5 Jeitos de Ganhar Dinheiro com Publicação Musical

Depois que você dá à luz uma música, ela sai andando (e fazendo dinheiro) pelo mundo. É capaz que você nem saiba que tem 5 jeitos de lucrar com sua obra e isso esteja te custando no bolso. Vem saber no Blog CD Baby

phonographPor Chris Robley

Você já se perguntou por que o cara que escreve a maioria das músicas de uma banda famosa pode comprar uma mansão, enquanto os outros integrantes ficam só com casas grandes?

É resposta é publicação de musical.

Se você compõe ou ajuda na composição, você tem direito a direitos autorais toda vez que essa música for tocada. Isso inclui rádio, TV, filmes, restaurantes, casas de show e mais. Você também tem direito a  royalties de publicação toda vez que alguém compra sua música (em qualquer formato —seja CD, disco de vinil, MP3 etc.)

Publicação muisical pode gerar uma boa grana para músicos, compositores e letristas. Se você escreveu uma canção e não vendeu os direitos dela para outra pessoa, então você é seu publicador—o que significa que todos os direitos autorais dessa canção vão para você.

Aqui vão os cinco tipos de royalties de publicação mais comuns que você vai encontrar:

1. Royalties mecânicos —

Como compositor /publicador, você tem direito a um royalty toda vez que sua composição for vendida ou reproduzida com a intenção de ser vendida (em vinil, fita, CD, MP3 etc). O royalty mecânico geralmente é, nos EUA, em torno de 9,1  centavos de dólar por cópia reproduzida, independentemente de esses singles ou CDs serem de fato vendidos.

Então, em outras palavras, se alguém faz um cover de uma música sua e produz 1.000 CDs — eles te devem US$ 91, sem importar se esses CDs vão ser comprados.

Você também tem direito a um royalty mecânico pelas vendas das suas músicas nos seus PRÓPRIOS álbuns. Mas, se você estiver fazendo as vezes de sua própria gravadora, você estará pagando o royalty para si mesmo conforme o disco for vendendo.

Serviços de “streaming”, que tocam a música sem baixar da internet, como o Spotify também pagam um pequeno direito autoral a cada vez que sua música entra na lista de execução de alguém.

2.  Royalties de performance —

Como compositor/publicador, você tem direito a um royalty toda vez que sua composição for tocada “em público”. E isso inclui:

• tocar em rádios, tanto as de emissão terrestres quanto por satélite (Sirius, KEXP, etc.)

• uso na TV a cabo

• tocar em rádios da internet (Pandora)

3. Licenças para sincronização —

Sincronização se refere a quando uma música e uma imagem estão “sincronizadas” juntas, como na trilha sonora de um filme.

Quando uma gravação é usada como trilha sonora de um programa de TV, filme, comercial, videogame, apresentação ou vídeo do YouTube, uma taxa deve ser paga ao compositor/publicador, E ao dono dos direitos autorais da gravação original daquela música. Se você escreveu a música e não vendeu seus direitos, você é o publicador. Se você é o dono da gravação, tem os direitos autorais. Neste caso, receberia os dois royalties.

4. Licenças para “samplear” (usar trecho em outra música) —

Se alguém quer usar uma batida, um trecho, ou qualquer outro elemento de uma música que você tenha escrito e gravado, eles primeiro precisam da sua autorização e depois pagar os royalties pelo uso.

Os dois donos dos direitos autorais (o dono da gravação master e o compositor/publicador) têm direito a pagamento quando um artista usa um “sample” do trabalho de outro artista.

5. Direitos de impressão para partituras —

No papel de compositor/publicador, você é pago toda vez que sua obra for duplicada para venda, inclusive em partitura, livros, songbooks etc.

—————

Ganhe Dinheiro Guide

59 Comentários

  1. rodrigo_rnox@hotmail.com'
    by rodrigo on julho 28, 2015  05:37 Responder

    boa noite vendi umas composições minhas para uma dupla de sertanejo mas nao os direitos autorais mas nao estou ganhando nada e esta tocando em radio como faço pra ganhar? obrigado

    • by Marcos Chomen on agosto 3, 2015  19:50 Responder

      Rodrigo, você deve estar associado a uma Associação de Direitos Autorais. A dupla deve gerar o ISRC e colocar seu nome como compositor. A parti disto o eCad vai recolher execução pública e voce vai receber pela sua Associação. Veja aqui como funciona. http://www.ecad.org.br/pt/eu-faco-musica/registro-isrc/Paginas/default.aspx
      Obrigado!

