5 dicas para transformar sua próxima música em um grande hit

macklemore-haircut-6-300x300Por Chris Robley

Um post recente no blog MusicThinkTank, escrito por Lukas Camenzind, analisa o que fez da música “Thrift Shop”, dos artistas da CD Baby Macklemore & Ryan Lewis, um sucesso tão grande, vendendo mais de 7 milhões de cópias (um dos singles mais vendidos dos últimos anos).

O artigo é chamado “How to Score the Next BIG Hit” (Como emplacar o próximo GRANDE hit). Você pode conferir o post inteiro, em inglês, para ter os detalhes. Mas nós sintetizamos seus cinco principais argumentos aqui embaixo.

1. Não ‘se case’ com seu primeiro single —

“Thrift Shop” foi o quinto single retirado do álbumThe Heist.  Quando a música estourou, os ouvintes voltaram e deram mais uma chance às faixas mais velhas. Como diz Lukas: “Lance e promova uma série de canções individualmente. Se não emplacar, toque para a próxima. Não fique tentando empurrar uma música que não está conseguindo atrair por ela mesma. Continue soltando novas músicas até que uma delas emplaque.”

2. Seja diferente —

“Thrift Shop” vai contra várias máximas do hip-hop. E uma das razões para grudar na mente é justamente que faz surpresas com as regras de um gênero musical. Então, não tente fazer um som parecido com o de outro artista. Seja você mesmo.

3. Divirta-se (e muito) —

Você se lembra da primeira vez que ouviu “Thrift Shop?” É capaz que a música tenha colocado um sorriso na sua cara, porque sua letra e produção são humoradas. E a gente ama compartilhar coisas divertidas on-line.

4. Produza um hino —

Como diz Lukas: “’Thrift Shop’ não é só uma música – é um hino. Por quê? Porque a música é um símbolo que captura um fenômeno cultural ATUAL, do hipster duro (por opção ou não), à caça por roupas vintage.” Que fenômeno cultural atual ainda não tem um hino? Escreva ele já!

5. Um visual te ajuda a viajar —

As letras evocam cenas visuais e, por isso, são perfeitas para serem acompanhadas por um videoclipe — que, no caso, já foi visto no YouTube quase que meio BILHÃO de vezes. A lição é simples: faça vídeos ótimos.

 ———-

Que outra lições se pode aprender com o sucesso de Macklemore & Ryan Lewis? Confira estes dois textos, em inglês:

Macklemore & Ryan Lewis go long without a label

Macklemore takes a lesson out of the Willy Wonka playbook

 

E você, o que acha que faz de uma canção um hit? Dê sua opinião na seção de comentários aqui embaixo.

 

 

 

1 Comentário

Comente

Seus email não será publicado.