5 dicas para trazer sua página do Facebook de volta do reino dos mortos

Eu sei, o Facebook anda mostrando seus posts para um número menor dos seus fãs, e quer cobrar para as pessoas que curtiram sua página ver o conteúdo. Mas não adianta espernear, aprenda 5 jeitos fáceis de aproveitar a rede social mais importante, no SomosMúsica

5  jeitos de levantar sua página de Facebook do reino dos mortosPor Chris Robley

É hora de ressuscitar a página da sua banda no Facebook?

Ok, ok — tá bom. O Facebook venceu. A gente sossegou. Já nos acostumamos à diminuição do alcance orgânico dos nossos posts nesse rede social. Nós aceitamos que nossos vídeos terão seus views divididos entre Facebook e YouTube. A migração em massa para outras redes sociais não rolou (completamente).

Então, é, o Facebook venceu essa. Ainda está vivo e se movendo. E ainda pode ser um jeito eficiente de músicos entrarem em contato com seus fãs que já existem e fazer uns novos.

Mas, através desses tempos incertos (os últimos anos), muitos músicos foram menos ativos nessa plataforma do que eles haviam sido nos anos de glória (em que era tudo grátis) do Facebook. Se esse é seu caso, há boas probabilidades de a página da sua banda estar mofando.

Então, enquanto o Facebook vai bem, obrigado, é capaz que sua presença no site tenha sofrido. Por sorte, há algumas coisinhas simples que você pode fazer para resgatar sua página do reino dos mortos.

Aqui vão um punhado de jeitos para aumentar o engajamento com a sua página de banda no Facebook

  1. Compartilhe mais fotos e vídeos

Mais do que nunca, fotos e vídeos (especialmente os vídeos!) são o que é mais compartilhado no Facebook — não só porque elementos visuais se conectam mais rápido com o púbico do que apenas texto, nem só porque os fãs adoram ver as coisas, mas porque o Facebook parece estar dando preferência a vídeos quando determinam que conteúdo vai aparecer no feed das pessoas.

Você só anda postando vídeos na sua conta de YouTube no último ano ou dois? É hora de começar a colocar esses vídeos no Facebook também. E, mais para frente, lembre-se de colocar seus novos vídeos NOS DOIS lugares.

E também se lembre sempre — não precisa ter um videoclipe profissional para postar. Um clipe de 20 segundos de você treinando ou aquecendo a voz dentro da van pode ser super divertido (e fácil de criar). Um vídeo curto que sirva como aperitivo para uma grande apresentação ou um single pode servir para aguçar a curiosidade e criar expectativa com os fãs.

Quanto às fotos: tente colocar uma foto em todos seus posts calcados em textos. Se você tiver uns segundinhos extras, Instagram! O Facebook é dono do Instagram e a integração entre as duas plataformas é bem simples. Sempre que você colocar algo relacionado a música no Instagram, compartilhe também na sua página de Facebook. Assim, você pode conseguir dobrar o sucesso que seus eforços no Instagram vão gerar.

  1. Coloque uma “call-to-action” na sua página de Facebook

Queira você construir uma lista de e-mails, aumentar o número de views de um vídeo ou facilitar o processo de chamar sua banda para fazer um show, você pode criar um botão de “call-to-action”, ou um incentivo a interagir com você, clicando no botão que existe ao lado do de “curtir”, na sua foto de cabeceira. Escolha entre as seguintes opções: Contrate Agora, Fale Conosco, Use Nosso App, Jogue o Game, Compre Já, Registre-se ou Veja o Vídeo.

É bem fácil começar. É só clicar no botão “Call to Action”, escolher entre as opções acima e seguir as instruções. Depois que você tiver estabelecido sua call-to-action, confira o serviço de dados Facebook Analytics para ver quão eficiente ela foi.

  1. Experimente anunciar no Facebook ou impulsionar posts

Alcançar todos os seus fãs no Facebook custa $$$ nos dias de hoje. Mas, quando você tiver algo de importante a anunciar (uma música nova, lançamento de um vídeo, uma turnê etc.) você quer ter certeza de que sua mensagem será ouvida.

Eis algumas dicas sobre o tema:

* Anúncios no Facebook para músicos

Dependendo de qual é seu objetivo, às vezes é uma boa ideia postar algo, ver como este post vai se sair sozinho primeiro (em termos de alcance orgânico), e DEPOIS pagar para impulsionar, em vez de criar um anúncio desde o começo.

  1. Crie um evento de Facebook para algo que vá acontecer

Você já sabe como criar um evento de Facebook com sucesso para os seus shows, não sabe? Bom, você também pode criar um evento de Facebook para coisas que estão rolando: uma campanha de crowdfunding, uma série de shows, um família vende tudo online, uma turnê ou qualquer outro evento da sua vida musical que leve mais de um dia ou dois para acontecer. Criar um evento contínuo é um ótimo jeito de dar notícias a seus fãs mais ferrenhos sem ter de ficar bombardeando pessoas que não estão interessadas em o que você está fazendo o tempo todo.

  1. Não se promova demais!

Você só se lembra de postar quando tem algo a promover? “Confira minha nova música”, “Compre meu novo álbum,” “Veja nosso novo vídeo.” É, é, é. Se eu fosse um fã na sua página, eu já conferiria seu novo som ou clipe de qualquer jeito. O que MAIS está rolando no seu mundo. Conta para a gente!

Talvez aqueles posts mais sentidos ou engraçados que você faz no seu perfil pessoal de Facebook pudessem funcionar bem na página da sua banda. Talvez você pudesse contar para os seus fãs de outros artistas do seu meio. Experimente compartilhar posts diferentes e veja o que funciona. Daí não vai parecer tão interesseiro quando você compartilhar de fato coisas promocionais.

Dica bônus: Invente umas séries semanais

Eu tenho um amigo que escreve uma carta de amor toda sexta e a posta no Facebook. Outro amigo sempre aproveita as #TBT para compartilhar coisas divertidas (e fotos constrangedoras) de ele mesmo fazendo música quando era criança. Outras pessoas postam vídeos semanalmente para os fãs. Não tem de ser nada complicado: fotos de equipamento, fotos da estrada, poemas prediletos, um cartum político. Escolha um dia da semana e faça logo isso. Seus fãs vão acabar ficando ansiosos por esse dia da semana — e isso significa que o engajamento vai aumentar

—-

Quais são as coisas simples que você já fez para manter as pessoas interessadas no seu perfil de Facebook? Conte para a gente na seção de comentários, aqui embaixo

 

 

1 Comentário

  1. katersario@uol.com.br'
    by Kaique Tersario on junho 3, 2016  06:47 Responder

    Ótimo post, achava o orkut uma ótima maneira de divulgar o som ou pelo menos o acesso pelo computador naquela época despertava mais interesse, desde seu fim tem sido difícil conseguir o mesmo efeito no Facebook, obrigado pelas dicas.

Comente

Seus email não será publicado.