    • Jhullyana_araujo@hotmail.com'
      by Juu on maio 30, 2016  13:09 Responder

      Ola, queria saber como você fez para vender sua músicas?

      • by Marcos Chomen on maio 30, 2016  20:06 Responder

        Oi ju, veja aqui como funciona. http://somosmusica.com.br/saiba-como-funciona-e-como-se-cadastrar-na-cd-baby/ Obrigado!

    • jaque.wegmann@gmail.com'
      by Jaque Wegmann on agosto 15, 2016  16:02 Responder

      Olá, sou letrista e compositora. Estou iniciando recentemente, estou a procura de alguém que compre algumas músicas minha. Pode me indicar alguém ou me aconselhar em algo ?

  2. thiagoluan@hotmail.com'
    by thiago luan de souza on agosto 28, 2015  19:51 Responder

    Olá! Sou músico e compositor,tenho várias músicas lindas,com letras bacanas e melodia,canto ,toco e tal,mas só faço sucesso em rodas de violão,por onde vou todos gostam das minhas musicas,porém,não sei como fazer virar dinheiro.
    Como conseguir mostras essas minhas composições para alguém grava-las. Esse é meu problema,
    Tenho diversas composições belíssimas,muitas delas comerciais,mas não sei como fazer ir para frente,

    • by Marcos Chomen on agosto 31, 2015  19:43 Responder

      Thiago, você deve procurar produtores musicais, editoras e estúdios para mostrar seu trabalho. É um começo! Obrigado!

    • guswallner@gmail.com'
      by Gustavo Wallner on setembro 21, 2016  19:17 Responder

      Thiago, td bem? Eu trabalho como produtor musical há muitos anos, crio e gravo todo o instrumental para vocalistas compositores que se deparam com o mesmo problema que você. Caso queira conversar, estou à disposição. Meu site http://estudioplaymusic.com.br/ . Um grande abraço!

  3. casao_2006@hotmail.com'
    by LUCAS on setembro 24, 2015  12:51 Responder

    Olá sou compositor de temas musicais para filmes, como faço para vender minhas músicas?

    • by Marcos Chomen on setembro 30, 2015  14:01 Responder

      Lucas, um bom caminho é procurar uma editora musical e apresentar seus temas, eles podem ajudá-lo. Obrigado!

  4. rsouzasilveira@hotmail.com'
    by Rafael Silveira on outubro 28, 2015  01:54 Responder

    Olá Marcos tudo bem?

    Por gentileza Marcos, gostaria de uma opnião sua, tenho10 músicas, e já estão registradas, vou envia-las por email para produtores e cantores, na sua opniao, posso enviar as 10 por exemplo para 15 produtores diferente, ou é melhor enviar 1 por vez para cada um desses 15 e esperar uma resposta, ou é melhor enviar apenas para um e esperar uma resposta, qual a melhor opção.

    Att Rafael Silveira

    • by Marcos Chomen on outubro 29, 2015  20:02 Responder

      Rafael, é importante que voce envie música para produtores levando em conta o estilo de música que ele trabalha. Não conheço suas composições mas entender os produtores é o primeiro passo. O ditado menos é mais funciona bem, comece com poucas música e poucos produtores inclusive para entender o feedback e possiveis ajustes nas composições que não enviou ainda. Abraços!

      • rsouzasilveira@hotmail.com'
        by Rafael Silveira on outubro 29, 2015  23:36 Responder

        Olá Marcos, muito obrigado sua resposta já me deu uma nova direção. Desculpe não ter mencionado, eu tenho um estilo definido para enviar as composições.

        Atenciosamente; Rafael Silveira.

  5. rsouzasilveira@hotmail.com'
    by Rafael Silveira on outubro 28, 2015  02:51 Responder

    Olá Marcos.
    Tenho mais uma dúvida, não sou cantor não tenho registro de áudio, mandar apenas a partitura e a letra cifrada para um produtor é válido, ou devo realmente enviar um registro de áudio.

