6 jeitos de ganhar mais dinheiro com sua música no YouTube nas festas de fim de ano

Papai Noel chegou mais cedo, e trouxe 6 dicas de como ganhar mais dinheiro com suas músicas no YouTube neste fim de ano.

6 jeitos de ganhar mais dinheiro com sua música no YouTube nas festas de fim de anoPor Chris Robley

Prepare-se para as festas de fim de ano; colha os benefícios o ano todo!

A Tia Neyde está pensando se compra ou não o presente de Natal que você pediu, o álbum dos Vermes Sombrios Arregaçados do Inferno (“VSAI”, na abreviação).

Se ela for como a maioria das pessoas com acesso à Internet, ela vai ligar o YouTube por um minutinho e dar uma pesquisadinha antes.

Para a surpresa e o alívio dela, os Vermes Sombrios Arregaçados é uma banda de xote dos anos 1970 — então tá tudo bem. Ela vai comprar o CD e todo mundo (Tia Neyde, você e os Vermes) está feliz com a chegada do Natal.

Esse é apenas um dos exemplos de como as pessoas usam o YouTube hoje em dia. O gigante de streaming de vídeos é a maior jukebox do mundo, um substituto customizável para a MTV e para o rádio, um arquivo musical profundo e a ferramenta de busca número 1 para música — tudo isso dentro do seu smartphone.

Então não é surpresa nenhuma que os artistas estejam ganhando tanto com renda de comerciais do YouTube. A CD Baby paga centenas de milhares de dólares todo mês a músicos independentes, pelo uso da sua música no YouTube — e o fim de ano também coincide (e não é uma coincidência, é claro) com um pico na renda de anúncios no YouTube.

Uma coisa interessante e motivadora sobre a renda gerada por anúncios no YouTube é que pessoas que monetizaram sua música estão lucrando mais com conteúdos criados por fãs (também conhecido como “user-generated content,” ou U.G.C.) do que com os vídeos oficiais que eles mesmo colocaram no YouTube.

[Confira nosso podcast da entrevista em inglês com Josh Collum para ouvir o exemplo de como um artista ganhou mais de US$ 200.000 com conteúdo gerado por usuários.]

Como eu já disse em textos anteriores, o mercado moderno da música é baseado numa economia social. O que os seus fãs fazem (e querem fazer) com sua música tem um valor real.

Não, você não vai lucrar o mesmo por uso do que se sua música fosse usada num comercial da Coca-Cola. Em vez disso, com o YouTube, o que importa é VOLUME e tempo (já que os vídeos que usam sua música no YouTube ficarão lá por um bom tempo) — e nossos pagamentos mensais de YouTube demonstram que, quando a comunidade musical se sente empoderada para usar sua música, você ganha dinheiro.

Aqui vão 6 dicas de como ganhar dinheiro com a sua música no YouTube (nestas festas de fim de ano e além)

Ganhar dinheiro com a sua música no YouTube não é só uma coisa de fim de ano, mas a temporada das festas é o momento perfeito para se preparar para ganhar cada vez mais com essa fonte importante de renda.

1. Registre todas as suas músicas no programa de monetização de YouTube da CD Baby

O primeiro passo óbvio para ganhar dinheiro com a sua música no YouTube é… se preparar para ganhar dinheiro com sua música no YouTube!

Na era digital, sua música não tem prazo de validade — e você nunca sabe quando uma música sua vai encontrar público. Então inscreva TODAS as suas músicas, as velhas e as novas.

2. Incentive seus fãs a criarem conteúdo com seu som

São as festas de fim de ano! Uma das suas músicas pode ser a trilha sonora perfeita para o cartão de Natal virtual de alguém, ou para o clássico vídeo das crianças abrindo os presentes debaixo da árvore.

Aqui vão uns jeitos de incentivar as pessoas a usarem sua música:

  • Mande e- mail para os seus fãs e conte para eles que eles podem usar suas músicas à vontade para seus vídeos de fim de ano, de casamento, de festas de família, de happy hour da firma ou para projetos de escolar, para os slides das férias etc. Suas músicas já tocam muito na casa dessas pessoas: que elas também estejam nos seus vídeos de gatos também! Se um vídeo desses viralizar, você vai ganhar mais dinheiro ainda.
  • Faça um concurso de vídeos em que você pede para os fãs criarem videoclipes para as duas canções prediletas. Podem ser imagens de uma festa, uma animação em stop-motion, ou umas crianças dublando, esse tipo de vídeo pode te gerar uma renda no YouTube. Além do mais, você pode colocar seu vídeo predileto dentre esses no seu site, newsletter e redes sociais.

