4 tipos de royalties que você pode ganhar com o Apple Music

O Apple Music será pago por todo mundo que o usar. Sabe o que isso quer dizer? Mais dinheiro para artistas que estiverem nele. E você vai estar, não? Se a resposta for sim, vem para o SomosMúsica saber os 4 jeitos de ganhar royalties com o Apple Music.

4 tipos de royalties que você pode ganhar com o Apple MusicPor Chris Robley

Como você vai ganhar dinheiro com sua música no Apple Music

A Apple finalmente revelou seu serviço de streaming interativo, e ele será lançado em 30 de junho.

Aqui vão 4 maneiras de ganhar dinheiro com sua música no Apple Music:

1. O royalty para “streaming” interativo pago pela sua gravação, através de um agregador (CD Baby)

Esse é o dinheiro que você recebe (através de sua gravadora ou distributora) toda vez que alguém tocar sua música no Apple Music.

2. Royalties mecânicos para streamings interativos, pagos a você através do publicador da sua música, ou o administrador de publicação.

“Streaming” interativo significa que o ouvinte escolheu sua música especificamente como o que ele queria ouvir (em comparação com rádios de “streaming” não-interativo, em que o ouvinte não pode controlar a playlist).

Toda vez que alguém digitar à procura das suas música, o Apple Music estará criando uma reprodução mecânica dessa composição. Se você é o compositor ou o publisher, você tem direito a um royalty mecânico por cada reprodução dela.

Esse royalty de publicação será pago a você via a editora que publica suas músicas ou o administrador de puclicação.

3. Royalties de performance por cada vez que sua música tocar em rádios da internet, pagos a você através de associações e o administrador dos seus direitos de publicação.

O lançamento do Apple Music foca muito em curadoria. Um dos pilares desse novo serviço é a Beats 1 — uma estação de rádio em “streaming” que operará 24 horas por dia no mundo todo. Além do Beats 1, a estações da iTunes Radio terão um grande papel no esforço do Apple Music para encontrar novas músicas.

Toda vez que sua composição numa rádio de internet, você (como compositor e publicador) tem direito a um royalty de performance pública.

4. Royalties de performance digital por “streams” de gravações sonoras na Beats 1 e nas estações da iTunes Radio, pagos a você por sua gravadora ou agregadora (CD Baby)

Como dissemos acima, “streaming” não interativo acontecem quando o ouvinte não pode escolher exatamente o que ele quer ouvir (pense em rádios da internet, Pandora etc.).

Essas reproduções geram um royalty de performance digital, pelo uso dessa gravação sonora. Esse NÃO É um royalty de publicação. Ele está ligado à faixa gravada, não à composição que gera a música.

Para cada vez que uma faixa é tocada em “streaming” no Beats 1 e na iTunes Radio, esses royalties de performance das gravações do seu som são pagos direto na sua conta da CD Baby.

Ganhe Dinheiro Guide

Comente

Seus email não será publicado.