    Att; Rafael Silveira.

    • by Marcos Chomen on novembro 6, 2015  16:50 Responder

      Oi Rafael, se você quer que alguém grave sua música não é necessário enviar o registro de áudio, mas seria interessante pois o produtor não vai precisar "executar" a partitura. Abs!

      • rsouzasilveira@hotmail.com'
        by Rafael Silveira on novembro 8, 2015  03:08 Responder

        Marcos, mais uma vez agradeço pela informação, e atenção.

        Att; Rafael Silveira.

  6. VESTEESONHADOR@AHOO.COM.BR'
    by JOSIAS LEONARDO on novembro 1, 2015  07:49 Responder

    GOSTARIA DE SABER COMO GANHAR DINHEIRO COMO LETRISTA PARA MUSICAS.

    • by Marcos Chomen on novembro 6, 2015  16:53 Responder

      Josias, você precisa estar em contato com pessoas da música. Produtores, estúdios, editoras, gravadoras, e então mostrar seu trabalho. Não existe um lugar para você publicar suas letras e vender. Obrigado!

  7. regis.marques@jaguare.com.br'
    by Regis on novembro 14, 2015  15:21 Responder

    Boa tarde, tenho duas dúvidas:
    1- qual a diferença do compositor e de quem faz a música?
    2-como é a divisão dos ganhos em uma banda quando um compõe e outros ajudam a melhorar?
    Obrigado

    • by Marcos Chomen on novembro 16, 2015  17:56 Responder

      Oi Regis, o melhor é você procurar sua entidade de Direitos Autorais que vai lhe ajudar inclusive com a divisão de ganhos. Veja aqui algumas perguntas frequentes no site da Abramus. http://www.abramus.org.br/atendimento/300/perguntas-frequentes/
      Obrigado!

  8. ajesus@gmail.com'
    by adenilson de jesus santana on novembro 17, 2015  17:24 Responder

    Oi boa tarde ,ao longo de quatro anos venho escrevendo musicas hj no total já são 67 canções .Agora resolvir patenti-ala e por no mercado musical,ritimos como sertanejo, axé, e pagode.Mas como devo iniciar esse processo de patentiação e para que os artistas chegam a conhecer o meu trabalho . Muito obrigado pela atenção........

  9. Edimarcossantanna@Gmail.com'
    by Edimarcos santanna on novembro 17, 2015  20:15 Responder

    Tenho músicas só com melodia
    Da pra ganhar dinheiro assim

    • by Marcos Chomen on novembro 23, 2015  19:10 Responder

      Edimarcos, depende dos seus contatos. Se voce tem contato com produtores que precisam de melodias tanto para canções como para trilhas sonoras, ou letristas que querem escrever para suas melodias. São vários os caminhos, mas você precisa estar em contato com pessoas da área da música.

  10. rsouzasilveira@hotmail.com'
    by Rafael Silveira on novembro 27, 2015  15:07 Responder

    Olá Marcos, tudo bem?

    Minha dúvida agora é referente a editora, você acha que é uma boa ideia, que é confiavel, enviar composições, e de certa forma ela realmente pode te ajudar?
    Faço essa pergunta porque não tenho nenhum contato com intérpretes ou produtores, minha única opção seria o enviar por email,
    e alnguns dos email que enviei nunca foram respondidos. Abraço.

    Att; Rafael Silveira

  11. italloanthonny@hotmail.com'
    by Itallo Anthonny on dezembro 9, 2015  05:38 Responder

    Olá Marcos, eu criei uma Música e já tenho uma banda bem famosa do meu estado pra mandar a música pra ela , qual é o preço padrão pra vender uma música? E se eu verder , vou perder meus Direitos Autorais ? Eu to sem saber o que fazer .

    • by Marcos Chomen on dezembro 14, 2015  14:29 Responder

      OI Itallo!
      Veja aqui em detalhes como voce pode distribuir um algum ou single http://somosmusica.com.br/saiba-como-funciona-e-como-se-cadastrar-na-cd-baby/
      Os direitos da música são seus, nós somos um distribuidor, não uma gravadora ou editora. Colocamos a venda e pagamos diretamente a voce. Esperamos seu single! Abs.

