5 Coisas que Você Precisa Ter Antes de Começar a Fazer Marketing do Seu Som

Como defensor de marketing musical bem feito e focado em redes sociais e blogs, eu acho que é essencial entender não só o porquê de você fazer marketing da sua música, mas também como você deve fazer o marketing da sua música.

shutterstock_1943724-300x200[Este post foi escrito pelo colaborados Jon Ostrow, e originalmente apareceu no blog Mic Control.]

Seu marketing musical é um pulo de olhos vendados no precipício ou um salto bem executado?

Como defensor de marketing musical bem feito e focado em redes sociais e blogs, eu acho que é essencial entender não só o porquê de você fazer marketing da sua música, mas também como você deve fazer o marketing da sua música.

Dar o passo para se tornar um músico proativo e consciente da importância do marketing e das mídias sociais pode ser a diferença entre sucesso e fracasso. Sim, é tão importante e, sim, é tão simples.

Entretanto, antes que você pule de uma vez e comece a fazer marketing da sua música para todos e qualquer um, há algumas coisas que você vai querer levar em conta e ter prontinhas antes de começar. Dominar os seguintes pontos vai significar que você está pronto para começar a fazer marketing da sua música, e que seus esforços e tempo gastos vão valer a pena, mesmo a partir do primeiro dia.

1. Conceito original

Tão óbvio quanto ignorado, ter certeza de que sua música é boa e que o conceito é inédito é primeiro passo absoluto para saber se você está pronto para fazer marketing do seu som. Não importa quanto tempo você gasta em networking, fazendo blog, alimentando o Twitter e se conectando com seus fãs, se sua música é uma droga ou carne de vaca total, sem originalidade, as pessoas irão para outro lugar.

 2. Uma marca identificável

Este é um erro comum que quase todo mundo comete… droga, mesmo eu cometi quando comecei a fazer marketing do meu som. Sua imagem, seu som, sua personalidade, sua missão; tudo isso compõe sua marca. É essencial que sua marca seja identificável de imediato por qualquer um (ou por todos), especialmente se você quiser aparecer em blogs e espera que a publicidade vai te trazes novos fãs, que ficarão. Trocando em miúdos: não importa o quão boa é sua divulgação em blogs e em sites… se as pessoas não podem FACILMENTE te encontrar, você está perdendo seu tempo. Os dois jeitos mais importantes de garantir que sua marca está pronta para ser identificada de imediato on-line são:

1) URLs (links) consistentes (por exemplo: SuaMarca.com, Twitter.com/SuaBanda, Facebook.com/SuaBanda)

2) Mesma foto de perfil em todas as redes sociais

3. Entendendo seus fãs e seu nicho

Fazer marketing sem entender exatamente quem são seus fãs, e quem do mercado pode ajudar a fazer crescer esse grupo de fãs, é como abrir a lista telefônica, pegar um nome ao acaso, ligar para a pessoa e pedir para ela ouvir sua música.

Se parece risível… é porque é risível.

Assim como qualquer produto ou serviço, fazer marketing apropriado da sua música exige que você conhece seu público (seus fãs e sua cena) bem como os maiores jogadores desse mercado (blogueiros locais, regionais e nacionais, revistas digitais etc.).

4. Estratégia de conteúdo

Provavelmente é a parte mais importante de fazer marketing de si mesmo na rede: ter uma estratégia bolada. Você deve não só considerar o estilo do conteúdo (música remixada, covers, posts em blogs etc.), mas seu formato (youtube, soundcloud etc.) e mesmo a frequência (diariamente, uma vez por semana) deve estar definida antes de você começar a executar sua estratégia.

Fazer isso antes de começar a pôr sua estratégia em prática vai ajudar seus fãs a se familiarizar com sua marca e com sua presença o mais rápido o possível, ajudando você a aumentar a dedicação dos seus fãs também mais rápido.

5. Estratégia para reter fãs

No fim, você está fazendo marketing do seu som e de sua banda pelas redes sociais com um só propósito: manter novos fãs antigos. Então, você precisa ter uma estratégia no lugar antes de mergulhar fundo na sua campanha de marketing.

O jeito mais óbvio de manter fãs é criar um “mailing” (nota do editor: usando um serviço como nosso próprio HostBaby) e usar um aplicativo que pré-programa obter o e-mail dos seus fãs no Facebook, do seu blog, do seu site e/ou qualquer outro lugar que você consiga pensar.

Entretanto, pedir o endereço de e-mail para seus fãs pode não ser tão simples quanto parece. Com tantos artistas pedindo o e-mail deles,  os fãs começaram a ser mais seletivos e pensar várias vezes antes de dar seu endereço na internet. Então, você precisa criar um forte incentivo em forma de brinde GRÁTIS (por exemplo uma canção ainda não lançada, acesso exclusivo a um cover seu etc.) que seja desejável o suficiente para eles aderirem.

O que mais artistas devem levar em conta antes de começar a fazer marketing da sua música?

O que mais artistas podem fazer para ter certeza de que estão dando um salto certeiro em seu marketing? Deixe suas sugestões aqui embaixo em forma de comentários!

Ganhe Dinheiro Guide

4 Comentários

  1. ingridlorrany@GMAIL.COM'
    by ingryd on setembro 29, 2014  23:43 Responder

    COMO VC PODE SER CANTOR ANTES DE COMEÇA UMA MUSICA OU UM CD SER VC TEM QUE TER UM CD E DVD MAIS SE VC NÃO ESTIVER PREPARADO PARA CANTA MESMO QUERENDO CANTA COMO VC SABE QUE VC ESTA PREPARADO PARA CONTA MESMO INDESISA

  2. gvnnpacelli@gmail.com'
    by Giovanni on junho 3, 2015  00:33 Responder

    Ingrid, sem querer te ofender e apenas querendo ajudar... Seu texto acima não está bom, longe do nível para publicar, responder e-mails... Peça a um amigo(a) ou contrate um revisor de texto antes de lançar seu texto na internet. Isto vai evitar que você perca credibilidade.

  3. Rafael.monteiro09@hotmail.com'
    by Rafael on outubro 31, 2016  03:30 Responder

    Eu to compondo um funk aki ta quase pronto ja mais tipo, não sei se deve es por so esse som 1 e depois fazer mais ou se faço mais antes de es por o primeiro?

    • by Paula Humphries on novembro 2, 2016  18:15 Responder

      Oi Rafael, isso depende de você e da estratégia de promoção que tem em mente. É muito comum para artistas que estão se inserindo no mercado começar com uma música e ver como é o processo e depois lançar mais canções, mas vai de cada um.

      Boa sorte!

Comente

Seus email não será publicado.