Arrume seu retorno e pare de tomar choque no palco com essas dicas ótimas

“Olha o retorno!”, já gritaria o Tim Maia. Um dos maiores inimigos do músico no palco pode ser combatido facilmente, junto com seu primo, o choque elétrico. Saiba como no SomosMúsica.

Arrume seu retorno e pare de tomar choque no palco com essas dicas ótimas

[Este post foi escrito pelo Alex Andrews, da Ten Kettles Inc. Ele apareceu primeiro, em inglês, AQUI. Confira o app de teoria da música de Ten Kettles, em inglês — “Waay: Music theory that matters.” (teoria musical que importa). Clique aqui para saber mais sobre as aulas em vídeo, exercícios interativos, ferramentas que ajudam a medir o progresso do seu trabalho e mais.]

Como consertar o retorno

Você sobe no palco, pega um microfone começa a cantar e aí—TIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIN. O retorno com microfonia. É muito comum, mas felizmente facilmente evitável. Por que o retorno dá microfonia com tanta frequência? Na maior parte do tempo, o retorno vem com microfonia quando o microfone está voltado para uma caixa de som.

Quando você está de costas para a caixa de som, o que você está fazendo é apontar o microfone diretamente para a caixa de som. E isso vai dar treta. A solução mais simples? Troque o cantor ou a caixa de som de lugar. É claro que você também pode mexer na equalização (por exemplo: diminuir o intervalo da frequência que vai resultar em microfonia) ou comprar um aparelho que elimine a microfonia, mas se você quiser manter sua qualidade de som alta com um orçamento baixo, é melhor começar com a localização da caixa do som (e do cantor!)

Pare de tomar choque

Tá ótimo, você acabou com a microfonia —bom trabalho. Você coloca a guitarra nas costas, se debruça sobre o microfone para começar a cantar e aí—!!*&!*&!*&!!. Você toma um choque na cara, vindo direto do microfone Se você vem sendo eletrocutado com frequência durante shows, sabe como isso é ruim.

Quando o microfone te der um choque, confira a placa de som e as caixas de som em que o microfone está ligado. Siga o caminho dos cabos até os plugs onde estão encaixados e tenha certeza que todas as tomadas tenham três pinos e eles estejam todos encaixados. Se qualquer equipamento estiver ligado a uma bateria, confira também o plug da bateria. Se você encontrar uma tomada com só dois pinos (ou se o terceiro tiver sido limado), aí está o seu problema: o fio terra não está funcionando. Sempre que você encosta sua cara no microfone e sua mão nas cordas da guitarra, você está fechando um circuito elétrico, e o resultado é esse.

A solução? Recuse tomadas de dois pinos e as substitua por cabos de três pinos (com fio terra) em todos os equipamentos. Não rola? Use um filtro de microfone sobre ele, para evitar choques (um cabide de arame torcido para um formato redondo coberto com meia-calça já dá o truque).

Depois que você estiver craque na arte de acabar com a microfonia do retorno e parar de tomar choque, será a hora de pensar só no seu som. Comece com faça seu show brilhar com algumas dicas de equalização.

—-

Biografia: Alex Andrews é engenheiro, músico e toca a Ten Kettles Inc em Toronto, Canadá. Ten Kettlesé uma empresa que fez aplicativos de educação musical. Seu mais recente app, “Waay: Music theory that matters,” traz aulas em vídeo, exercícios interativos, e ferramentas que diagnosticam a quantas anda seu progresso de conhecimento em composição musical. Você pode saber mais sobre ele aqui. (Em inglês)

Ganhe Dinheiro Guide

Comente

Seus email não será publicado.