  12. lifiorilli1@gmail.com'
    by Livia on dezembro 12, 2015  19:35 Responder

    Marcos, tenho uma dúvida. No caso escrevo somente a letra, visto que não sei fazer a melodia. O que me aconselharia? Desde já agradeço!

    • by Marcos Chomen on dezembro 14, 2015  14:32 Responder

      Livia, voce pode procurar uma editora ou produtora para oferecer sua música, mas eu acho que o melhor caminho é achar um parceiro para a melodia.

  13. leo_barros360@hotmail.com'
    by Leonardo Barros on janeiro 13, 2016  22:33 Responder

    Existe alguma taxa pra quem deseja se filiar a alguma daquelas 9 "associações de gestão coletiva" do Ecad? Não achei nada muito esclarecedor no site quanto a isso...O processo todo parece bastante burocrático, mas vou fazer tudo direitinho antes de sair colocando minhas músicas por aí

    • by Marcos Chomen on janeiro 26, 2016  14:25 Responder

      Leonardo, algumas sociedades não cobram taxas visto que eles ganham na execução, entre em contato com a Abramus ou UBC, são as 2 maiores. Abs!

  14. wesley.brizola88@gmail.com'
    by Wesley Frank Brizola on março 18, 2016  02:25 Responder

    Olá tenho 50 composiçoes escritas e gravadas somente em voz. Estou registrado na Abramus. Gostaria da ajuda de alguém para fazermos as melodias dessas composições e assim ficar melhor para divulgação. Aí dividimos os dividendos oriundos, caso alguma composição seja escolhida por algum intérprete. Abraços. Favor entrar em contato por e-mail wesley.brizola88@gmail.com . Tenho facilidade em criar as composições, porém toco o básico de violão só, necessitando de ajuda para uma melhor criação de melodia. Abraços.

  15. janet_vital@hotmail.com'
    by JANETE pereira ANGHINONI on maio 2, 2016  18:04 Responder

    Boa tarde.
    Gostaria de uma orientação: Tenho algumas composições, letra e música, somente voz com a melodia. Ocorre que não toco instrumentos, não sei colocar a harmonia, nem a cifra. Já registrei no EDA-RJ as letras. Agora mandei um audio com a voz para uma gravadora de Foz do Iguaçú-PR, e me mandaram uma minuta de contrato, mas fiquei insegura. Quero garantir a minha autoria nas letras e músicas. A gravadora fará a gravação (violão e voz) e edição de fonogramas. Clausula que diz que a CONTRATANTE CEDE AS SEGUINTES OBRAS QUE INTEGRARÃO O CD.... A gravadora colocou uma cláusula que diz que eu autorizo a gravação, adaptação, fragmentação, reprodução e comercialização no Brasil e Exterior. Tb utilizar a letra e música para fins de propaganda. Tb efetuar gravações em CD´s,, DVD´s para fins comerciais e transferência e distribuição através da net e MP3 para uso comercial ou pessoal. Tb cláusula em que CONTRATANTE será obrigada a fornecer todo o material gráfico e arte final caso seja gravado CD/DVD, SEM ÔNUS PARA AGRAVADORA., CLÁUSULA que a CONTRATANTE (eu) responsabili-se por todo o trablaho referente a duplicação da obra, inclusive sobre a tributação fiscal decorrente da vendagem do material, isentando a GRAVADORA, uma vez que esta limita-se à gravação e edição das músicas. CLÁUSULA em que, caso a GRAVADORA venha a realizar tiragem, pagará a CONTRATANTE, a quanti de 30% de cada do valor da venda de cada CD ou DVD à vista, dividido pelo nr. de obras produzidas. Tenho dúvidas, pois não sei quais são os parâmetros para este tipo de negociação. Gostaria de orientação. Se puder me mandar e-mail, envio cópia do contrato. Obrigada e bom trabalho.

    • by Marcos Chomen on maio 23, 2016  20:14 Responder

      Janete, voce tem que procurar um advogado experiente na área músical. Procure no google. Obrigado!

