5 jeitos diferentes de lançar sua música nova

A Beyoncé revolucionou o mundo no ano passado quando, sem avisar ninguém, lançou um CD. O Blog SomosMúsica te ensina esse e quatro outros jeitos de levar a público seus novos trabalhos

album-release[Este post foi escrito pelo colaborador Dave Kusek, do New Artist Model.]

No passado, só havia um jeito de lançar no CD. Você gasta meses – ou até anos – escrevendo e gravando um álbum, e constrói toda uma expectativa até o dia do lançamento, com o anúncio de uma turnê e cobertura de muita imprensa. Você lança o CD, faz turnê para promove-lo e depois volta para o estúdio e recomeça esse processo. Você termina com um gráfico de crescimento que parece um monte de picos, como espinhos, seguido de quedas de renda e de reconhecimento.

Mesmo na era digital, esse processo de preto no branco ainda é a norma, mas há mais e mais músicos fugindo desse modelo e experimentando novas estratégias. Você não precisa da equipe de marketing de uma grande gravadora por trás do seu trabalho para fazer um lançamento criativo de álbum por você mesmo.

Vamos dar uma olhada em estratégias diferentes e como você pode colocar elas em prática agora.

1. Lançamento Eterno

Esta estratégia realmente destrói a noção de lançamento de disco, porque, basicamente, não existe álbum. Em vez disso, você encurta o ciclo do álbum para uma música apenas e lança uma vez por mês, uma vez a cada dois meses ou na frequência que conseguir, sem comprometer a qualidade do som. Use o tempo entre cada lançamento para executar mini planos de marketing para cada canção, construindo reconhecimento e ganhando fãs.

O mais bacana dessa estratégia é que ela é maleável, então agarre-se na ideia e vá com ela. É claro que você pode escolher lançar canções originais assim. Você também pode usar esse conceito para lançar covers entre cada lançamento, mantendo assim um grau de reconhecimento e evitando a queda vertiginosa em vendas e em atenção. Karmin e Pomplamoose são duas bandas que dominaram bem essa tática de covers. Inscreva-se paraum seminário virtual com Jack Conte, do Pomplamoose, para mais dicas e estratégias!

Essa estratégia é muito boa para bandas independentes e músicos que só estão começando a ganhar reconhecimento e amealhar novos fãs. Você não só estará soltando novo conteúdo constantemente, para manter seus fãs, ouvindo, assistindo e compartilhando — o ciclo curto entre um lançamento e outro vai te fazer aprender a cada um deles também. Você pode descobrir que seus fãs preferem as versões acústicas, ou que as pessoas perdem o interesse por faixas mais longas. Aprenda e adapte-se.

2. Vários Singles

Todos nós conhecemos a estratégia do single. Você lança uma canção antes do CD para deixar as pessoas animadas. Entretanto, cada vez mais músicos estão juntando o lançamento de um single ao de outro e estendendo essa tática.

Lance algumas faixas em intervalos regulares antes de seu álbum estar pronto para ser lançado. Isso pode ser uma por semana, uma a cada quinzena ou o ritmo que funcionar melhor para você e seus fãs. Isso ajuda o gráfico a sair de picos e baixas e dá um motivo para seus fãs ficarem sempre animados. Você pode levar isso além e fazer com que seus fãs compartilhem. Estabeleça uma meta – pode ser um número X de likes, retweets, ou compartilhamentos. Diga aos seus fãs que você lançará sua próxima música quando alcançar essa meta. É claro que esse tiro pode sair pela culatra, então escolha um número que consiga alcançar!

3. Lançamentos Secretos

O lançamento secreto virou uma lenda quando Beyoncé soltou de repente, em dezembro de 2013, um disco com seu próprio nome no iTunes sem antecipação criada com a imprensa ou mesmo tweets.

Se você está nos primeiros estágios da sua carreira e ainda não conseguiu juntar o número de fãs que Beyoncé tem, você pode não querer optar por um álbum lançado em segredo, porque corre o risco de ninguém descobrir sobre ele nunca. Você pode, entretanto, manter alguns elementos do seu álbum secretos. O Arcade Fire fez um show secreto sob o nome “The Reflektors” para promover o CD Reflektor. A pegadinha continuava: pediram aos fãs que vestissem roupas formais ou fantasias. Assim, só os fãs mais dedicados do Arcade Fire foram ao show – aqueles que iriam entrar na internet imediatamente quando o show terminasse e compartilhariam com todos os amigos.

4. Exclusividade

Prévias exclusivas e lançamentos de álbuns ficaram muito populares nos últimos anos. Beyoncé deu ao iTunes um período exclusivo de vendas antes que o CD chegasse às lojas, Daft Punk lançou Random Access Memory só para “streaming” uma semana antes de ele estar à venda e Skrillex fez um preview de Recess álbum pelo aplicativo Alien Ride app.