3. Coloque seus links mais importantes no alto da descrição do seu vídeo

Coloque o link para o seu site na descrição de todos os vídeos que subir no seu canal, além do link para sua loja virtual predileta, bem no alto da descrição do seu vídeo. Você quer que os seus espectadores vejam esses links antes de precisar clicar no botão “show more”, que revela do segundo parágrafo em diante do texto. Não obrigue as pessoas a saírem buscando.

4. Crie e suba vídeos para TODAS as suas músicas

Além de outras coisas que se tornou, o YouTube também é a plataforma predileta dos mais jovens que curtem música para ouvir seu som. Facilite que eles encontrem sua música. Quanto mais vídeos houver disponíveis, mais oportunidades você terá de lucrar com anúncios no YouTube.

Se você não tem o tempo ou a grana para gravar videoclipes “de verdade”, você pelo menos deveria subir vídeos com a arte do álbum para cada música. Importante: se a sua distribuição com a CD Baby incluir serviços de streaming, a gente ainda entrega os seus vídeos com arte do álbum direto para o  YouTube para você!

5. Grave um vídeo de saudações natalinas

Se não está no seu plano filmar um videoclipe de Natal ou uma música de fim de ano, ou um show especial, é só usar a câmera do seu smartphone e dar um alô para os seus fãs. Coloque o vídeo no  YouTube, embede no seu site e espalhe a alegria!

6. Use calls-to-action espertas, cards do YouTube e telas de final, as “end screens”

O YouTube oferece um monte de ferramentas para melhorar os seus vídeos  e aumentar o engajamento. Explore todas as opções no seu canal de YouTube, inclusive colocar cards nos seus vídeos que vão incentivar as pessoas a comprarem, aumentar o número de assinantes do seu canal, aumentar o número de views e mais. Também confira as end screens, telas que aparecem no final do vídeo, como se fossem os créditos de um filme!

Quais são suas dicas para fazer bombar sua atividade (e sua renda de anúncios) no YouTube neste fim de ano? Conte para a gente na seção de comentários, aqui abaixo.

[Leve sua relevância no YouTube um nível acima com a rede social Illustrated Sound. Clique AQUI.]

[Photo do app do YouTube na tela de um iPhone da Bloomua / Shutterstock.com]


YouTube Guide

 

4 Comentários

  1. peargentinocn@gmail.com'
    by Peargentino Neto on dezembro 20, 2015  12:42 Responder

    Me amarrei no seu blog, também trabalho no ramo... mais especificamente de letras de músicas... estou acompanhando vocês direto... suas dicas me ajudou muito!

    • blackfarrapo@gmail.com'
      by Renato Miranda on dezembro 12, 2017  03:26 Responder

      letrista? que legal! sou instrumentista, então pq não fechar uma parceiria?
      abrax

  2. ansellmoderemita@outlook.com'
    by Ansellmo Deremita on dezembro 9, 2017  03:26 Responder

    Já tentei fazer uma parceria com a CDBaby, mas fui informado que os meus clipes não se enquadravam no perfil da empresa. Como também, tentei lançar algumas canções e não consegui êxito. Não sei porque vocês estão me enviando e-mails, espero que não seja para tirar onda com a minha cara.
    Atentamente,
    Ansellmo Deremita

    • by Paula Humphries on dezembro 14, 2017  23:06 Responder

      Olá Ansellmo! Nós somos uma empresa séria e nunca faríamos algo desse tipo com qualquer um de nossos clientes ou com artistas de nossa comunidade. Se você não quer continuar recebendo os emails da CD Baby, é só se descadastrar da nossa lista. Acesse um dos emails que recebeu e clique no link que diz "clique aqui para CANCELAR o recebimento de futuros e-mails". E a CD Baby não seleciona as músicas que distribui. Qualquer artista de qualquer gênero musical pode trabalhar conosco. Salvo conteúdos como os mencionado em nossa Política de conteúdo ofensivo ou discurso de incitação ao ódio. Se você precisa de ajuda para concluir o processo de distribuição conosco, entre em contato e te ajudaremos: https://support.cdbaby.com/hc/en-us/articles/207701093-Contact-Us A nossa rede de canais do YouTube, a Illustrated Sound Network sim que requer um pedido de adesão e um número mínimo de assinantes, vídeos, entre outras coisas devido à natureza do serviço oferecido. Se você ainda não transformou seu canal do YouTube em um canal mais avançado pode usufruir da monetização que oferecemos gratuitamente para álbuns e singles cadastrados em nossos pacotes de distribuição Standard e Pro até que tenha um canal forte o suficiente para se unir à nossa rede. Abs

Comente

Seus email não será publicado.