  16. moreninhoproducoes@hotmail.com'
    by Adalberto da silva morais on junho 3, 2016  23:13 Responder

    Qual os procedimentos para regravar uma música de alguém

    • by Marcos Chomen on julho 12, 2016  14:07 Responder

      Adalberto, voce precisa da autorização do compositor para regravar uma música, adquirindo licenças ou uma autorização. Procure o compositor e negocie. Obrigado!

  17. roseandrade@gmail.com'
    by Rose Andrade on junho 7, 2016  12:15 Responder

    Olá gostei bastante do seu blog!
    Eu não toco nenhum instrumento... sempre fiz poesias... Amo compor musicas... Consigo registrar apenas as letras sem melodias??

    • by Marcos Chomen on junho 24, 2016  15:09 Responder

      Rose, sim consegue. Procure uma editora. Obrigado!

  18. raquelcampos692@gmail.com'
    by Raquel Rodrigues on junho 10, 2016  00:32 Responder

    Olá !
    Eu fiz uma composição e a melodia , ja envie pra uma cantora, ela se enteressou, quanto eu posso cobrar?

    • by Marcos Chomen on junho 15, 2016  16:03 Responder

      Voce como compositor talvez não precise cobrar. Deve editar a obra e ser incluido no ISRC. Abs!

  19. wilgner.2011@live.com'
    by Wilgner italo on julho 2, 2016  20:50 Responder

    Quanto ganha um compositor sertanejo de sucesso por mês ? Obg

    • by Marcos Chomen on julho 12, 2016  14:08 Responder

      Wilgner, não sabemos quanto ele ganha. Obrigado!

  20. alexmachad@yahoo.com.br'
    by Alex on julho 10, 2016  13:10 Responder

    Oi Marcos,

    tudo bem? Sou letrista e tenho algumas letras registradas e 3 delas com melodia que eu coloquei somente com a voz (não sou cantor). Curto escrever letras no estilo MPB e tenho também 2 sambas, já com melodia. Gostaria de saber qual o melhor caminho para ter a música divulgada para um artista: 1) procurar uma editora (eles ficam com 20% do valor recebido) e depois você perde o direito autoral. 2) Procurar um produtor para avaliar e musicar minhas letras e tentar formar parceria ou pagar pela produção? Ou Diviulgar essas letras diretamente nos contatos dos artistas de meu interesse na cara e coragem?


    Obrigado!

    • by Marcos Chomen on julho 12, 2016  14:11 Responder

      Alex, tudo bem aqui. Mesmo como letrista voce tem que estar envolvido com as pessoas da cena musical. Músicos, produtores, estudios, empresarios, etc... A partir disso voce vai encontrar pessoas que pode apresentar suas letras. Dificilmente alguem de uma editora ou produtora vai se interessar em um trabalho se não lhe conhecem. Obrigado!

  21. rafaelexpert15@hotmail.com'
    by Rafael Hart on julho 24, 2016  14:10 Responder

    Eu tenho vários áudios de músicas no meu celular, e as letras em sim com melodia, porém sem cifras ou partituras, qual o melhor caminho para mim comercializa-las, pois penso que registrar só a letra da musica deixaria sua melodia desprotegida! Grato desde já.

    • by Paula Humphries on agosto 17, 2016  20:57 Responder

      Olá Rafael,

      Fica ao seu critério, fazer ou não o registro da melodia. Muitos artistas não registram suas composições e ainda assim optam por fazer a distribuição digital de suas faixas sem ter problemas algum com isso. Mas deve-se sempre considerar o fato de que é impossível ter controle sobre tudo que acontece com sua música uma vez que ela está disponível no mercado. Por isso, é recomendável fazer o registro com uma associação de gestão de direitos autorais para poder receber pelos devidos direitos quando estão sendo gerados por aí afora.

      Obrigada!

      Obrigada

  22. graziene_anjos@hotmail.com'
    by graziene on agosto 25, 2016  16:37 Responder

    Uma duvida eu posso cadastrar minhas composiçoes em mais de uma editora?

  23. deconeves07@gmail.com'
    by André Neves da Silva on setembro 4, 2016  12:46 Responder

    Olá, tenho sim de fazer poemas e alguns deles conseguir converter em musicas até bonitas sertanejas, mas ainda não fiz as partituras pois fico violao; será a uma editora me ajudaria nessa missão, e eu perdeira o direito sobre a música? Posso fazer o registro pessoalmente no eda?

