficiente para cair bem em praticamente todo o mundo (ao contrário da minha primeira ideia, que misturava laranja e azul).

Então, quais são seus pensamentos? Eu estou arriscando pouco? Que cor de camiseta você quer vestir? Que cor de camiseta é popular entre seus fãs? Conte para a gente na seção de comentários, aqui embaixo.

Se você quer encomendar camisetas, agasalhos, bonés e outras mercadorias para a sua banda, confira o   Merch.ly agora mesmo!

Ganhe Dinheiro Guide

3 Comentários

  1. jarbas.santosbh@gmail.com'
    by Jarbas Santos on abril 5, 2016  18:21 Responder

    Gostei demais do artigo, o site da Merch.ly é muito foda! Será que atendem no brasil!?
    Abraço ae galera somosmusica!

    • by Marcos Chomen on abril 6, 2016  17:57 Responder

      Jarbas, acredito que eles enviem mas fica muito caro o frete. Já existem vários sites como esse no Brasil. É só dar um google! Obrigado!

  2. contatoleopardo@gmail.com'
    by Bruno O Leopardo on abril 6, 2016  23:59 Responder

    Pessoal, embora concorde com a idéia.
    Acho que pra alguns estilos as cores não convencionais podem funcionar.
    Por exemplo, o pessoal das cenas indie e rocker de SP curtem muito umas camisas amarelas, azul calcinha, essas cores vivas, etc.
    O pessoal do punk rock e das bandas de esquerda tem certa afinidade com camisas vermelhas e assim vai.
    Minha banda tem uma temática tropical, latino, selvagem, camisas amarelas com uma estampa básica acho que cairiam bem.
    Mas realmente o basicão sai mais né, que pena! abraço.

Comente

Seus email não será publicado.