5 passos para ter sucesso com crowdfunding

crowdfunding-1Conquiste sua campanha de crowdfunding

[Este post foi escrito pela contribuidora Mindy Gledhill.]

Crowdfunding. É uma palavra assustadora para muitos músicos por aí. Ainda assim, parece ser mais comum que banana nos dias de hoje. Dos artistas que fazem toda sua produção sozinhos até os grandes do mercado, o crowdfunding é a tendência que permite aos fãs de um artista se envolver na sua produção, custeando o lançamento de seu novo projeto por lances dados pela internet para o artista, durante um período limitado de tempo, que chamamos de campanha. Em troca, os apoiadores recebem incentivos especiais que variam de acordo com quanto dinheiro eles ofereceram.

O contexto mais comum para um artista fazer o crowdfunding quando está próximo de lançar um novo disco. Através do crowdfunding, esses artistas oferecem aos fãs uma série de produtos e de experiências (informes exclusivos sobre o andamento do trabalho, uma cópia assinada ou adiantada do novo CD, camisetas, pôsteres, uma saída para jantar, uma tarde de comprar ou até um show particular).

Geralmente, esses produtos e experiências não estariam disponíveis para os fãs. E é por isso que sua campanha de crowdfunding é única. Ela junta várias possibilidades que só podem acontecer ali.  A genialidade de uma campanha de crowdfunding é que ela junta uma ação de relações-públicas que levanta dinheiro e ainda promove seu trabalho com os fãs, através de seu envolvimento. Porque os fãs ficarão sabendo do andamento do projeto o tempo todo por informes e porque, já que eles ofereceram seu dinheiro para esse projeto, essa experiência se torna uma coisa pessoal que eles vão querer compartilhar com outros.

A definição de “crowdfunding” pode não ser novidade para muitos de vocês. Mas é um assunto quente agora entre músicos, e muita gente anda se perguntando: “Vale a pena? E como eu faço uma campanha de crowdfunding de SUCCESSO?”

Como uma artista independente que acaba de finalizar com sucesso uma campanha, usando a plataforma Pledge Music, eu gostaria de oferecer alguns conselhor para você que está cogitando lançar uma campanha de crowdfunding ou que está no meio de uma. Aqui vão 5  dicas que fazem do crowdfunding uma experiência positiva e bem-sucedida.

1. Divida sua história

Criar e contar sua história é o coração de sua campanha. 

Há milhares de artistas por aí levantando dinheiro para fazer seu próximo álbum. O que seu projeto tem de especial? Por que você se destaca? Como as pessoas se sentirão satisfeitas acompanhando essa jornada e ofertando seu dinheiro?

Uma parte enorme da minha história envolve não só levantar dinheiro para o meu projeto mas também conseguir dinheiro para minha comunidade. A cena musical de onde cresci é muito importante para mim e para minha comunidade. Temos uma série de shows de verão no telhado de um estacionamento que chamamos de “The Rooftop Concert Series.”  Este ano, esses shows estavam perigando ser cancelados por falta de fundos. Como parte do meu esforço para levantar dinheiro para meu novo álbum, prometi que encaminharia 30% do que levantasse para a Rooftop Concert Series, ajudando a salvá-la e mantendo a cultura de minha cidade. Isso fez com que as pessoas se envolvessem um pouco mais, porque deu aos fãs uma perspectiva das minhas raízes e não só uma, mas duas razões apaixonantes para contribuir.

2. Escolha um valor

Decidir quanto você quer levantar é uma luta para muitas pessoas. Eu não recomendo que se confie apenas numa campanha de crowdfunding como a espinha dorsal da sua carreira. Crowdfunding é um conceito feito para projetos que tenham começo, meio e fim. Você não quer estabelecer uma meta que é alta demais para ser alcançada e, ao mesmo tempo, não quer estipular um valor que não será suficiente para suprir as condições de que precisa para o projeto.

Descubra qual é o valor de apoio médio da plataforma que você vai usar na sua campanha  (Kickstarter, Indiegogo, Pledge Music, etc.) Divida o montante de grana que você colocou como meta pelo apoio médio que as pessoas dão na plataforma que você for usar.  O resultado dessa equação é, mais ou menos, o número de pessoas que você vai precisar sensibilizar e fazer dar um lance para ser bem-sucedido.

