5 passos para vender com sucesso: como conseguir um show ou que usem sua música na TV ou no cinema

A Cheryl Engelhardt desenvolveu um método de mandar e-mail oferecendo seus shows com que consegue uma taxa de 100% (CEM-POR-CEN-TO) de resposta. E ela compartilha cinco dicas com a gente, aqui

5 passos para vender com sucesso: como conseguir um show ou que usem sua música na TV ou no cinemaPor Cheryl B. Engelhardt

Escreva e-mails que não podem ser ignorados.

Durante anos, o maior desafio da minha vida profissional era escrever e-mails para as casas de show, os promoters, os diretores de trilha de TV e de cinema, os editores de revistas e até para os meus fãs, e quase nunca receber uma resposta. Meu nome nessa época poderia ser Cheryl “Barulho de Cigarras” Engelhardt.

Quando eu finalmente recebia um “sim” era por pura sorte, ou porque eu fazia um followup pesado. Eu provavelmente volto a falar disso daqui a pouco. Os primeiros anos da minha carreira pareceram qualquer outra analogia para a grama crescendo, devagar e em silêncio.

Isso aconteceu provavelmente porque eu odiava pedir favor. Pedir para fazer um show em algum lugar. Pedir a colaboração dos fãs para bancar um projeto. Eu odiava ser um fardo. Eu imagino que essa limitação tenha nascido em algum lugar da minha  infância, mas de qualquer maneira eu era péssimo na hora de pedir coisas. E, é claro, na hora de receber um “sim” também.

Daí chegou a hora de eu fazer uma grande turnê de inverno. Meu plano era passar por vários resorts de ski do centro dos EUA, fazer alguns  shows em faculdades, apresentações ao vivo em rádios, umas casas de show pequenas e vários shows nas casas de fãs. Mas isso era MUITO show para marcar.

Eu não tinha o tempo nem a energia para passar pelo processo “mande 100 e-mails, receba 1 resposta”. Então eu estudei, estudei pesadão, como mandar e-mails mais eficientes.

E aí eu fiz um teste.

Demorei uma semana para fazer TODA a pesquisa que eu precisava para marcar essa turnê. Eu tinha uma planilha de Excel com todos os lugares em que  poderia tocar, o contato deles, os programas de rádio locais, os donos de casas que podiam sediar meus shows, os contatos nos jornais locais, os telefones dos gerentes de resorts de ski etc. Havia cerca de 100 contatos.

A  segunda parte do meu experimento foi tirar alguns dias para mandar e-mails para cada uma das pessoas. Para todas as 100 pessoas. E ficar anotando quem respondia. O meu novo processo de venda da minha música estava funcionando?

70% das pessoas me responderam. (Hmmm, isso está funcionando)

50% deles responderam um “sim”.

Eu tinha 17 shows marcados para uma turnê de 15 dias, mais um monte de menções em veículos locais e convites para eventos.

Desde essa turnê, eu aprimorei esse método de venda, e agora 100% dos e-mails que eu mando são respondidos. Não 70%. 100. Por. Cento.

Eu criei um curso chamado The Perfect Pitch (A venda perfeita) que dá um rascunho dos 8 passos que eu usei, para VOCÊ ter o mesmo resultado quando for oferecer seu som para diretores de trilha, promoters, blogueiros ou quem quer que seja. Nesse curso, eu também mostro modelos de e-mails que funcionaram bem para mim. Mas, por enquanto, eu vou te dar cinco passos (e uma lista de coisas que você deveria estar fazendo aqui).

Como se preparar para conseguir um SIM

Pesquise!

Como eu disse, eu demorei uma semana para ter todos os e-mails organizados numa planilha, e foi um alívio enorme quando eu consegui começar a escrever os emails. Eu não ficava gastando minha atenção tentando conseguir o contato das pessoas, porque já os tinha.

Saiba o que você quer.

Quanto mais claro você for, mais claras as pessoas serão, e mais provável que elas digam sim.

Como você pode ajudá-los?

Essa é esquisita para nós, músicos, que muitas vezes vivemos num mundo de “me ajuda, por favor”. Mas, se você virar a mesa e descobrir como sua música, um show seu ou uma faixa sua pode ser uma oportunidade para as outras pessoas, você será irresistível!

Peça algo.

Esse pode parecer o conselho mais básico DA HISTÓRIA, mas você ficaria bem surpreso se visse QUANTOS e-mails eu recebo de músicos que me encontraram (por causa da minha empresa, CBE Music LLC, aparece em alguns sites como uma das melhores de composição), e que dizem “eu sou incrível por causa de x, y, z. Confira minha música.” E eu respondo POR QUÊ? O QUE VOCÊ QUER QUE EU FAÇA? Esse erro é irritante, e o maior atalho que leva para minha lixeira..

Não Sobrecarregue as Pessoas

A assinatura do seu e-mail não tem que ter um link para cada uma das redes sociais ou para todas as playlists que você fez no Soundcloud. Dê às pessoas o que elas precisam e seja conciso..

Comece com esses itens e faça download aqui da lista grátis, e de um guia em inglês de como melhorar a venda do seu peixe, para você conseguir marcar shows, ter sua música usada na TV e no cinema, angariar verbas para tocar seus projetos e começar a conseguir resultados que VOCÊ SABE que são possíveis.

Não demore anos para se dar conta disso (eu demorei, não foi divertido).

Experimente, e qualquer coisa  pode entrar em contato no meu grupo de Facebook para músicos e dizer como foi!

Cheryl B. Engelhardt

Cheryl B. Engelhardt é compositora e cantora. Quando ela não está trabalhando num novo jingle, colaboração, música comercial ou música para coral, ela está juntando toda sua experiência, e  passando adiante para outros músicos, inclusive com essa lista grátis de como vender sua música. Você pode conhecer mais sobre ela e seu som em www.cbemusic.com.


 

1 Comentário

  1. walteralvescantor@hotmail.com'
    by walteralves on janeiro 29, 2018  14:12 Responder

    Bom dia sejam semopre bem vindos obrigado
    espero que gostem curtam,escultem e comente
    sera um prazer ve-los aqui um forte abraço

Comente

Seus email não será publicado.