    • by Paula Humphries on setembro 14, 2016  17:29 Responder

      André,
      Você precisa registrar suas composições para garantir que não terá problemas em relação aos seus direitos. E ao fazer qualquer acordo com outros artistas, selos, editoras, etc. verifique se está assinando um contrato de uso e não cedendo os direitos de propriedade.
      Visite o site da Biblioteca Nacional para fazer o registro: https://www.bn.br/servicos/direitos-autorais/registro-ou-averbacao
      E não se esqueça de fazer o mesmo com a sua associação de escolha do ECAD para receber seus direitos: http://www.ecad.org.br/pt/eu-faco-musica/associacoes/Paginas/default.aspx
      Sucesso!

  24. Gilvanlima228@gmail.com'
    by Francisco Gilvan da Silva Lima on novembro 16, 2016  02:08 Responder

    Olá, estou pela primeira vez,negociando uma composição e gostaria de saber,qual o valor que devo cobrar em uma composição?? Obs a composição já é registrada.

    • by Paula Humphries on novembro 16, 2016  16:39 Responder

      Oi Francisco,

      Isso é algo que depende de vários fatores e você deveria negociar diretamente com todas as pessoas envolvidas.

      Obrigada pelo contato!

  25. Diego.santana3911.ds30@gmail.com'
    by Diego on dezembro 15, 2016  02:36 Responder

    Olá somosmúsica. Td bem!
    Eu tenho alguns trabalhos aki
    E gostaria de arrumar um entrepet que
    Queira trabalhar com minhas letras
    Ou vender-las.
    Tenho composição gospel, sertanejo, funk.

    • by Paula Humphries on dezembro 15, 2016  22:37 Responder

      Legal, Diego! Vamos ver se a comunidade do SomosMúsica tem interesse.
      Obrigada pelo comentário

  26. aobradeglauco@gmail.com'
    by glauco on janeiro 19, 2017  16:25 Responder

    Alguém conhece alguma editora musical?

  27. Vieira.elson@ymail.com'
    by Jerusa santos on janeiro 25, 2017  12:28 Responder

    Bom dia ? Tenho várias músicas composta por mim e já estão registradas no cartório de Músicas ! Tenho pessoas empresariais querendo comprar mas não sei o preço a cobrar poderiam me dar uma luz ! Pra eu poder vender minhas composições ? Por favor

  28. alvesdiogopaixao@gmail.com'
    by DIOGO DA PAIXAO ALVES on março 10, 2017  18:04 Responder

    Olá Boa tarde, gostaria de vender partituras de músicas circulares,porém escrita por outra pessoa sem ser o arranjador original, isso gera cobrança de direitos autorais? Se sim, qual o Valor base

    • by Paula Humphries on março 20, 2017  16:08 Responder

      Olá Diego!

      Sinto muito mas não trabalhamos com a venda de partituras, mas vale lembrar que quando o trabalho de outro artista/escritor/compositor estiver envolvido em algo que você fizer vai precisar de autorização direta dos detentores dos direitos da composição original.

      É bom verificar isso ou com a pessoa, se a conhecer, ou com um advogado da área antes de tentar comercializar algo que não foi 100% criado por você.

      Boa sorte!

  29. cezar-pop@hotmail.com'
    by Cesar Ferreira on março 27, 2017  14:39 Responder

    Bom dia. Gostaria de saber quanto eu devo cobrar por uma musica especifica para a abertura de um programa de TV infantil que vai ser lançado. Se compensa eu vender a musica ou autorizar a gravação sem custo pro cliente, ficando apenas com os direitos autorais?

    • by Paula Humphries on março 31, 2017  17:43 Responder

      Olá Cesar! Que legal que um programa se interessou em sua música. Nossa dica é: negocie um valor de licenciamento que permite o programa usar sua música, mas certifique-se de que manterá todos os direitos. Assim você receberá cada vez que ela seja reproduzida na televisão e outros meios, além de receber por "emprestar" sua criação para o programa. Vale lembrar que nesses casos o ideal é um advogado da área de entretenimento. Obrigada pelo comentário, boa sorte e muito sucesso!

Comente

Seus email não será publicado.