5 jeitos incríveis de ganhar dinheiro online com suas músicas

Não é só pra ganhar likes que a internet tá aí. Uma musicista que vive só do dinheiro que ganha online fez para gente uma lista com 5 jeitos de lucrar com seu som na rede.

5 jeitos incríveis de ganhar dinheiro online com suas músicas[Este post foi escrito pela musicista independente, criadora de vídeos e blogueira Jessica Allossery.]

Faz quase dois anos que a música online é minha fonte de renda integral, e eu admito: nem sempre foi bolinho. MAS, se você combinar a sua renda com músicas online com a venda de produtos de sua banda e shows, em pouco tempo você conseguirá viver só da música.

Eis cinco jeitos que você pode começar a usar hoje mesmo para começar a ganhar dinheiro online com sua música:

1. Patreon

Eu coloquei em primeiro o Patreon, uma plataforma de apoio a artistas que funciona num sistema de assinaturas, em que o público paga para ter acesso a conteúdos produzidos por seus artistas prediletos, porque todo o músico do mundo já deveria conhecê-lo. Não só isso, mas todo músico do planeta já deveria ESTAR ativo nesta plataforma.. Pra já!!!

O Patreon é uma das plataformas mais incríveis com que eu já me deparei, porque é tipo um sonho para músicos! Ela te permite ter um fluxo fixo de renda mensal baseado em você compartilhar sua arte e distribuir recompensas. Eles construiram o site para passar uma vibe de comunidade e pensando em preencher o espaço que há entre fãs e artistas. É lindo e eu não me canso de fazer ele bombar.

Se você ainda não está no Patreon porque não está fazendo vídeos com regularidade, você está saindo perdendo, mesmo. Entre nesse trem e colete as doações que seus fãs vão QUERER te dar, o quanto antes!

2. Shows virtuais Online

Eu amo esta ideia! É um outro jeito de ganhar dinheiro com sua música sem precisar deixar o conforto do seu lar. Eu uso uma plataforma que se chama ConcertWindow, e há algumas outras similares para você escolher, tipo a Stageit e a Gigee. Cada uma delas tem ferramentas específicas, mas eu escolhi a Concert Window e a Stageit porque elas permitem que o artista aceite gorjetas e dê prêmios para quem der a maior quantia. É um incentivo incrível e um jeito ótimo de se conectar de verdade com sua plateia num contexto de show ao vivo, sem ter de sair do conforto do seu lar.

3. Shows Exclusivos por Skype

São parecidos com os shows online, mas são realizados com exclusividade para algumas pessoas, e não abertas para qualquer um. Isso é algo que você pode vender na sua loja virtual como uma opção de presente. Seu fã pode comprar um show exclusivo de uma hora via Skype para a namorada, no seu aniversário. Daí você faz uma serenata para os dois e dá uma experiência única, que eles não encontrariam em lugar nenhum.

É um outro jeito bonito de faturar um trocado, enquanto fazendo uma conexão profunda com seus fãs,  que vão ter uma experiência memorável, e até criar uma comunidade mais coesa, de pessoas que vão te adorar para sempre!

4. Colocar um pires de gorjeta no seu site

Se você se parecer um pouquinho comigo, eu tinha MUITA dificuldade em pedir ajuda para os meus fãs, especialmente quando ainda estava começando na carreira. Eu não queria colocar o rabinho entre as pernas e sair andando por aí me sentindo o artista que precisa mendigar. Mas eu aprendi que pedir pode ser de outros jeitos. Pode existir o estigma de que pedir dinheiro é sinônimo de preguiça, mas VOCÊ sabe que no fundo do seu CORAÇÃO que trabalha duro, e que merece ser pago por isso!

Na verdade, tudo depende do jeito que você pede. Se mostre vulnerável com sua comunidade. Conte para eles dos perrengues que passa. Muitas vezes, os fãs QUEREM te apoiar com grana, mas não sabem como OU não encontram jeitos de fazê-lo. Ao colocar um página com um “pires” para gorjetas no seu site, as pessoas podem ver e, se você tiver dado a elas algo de valor, algo que as tocou, elas vão ser generosas,

Experimente montar um endereço de paypal.me e colocar dentro de uma nova aba no seu site. Demora menos de cinco minutos para fazer isso, e pode representar um grande ganho na sua renda online. E, quem sabe, você vai ficar surpreso com a generosidade alheia.

5. Escreva músicas sob medida para os seus fãs

Esta técnica está aí há décadas, mas por algum motivo não são muitos músicos que a usam. Seus fãs te amam, eles amam as músicas que você lança, e os vídeos, e as fotos… A lista segue e segue! Agora, imagine se você conseguisse fazer algo único, customizado e personalizado. Algo SÓ para eles.

Eu coloquei essa ideia em prática no ano passado e recebi um apoio tremendo dos fãs. Escrever músicas personalizadas virou minha nova atividade de ouro, porque é uma situação em que todo mundo sai ganhando.  Você lucra, enquanto escreve uma canção (o que você teria de fazer de qualquer jeito), enquanto dá um presente a alguém que será mais grato do que você pode imaginar. É um sentimento incrível, que mudou a maneira como eu olho para composição e o significado de ser um artista. Nós estamos aqui para fazer a diferença com a nossa arte, afinal. Então por que não usar dessa vantagem e REALMENTE fazer a diferença, tocando corações das pessoas que mais apreciam seu som? Tente. Vai ser demais. Eu prometo.


E é isso aí! Cinco jeitos maravilhosos de ganhar dinheiro online com sua música. Eu espero que eles tenham acendido uma centelha na sua imaginação, e aumentado a vontade de arregaçar as mangas. Hoje em dia, músicos não podem depender APENAS de discos e de turnês para conseguir seus sustento… Bom, talvez você até consiga, mas qual é a diversão disso?! Prefira se conectar com pessoas ao seu redor E ao redor do mundo, estendendo seus serviços online para fãs de diferentes países que possam curtir seu som e te ajudar. A gente vive, afinal, num mundo digital, então aproveite isso, ganhe um dinheirinho extra, vá com a maré e descubra onde vai chegar. ✨


Precisa de ajuda para aumentar seu público? Eu sou uma artista independente que tem como missão ajudar outros na sua jornada musical. Saiba quais foram as 5 ferramentas essenciais que mudaram minha vida profissional AQUI (em inglês) e fique de olho em novos cursos de coaching online que eu projetei para artistas como você e eu. Eu mal posso esperar para compartilhar tooooodo meu conhecimento e técnicas contigo, se você quiser.

Ganhe Dinheiro Guide

2 Comentários

  1. ELDONJAIR@gmail.COM'
    by jair moura on dezembro 13, 2016  18:39 Responder

    muito bom obrigado pelas ideias
    agora vai ser uma nova história pra mim

  2. acuranatural@gmail.com'
    by Vagner Paulo on janeiro 1, 2017  13:19 Responder

    Excelentes ideias. Parabéns pelo post e sucesso!!!

Comente

Seus email não será publicado.