Por exemplo, se sua meta é levantar US$ 10.000 e o apoiador na sua plataforma doa, em média, US$ 50 você vai precisar de aproximadamente 200 doadores para seu projeto. Pergunte-se se, na real, você consegue mobilizar esse número de pessoas com os seguidores que já tem em redes sociais e no seu “mailing” de e-mail. Leve em conta a comissão que a plataforma on-line cobra, e também de uma porcentagem que tenha prometido doar para instituições de caridade.

3. O poder do vídeo

Ver é crer. Criar um vídeo de boa qualidade de você vendendo sua campanha é essencial. Quando as pessoas podem te ver e sentir sua paixão por aquilo, elas vão querer se conectar contigo. As pessoas estão investindo em você como pessoa tanto quanto estão investindo no seu projeto. Grave vídeos no correr da sua campanha para que o espectador possa ver como as coisas vão indo.  Mostrar progresso encoraja positividade, e energia positiva se converte em doações e apoios.  Nunca implore por dinheiro ou reclame que o dinheiro não está vindo tão rápido quanto você esperava.

4. Simplifique Seus Incentivos

Este é um dos aspectos da minha campanha que eu refaria, se pudesse. Ofereci muitos incentivos. Para o possível mecenas, isso é difícil. Nosso cérebro quer aquilo que é fácil, rápido e gratificante. Oferecer muito pode acabar atrapalhando sua campanha.

Além do mais, quando chegou o término da campanha, tive de vender minha alma um verão inteiro para conseguir dar conta de todos os incentivos e experiências pessoas que tinha oferecido. Por um lado, foi ótimo conhecer muitos dos meus fãs pessoalmente, por telefone ou por Skype. Mas, por outro lado, eu estava exausta e toda minha família começou a se sentir tensa por causa “da minha agenda hiperlotada.”

O que me traz para meu próximo conselho…

5. Planeje o Futuro

Tenha certeza de deixar tempo suficiente na sua agenda para dar cabo de todos os incentivos prometidos. Isso faz parte da campanha que vai levar grande parte do seu tempo. Mais do que as pessoas se dão conta. Também leve em conta os custos que terá com pacotes, envio e possíveis viagens. Estar preparado para terminar com as pendências depoisq que a campanha estiver completa, é essencial.

Completar uma campanha de crowdfunding é uma experiência satisfatória e frutífera, se você conseguir manter a positividade durante o processo. Use também toda a paixão que, como um artista, você tem dentro de você. Prepare-se para trabalhar duro, fazer das tripas coração e veja seu número de fãs crescer.

Sobre a Mindy: 

Faz parte de ser um artista buscar sempre a fagulha necessária. A busca incessante de Mindy Gledhill a levou para todos os cantos do mundo— de gravar um álbum indie de sucesso em um quintal de Los Angeles com o produtor indicado ao Juno Stuart Brawley (de Lenka e Emmy Rossum) a criar seu álbum mais recente no epicentro de Nashville com o produtor aclamado Cason Cooley (Sixpence None the Richer, Katie Herzig, Matthew Perryman Jones).

Fagulhas apareceram por todo canto quando ela participou do álbum indicado ao Grammy  (“Fire & Ice”, da Kaskade) e quando suas músicas estrearam em rede nacional americana (em programas como So You Think You Can Dance, Bones, 20/20) e em comerciais (da campanha olímpica da Fruit of the Loom). As fagulhas que ela colecionou nessa jornada transbordaram para blocos de anotação, guardanapos, pratos de papel e finalmente para seu último álbum, com o sugestivo título Pocketful of Poetry (um bolso cheio de poesia), lançado em 10 de setembro. É um passeio encantador por um parque de diversões com a vista vermelha do mundo de sua infância, os sentimentos cor de sépia de deixar a casa dos pais, a montanha-russa do amor e da perda, e seguida pela trilha emocionante de volta à infância. 

O disco está em  www.mindygledhill.com e no  iTunes.

 

2 Comentários

  1. Alexwillsilva@gmail.com'
    by Alex William da Silva (Asteriix) on janeiro 12, 2016  18:23 Responder

    Olá !! Eu sou um artista bem recem chegado ao ramo !! Eu danço, canto e componho minhas próprias letras, estou à procura de oportunidades. Não entendi muito bem como faço para participar do concurso de novos talentos !! Agradeço se me derem mais informações. Agradecido

    • by Marcos Chomen on janeiro 26, 2016  15:04 Responder

      Oi Alex, desculpe-me mas que concurso voce está se referindo? Obrigado.

Comente

Seus email não será publicado.