6 jeitos de ganhar mais dinheiro com sua música no YouTube nas festas de fim de ano

Fim de ano é a hora de fazer retrospectiva, presentear e… subir no YouTube os temíveis vídeos de família. Mas saiba que você, músico, pode ganhar dinheiro com isso. O SomosMúsica dá 6 dicas de como faturar no YouTube com o fim de ano

6 jeitos de ganhar mais dinheiro com sua música no YouTube nas festas de fim de anoPor Chris Robley

Prepare-se para as festas de fim de ano; colha os benefícios o ano todo!

A tia Zulmira está se perguntando se vai mesmo comprar o álgum que você pediu de Natal neste ano, o da banda Vermes Demoníacos de Além do Portal do Esquecimento (“VDAPE”, para os íntimos).

Se ela for como a maioria das pessoas que têm internet, ela vai até o YouTube por um minutinho ou dois para fazer uma pesquisa.

Para sua surpresa e alívio, os Vermes Demoníacos são uma banda de polca que toca covers de rock dos anos 1970 — então tudo bem para você. Ela pede o CD e todo mundo (Tia Zulmira, você e os vermes) estão felizes com a chegada do Natal.

Este é só um dos incontáveis exemplos de como as pessoas usam o YouTube hoje em dia. O gigante de streaming de vídeos é agora a maior jukebox do mundo, um substituto para MTV e rádio, um arquivo musical profundo e a ferramenta número 1 de busca por música, a ferramenta mais usada para encontrar músicas novas e muito mais — e tudo isso está disponível no seu smartphone.

Então não é nada surpreendente que artistas estejam ganhando dinheiro com anúncios no YouTube. A CD Baby paga centenas de milhares de dólares por mês para artistas independentes, pelo uso da música deles no YouTube.

Uma coisa interessante e encorajadora sobre essa renda que as músicas geram no YouTube é que as pessoas que monetizaram suas músicas, na verdade, ganham mais dinheiro com vídeos criados pelos fãs, usando suas músicas (também conhecidos como “user-generated content,” ou U.G.C.) do que com os vídeos oficiais que fizeram e colocaram no YouTube elas mesmas.

Como eu ja disse em posts anteriores, o mercado moderno de música é uma economia social. Aquilo que seus fãs querem (e aquilo que querem fazer com a sua música) tem valor real.

Não, você não vai ganhar a mesma grana que ganharia se sua música fosse usada num comercial da Coca-Cola, nem de perto. Em vez disso, o YouTube dá importância para VOLUME e tempo (já que os vídeos que usam sua música estarão no YouTube por bastante tempo) — e como mostram nossos pagamentos mensais de renda de YouTube, quando você dá poder aos seus fãs, eles usam sua música em suas açõoes e você ganha dinheiro.

Aqui vão 6 dicas para te ajudar a ganhar mais dinheiro com sua música no YouTube (neste fim de ano e além)

Ganhar dinheiro com sua música no YouTube não é só uma coisa de fim de ano, mas essa temporada cheia de vendas de música é a hora perfeita para fazer tudo o que você puder para aproveitar o máximo dessa fonte de renda que só cresce, o streaming.

  1. Registre toda sua discografia no Programa de Monetização do YouTube, da CD Baby

O primeiro passo óbvio que você deve tomar para ganhar dinheiro com sua música no YouTube… é se preparar para ganhar dinheiro com sua música no YouTube!

Na era digital, sua música não fica mais em prateleiras de lojas — e você nunca sabe quando canções antigas encontraram novas plateias. Então registre TODAS as suas músicas. As velhas e as novas.

  1. Incentive seus fãs a fazerem conteúdo com sua música

É o fim de ano! Uma das suas músicas pode ser perfeita para o vídeo de Amigo Secreto da firma de alguém, ou servir de trilha de fundo para as imagens das crianças da família abrindo presentes.

Aqui vão alguns jeitos de motivar as pessoas a usar sua música:

* mande e-mail para os seus fãs, avisando que eles podem ficar à vontade para usar suas músicas nos vídeos de fim de ano, de casamento, de festa de família, em projetos da empresa ou da escola, slides de férias etc. Suas músicas já são muito tocadas nas vidas dessas pessoas e em suas casas; então que também toquem nos vídeos de gatos assustados com pepinos! Se um deles viralizar, você vai ganhar ainda mais dinheiro.

* promova um concurso de vídeos, em que você incentiva os fãs a criarem um vídeo para sua música predileta do repertório. Seja ele com imagens de uma balada, uma animação stop-motion ou um monte de crianças dublando, esse tipo de vídeo pode acrescentar uma boa renda para seu YouTube. Além do mais, você vai poder escolher os vídeos prediletos entre esses e compartilhar no seu site, na newslettere nas redes sociais.

  1. Coloque seus links mais importante no alto da descrição dos seus vídeos

Lembre-se de incluir em todos os vídeos do seu canal a URL do seu site ou da sua loja predileta de música online bem no alto da descrição do vídeo. Você quer permitir que seus espectadores consigam clicar nesses links sem precisar abrir a descrição inteira, apertando o botão de “mostrar mais” ou ter de ir até o fim da barra de rolagem. Não obrigue as pessoas a ficar procurando.

  1. Cria vídeos para TODAS as suas músicas

Além de todas as funções que ganhou, o YouTube também se tornou a plataforma número 1 para os fãs mais jovens ouvirem sua música. Facilite a vida deles. Quanto mais vídeos você oferecer, mais oportunidades de ganhar dinheiro com anúncios do YouTube você terá.

Se você não tiver tempo ou orçamento para fazer videoclipes “decentes”, pode pelo menos fazer um vídeo com elementos de arte do álbum para cada música.

[Muito importante: se seu plano de distribuição da CD Baby incluir serviços de streaming, nós vamos entregar os vídeos com Arte do Álbum para o YouTube para você!]

  1. Grave um vídeo de boas festas

Se não está nos seus planos gravar um single de Natal ou filmar uma apresentação ao vivo, é só usar a câmera do seu smartphone para dar um alô para seus fãs. Coloque-o no YouTube, insira no seu site, e compartilhe a alegria!

  1. Use boas “calls-to-action” e cartões

O YouTube oferece várias ferramentas para tornar seus vídeos mais interessantes e aumentar o engajamento com eles. Aproveite todas essas opções para seu canal de YouTube, que incluem colocar mais cartões dentro dos seus vídeos, que vão encorajar compras, aumentar as assinaturas do canal, fazer bombar o número de views e mais.

—-

Quais são as suas dicas para aumentar a atividade do YouTube (e a renda com anúncios) nesta temporada de fim de ano? Conte para a gente na seção de comentários, aqui embaixo.

[Foto do app do YouTube na tela de um iPhone de Bloomua / Shutterstock.com]

Ganhe Dinheiro Guide

 

1 Comentário

  1. peargentinocn@gmail.com'
    by Peargentino Neto on dezembro 20, 2015  12:42 Responder

    Me amarrei no seu blog, também trabalho no ramo... mais especificamente de letras de músicas... estou acompanhando vocês direto... suas dicas me ajudou muito!

Comente

Seus email não será publicado.