Você não precisa ter um desenvolvedor de aplicativos ou um patrocínio gigante para fazer um preview. Você pode dar às pessoas no seu mailing um tostão de como será sua música ou álbum novo. É só criar uma página secreta é lá colocar um player de streaming player. Outras ferramentas, tipo Patreon, permitem que você lance conteúdos que só as pessoas que te apoiarem financeiramente vão poder ver, o que é um ótimo jeito de garantir exclusividade.

5. Preview

Essa estratégia parte do conceito de single, mas você pode ser realmente criativo aqui. Em vez de lançar um álbum inteiro no formato de singles, dê a seus fãs um adiantamento das letras, das artes da capinha, do instrumental ou mesmo só das ideias gerais do álbum. O Coldplay colocou seus fãs numa caçada a letras de músicas manuscritas, que eles tinham deixado em bibliotecas públicas ao redor do mundo, mas você não precisa ir tão longe.

Os Wild Feathers colocou seu CD para vender antes em seus shows, uma semana antes de colocar ele em mercado. Além disso, todos os álbuns vendidos vinham com dois CDs – um para eles e outro para darem a amigos. Ao vender seu CD antes, eles estão focando nos fãs mais fieis – aqueles que não conseguiriam esperar para ter o CD em mãos. Essas são as pessoas que também tendem a compartilhar mais a música deles. Dar um CD a mais a eles é dar poder de compartilhar a eles.

—–

Biografia: Dave Kusek é o fundador do New Artist Model (newartistmodel.com), um negócio de músicas digitais que é uma escolar para músicos independentes  produtores, empresários e compositores. Ele trabalhou com músicas a carreira toda, dando ferramentas, conhecimento e manhas necessárias para se dar bem no negócio da música. Ganhe cinco aulas de graça do New Artist Model ao se inscrever na série de vídeos de aula. Para ter ainda mais dicas, inscreva-se na entrevista com Jack Conte do Pomplamoose.

 

20 Comentários

  1. pgapereira@hotmail.com'
    by SPS Poncelet on outubro 4, 2014  11:56 Responder

    Em vez de escrever sobre cantores famosos, fale dos desconhecidos, eu sou um deles querendo saber notícias de músicos iguais a mim. O que interessa a nós são músicas bonitas e bem feitas. Modifique sua estratégia e passe a promover os pequenos.

  2. pr.geraldomonteiro@gmail.com'
    by GERALDO MONTEIRO on outubro 8, 2014  23:13 Responder

    OLÁ
    ESTOU CONHECENDO AGORA ESTE SITE cdbaby.com
    GOSTARIA DE SABER MAIS A RESPEITO POIS PRETENTO VENDER MINHAS MUSICAS TIPO MP3 E NAO SEI COMO DEVO PROCEDER. NAO SEI SE TENHO QUE PAGAR ALGUMA TAXA, COMO RECEBEREI AS VENDAS, COMO POSSO VENDER CD
    E MP3 OU SEJA GOSTARIA DE FALAR VIA TELEFONE PARA TIRAR MAIS DUVIDAS.
    COMO POSSO PROCEDER PARA TIRAR TODAS ESSAS DUVIDAS E VENDER MEUS CD E MP3
    TENHO UM CD GRAVADO DE MUSICA GOSPEL
    E ESTOU FAZENDO O 2º CD E GOSTARIA DE VENDER EM MP3 PODERIAM ME ORIENTAR.
    GRATO
    GERALDO MONTEIRO
    CEL. 011 9.8177-2530
    CEL. 011 9.9602-7330
    EMAIL pr.geraldomonteiro@gmail.com

    • by Marcos Chomen on outubro 9, 2014  13:57 Responder

      Geraldo,
      Obrigado por entrar em contato. Em nosso blog voce pode ler nosso tutorial que explica como funciona o serviço.
      http://somosmusica.com.br/saiba-como-se-cadastrar-no-cd-baby/
      E claro, em nosso site http://pt.members.cdbaby.com/ voce pode ver detalhes. Se voce quiser falar por telefone
      ligue para o nosso suporte 0800-762-5281 (Número gratuito para residentes no Brasil)
      Horário de Brasília: 15:00h às 21:00h
      Voce também pode tirar dúvidas por email cdbaby@cdbaby.com
      (escreva a palavra "PORTUGUÊS" na linha de assunto)
      Sucesso!

  3. silviorunner@yahoo.com.br'
    by silvio preira santoe on fevereiro 24, 2016  15:59 Responder

    quero realizar meu sonho lançado meu cd

  4. cassimaregina@hotmail.com'
    by CASSIMA REGINA CARRIEL on março 19, 2016  20:53 Responder

    ola, gostaria de receber mais informaçoes ´pelo meu email, meu flho tem 15 anos, é músico e compositor, toca violão e guitarra e já tem algumas músicas, ele tem apenas 15 anos, o que posso fazer ara ajuda-lo a lançar essas músicas?

