5 dicas de como promover seu show e aumentar o público

A propaganda é a alma do negócio, mesmo que esse negócio seja um show. O SomosMúsica compilou cinco dicas de como fazer bombar o público da sua próxima apresentação

Como lotar um show fora de sua cidade[Este post apareceu originalmente no Sonicbids Blog.]

Eu não sou o maior apoiador da ideia de “trabalhar com sabedoria, não trabalhe demais” Será que a gente não deveria fazer as duas coisas? De qualquer jeito, há sempre maneiras de aumentar a eficiência do seu trabalho. Na hora de promover um show, quase sempre é uma questão de timing. Confira os cinco tópicos abaixo e entenda por que eu digo isso.

1. Analise a agenda de shows local antes de marcar

Há algo para se levar em conta antes mesmo de começar a divulgação. Você nem sempre vai conseguir a data que gostaria (ainda mais se estiver numa turnê) mas, quando conseguir a data desejada, pesquise a agenda de shows da cidade antes de bater o martelo. Tente evitar a competição com outra banda de um estilo parecido na mesma noite. Isso não só vai ajudar os dois shows a terem mais audiência, como também vai mostrar que você respeita os outros músicos e é gentil.

Dito isso, saiba que você não vai poder evitar o conflito de shows com outras bandas. Mesmo quando você achar que escolheu um dia sem pepinos, alguém pode marcar um show conflitante depois que você tiver feito o seu. Ainda assim você deve tentar evitar o conflito. Vale o esforço.

2. Cole pôsteres com um mês de antecedência

Você tem de ter pôsteres anunciando seu show na casa onde vai tocar, ao menos um mês antes da sua apresentação. Muitos pôsteres seria ainda melhor, é claro, e pendurar alguns na casa de show, outros na vizinhança e bares ao redor, ou outros lugares que sua público possa ir. Se você não consegue pagar por vários, entretanto, é melhor ter pelo menos um no local dos shows .

3. Faça posts de redes sociais nos melhores horários

Usar as redes sociais para promover o seu show é uma certeza, é claro. Mas você pode fazer um uso melhor dessas ferramentas se postar nos horários de pico de cada rede social.

Facebook: tardes dos dias mais próximos ao fim da semana

  • Quarta-feira às 15h
  • Quinta e sexta das 13h às 16h
  • Sábado e domingo do meio-dia às 13h

Twitter: durante os dias úteis

De segunda a sexta: do meio-dia às 15h ou às 17h.

  • Quarta: ao meio-dia, às 17h. Às 18h.

Instagram: no comecinho da manhã ou à noitinha

  • Segunda e quinta: qualquer horário entre 15h e 16h
  • Durante a semana, das 8h às 9h.e às 17h, também horários de pico

Para mais detalhes sobre esse assunto, confira esse post da CoSchedule que reúne dados de 16 estudos diferentes sobre o assunto.

4. Dê uma bombada no evento uma semana antes

Se o seu orçamento é apertado e não pode pagar a promoção de posts nas redes sociais, pense em patrocinar alguns posts a uma semana do evento e investir menos dinheiro. Mesmo com R$ 20, é bem capaz que você consiga algumas pessoas para irem ao show.( É sério, eu gastei R$ 15 ontem e a resposta foi significativa, com seis pessoas confirmando que iam ao evento. Isso são seis pessoas a mais na plateia, e ainda faltavam quatro dias para o evento.)

Aumente a divulgação pessoalmente quando estiver a uma semana, também. Distribuir fliers uma semana antes, em vez de meses antes, dá menos tempo para as pessoas acidentalmente esquecerem do seu show. Se você não puder pagar uma remessa grande de folhetos ou não tiver tempo para distribui-los, tente fazer uma remessa menor. Distribua bem na frente de onde vai ser seu show, em uma noite que tenha gente que curte o mesmo estilo de música.

5. Convide a imprensa, mas peça que cubram com antecedência

Uma crítica positiva do seu show é sempre bem-vinda para a sua banda, mas a cobertura antes do show é melhor para aumentar o público. Não é só convidar um jornalista para ir ao show. Primeiro, pergunte se eles não têm interesse de fazer uma cobertura pré-show.

Entrar em contato com o jornalista certo é muito importante aqui. Ele escreve sobre shows vindouros? Os veículos para os quais ele escreve noticiam shows? Eles cobrem bandas do estilo da sua? Leia essa lista antes de entrar em contato com a imprensa, para saber as dicas de um relações-públicas e ter certeza que seus esforços farão sentido.

Por alguns motivos, é mais fácil obter cobertura quando se está tocando fora da sua cidade. Sua visita ao lugar já é motivo para uma matéria. Se você for uma banda da região tocando no mesmo lugar de sempre, bem capaz da imprensa achar que não há notícia ali. y enough to cover. Experimente essa lista de assuntos para alimentar a mídia quando não estiver lançando um trabalho novo.

É claro que, mesmo que você não consiga cobertura da imprensa antes do seu show, você ainda assim deveria convidar um jornalista ou dois para aparecerem. Não vai ajudar a conseguir mais público desta vez, mas sua apresentação pode convencê-los a escrever sobre você no futuro.

Jhoni Jackson é uma jornalista de música que cresceu em Atlanta e hoje mora em San Juan, Puerto Rico, onde ela é dona de uma casa de shows chamada Club 77, escreve matérias como freelancer e, é claro, vai para a praia sempre que pode.

1 Comentário

Comente

Seus email não será publicado.