Calote: músicos, o que vocês fazem quando deixam de receber?

Músico já ganha pouco. E quando nem ganha? O SomosMúsica vai falar sobre um assunto que deixa todo mundo de cabelo em pé (e barriga vazia): calote

shutterstock_130027265Por Chris Robley

A vingança é um remix de música eletrônica que se come fria

Já te passaram para trás num trato? Já produziu um álbum para uma banda ou uma gravadora que não te pagaram depois? Já fizeram a engenharia de som de uma gravação e depois teve de assombrar a vida do cantor por 14 meses antes de receber sua grana? Já tocou no palco ou numa gravação, para depois o contratante dizer que estava duro e teria de te pagar em prestações?

O que você faz em situações como essa, ainda mais se não puder levar o caso para o Datena julgar?

Algumas pessoas esperam pacientemente. Algumas pessoas pressionam. Algumas pessoas querem vingança.

Foi o que aconteceu com a banda de metalcore Altitudes, que deu um calote em seu engenheiro de som após algumas semanas gravando no estúdio. Dan, da Dan’s Lab Studios, pegou faixas gravadas pela banda e criou um remix dance que era tudo menos hardcore (veja abaixo).

A banda depois afirmou:

“A gente, basicamente, não tinha estabilidade financeira nessa época, mas ESTÁVAMOS planejando pagá-lo, mas daí vimos o que ele fez e achamos uma loucura. Nós não sentimos muito, porque nunca tivemos a intenção de não pagá-lo por seu trabalho. É tudo o que tenho a dizer. Obrigado às pessoas que se importam!”

Bandas, gravadoras, donos de casas de show, promoters: mantenham controle do seu saldo!

Bom, aqui vai uma dica de um músico para outro: NÃO CONTRATE PESSOAS SE NÃO PUDER PAGÁ-LAS! Ou, se eles já trabalharam para você, pague-os o quanto antes, usando seu cartão de crédito para transferir o dinheiro para eles por PayPal, e depois dê um jeito de ralar e resolver A SUA PRÓPRIA dívida com o cartão de crédito. Não jogue o seu problema para os outros!

Se, por alguma falha grande ou uma mudança brusca da vida, você se encontra numa situação em que não pode pagar a pessoa, tenha uma conversa honesta com eles. Explique que fatores pessoais, profissionais ou financeiros levaram você a esse ponto, e discutam as opções juntos. As pessoas podem ainda estar pê da vida, mas pelo menos não se sentirão tapeadas — a não ser que estivessem contando com seu dinheiro para pagar a conta de luz (o que pode ser o caso para muitos dos músicos, que vivem com o cachê de cada apresentação).

Você já levou um calote de trabalhos de músico? Por outro lado: você já foi o culpado e não conseguiu pagar alguém por algo que prometera? O que você fez para resolver esse problema? Conte para a gente na seção de comentários, aqui embaixo.

Ganhe Dinheiro Guide

Comente

Seus email não será publicado.