    • by Marcos Chomen on março 23, 2016  19:25 Responder

      Cassima, o blog é bem completo para ajudar bandas independentes. Se ele já tem um single ou album gravado já esta na hora de distribuir para o mundo. Veja aqui como http://somosmusica.com.br/saiba-como-funciona-e-como-se-cadastrar-na-cd-baby/ Obrigado!

  5. chinaigelitomateus@gmail.com'
    by gelito mateus on setembro 27, 2016  21:26 Responder

    me ajudem preciso lancar uma musica no tubidy como eu faco?

    • by Paula Humphries on setembro 28, 2016  16:40 Responder

      Olá Gelito,

      Sinto muito mas não podemos ajudar você com isso. Essa plataforma não faz parte de nossa rede de distribuição.

  6. filipep305@gmail.com'
    by Moisés on outubro 3, 2016  18:31 Responder

    OLÁ, EU QUERIA REALIZAR UM GRANDE SONHO,Q É SER MC,QUERIA PODER DEMONSTRAR MEU TRABALHO, MEU CARISMA E MINHAS LETRAS, ATRAVÉS DO FUNK, REPRESENTANDO TODAS AS COMUNIDADES ATRAVÉS DO MEU SOM...
    NO MOMENTO EU ESTOU PRECISANDO DE UM DJ...

  7. gledice0041@gmail.com'
    by horacio pedro langa on janeiro 3, 2017  14:34 Responder

    chamo me pedro coco tenho um primo mogas que tentamos escrever a nossa musica na net mas nao aceita eu queria com que njos ajudassem a escrever as nossas musicas para que o povo possa baixar as nossas letras para que a nossa carreira possa sobir

  8. vianey.joao@hotmail.com'
    by joao vianey Gomes on janeiro 10, 2017  22:32 Responder

    Eu sou o joao vianey,sou apaixonado com musica, procuro oportunidade no mundo artirtico tenho musicas da minha autoria ,escrevo e coloco melodia,exclusivel a carateristica do artista que for canta-la. por favor me ajude,como posso apresentar meu trabalho? Envie uma resposta por gentilesa.

    • by Paula Humphries on fevereiro 3, 2017  19:26 Responder

      Obrigada pelo seu comentário, João! Para vender suas músicas na CD Baby você precisa tê-las gravadas e prontas para serem vendidas, mas como você busca uma parceria com algum artista, vamos ver se alguém da comunidade do SomosMúsica te contata para trabalhar com você. Boa sorte!

  9. Pr99527573@gmail.com'
    by Paulo reis on fevereiro 14, 2017  07:05 Responder

    Oi to gravando meu segundo cd e faço minhas letras so que ainda nao consegui divulgar direito preciso de uma forma pra divulgar para as pessoas me ouvirem eu preciso de ajuda

    • by Paula Humphries on março 6, 2017  18:13 Responder

      Oi Paulo! Para quem está começando a primeira coisa a fazer é garantir que sua música e sua identidade artística está disponível em todos os lugares possíveis. Assim se alguém ouvir uma de suas canções em uma plataforma digital não terá dificuldade em encontrar informações sobre você e descobrir quem você é como artista. Dicas principais: esteja em todas as redes sociais, não só no Facebook. Coloque sua música em sites de streaming como o Spotify, esses serviços são os favoritas da galera quando se trata de descoberta de música. Tenha um site próprio com uma biografia e links para todas as suas outras páginas sociais, onde o pessoal pode comprar e ouvir suas músicas, etc. Nossa seção de AUTO AJUDA tem mais dicas sobre isso. Veja um artigo sobre estratégia de lançamento: http://somosmusica.com.br/escolha-a-melhor-estrategia-de-lancamento-para-a-sua-musica-single/ E por último, não deixe de conferir os guias gratuitos que a CD Baby oferece sobre divulgação e mais: https://pt.members.cdbaby.com/musician-guides.aspx. Boa sorte! :)

  10. silvanalucenaprof@hotmail.com'
    by Silvana on abril 6, 2017  16:49 Responder

    olá .
    meu marido tem grande sonho lançar suas músicas , ele é compositor
    Como ele pode conseguir ?

    Grata

    • by Paula Humphries on abril 27, 2017  17:54 Responder

      Olá Silvana,

      se seu marido já gravou as músicas que compôs, ele pode se cadastrar e começar a vendê-las conosco em nosso site. Visite https://pt.members.cdbaby.com/Login e crie uma conta em “Começar”. Assim que estiver em seu painel de conta, clique em "Adicionar Novo Título" para iniciar o envio do conteúdo. Confira nossa Central de ajuda se tiver mais dúvidas ou precisar bater um papo com a gente: https://support.cdbaby.com/hc/pt-br.

      Obrigada pelo comentário!

Comente

Seus email não será publicado.