4 jeitos de promover seu CD independentemente

Você trabalhou muito e por muito tempo no seu novo CD, mas todo esse trabalho não vale de nada se ninguém souber que ele existe! É aí que entra a promoção. Confira embaixo para algumas dicas de como fazer a promoção para sua música independentemente

shutterstock_170976539[Este post foi escrito pelo colaborador Dave Kusek, do New Artist Model.]

Você trabalhou muito e por muito tempo no seu novo CD, mas todo esse trabalho não vale de nada se ninguém souber que ele existe!  É aí que entra a promoção. O segredo para promover um CD é começar cedo e fazer muitas coisas. Se você só mudar sua foto de perfil no Facebook para a capa do CD e anunciar o lançamento no dia em que ele acontecer não bastam. Você precisa construir “hype” com tempo de antecedência e continuar alimentado esse ânimo até depois do lançamento.

A verdade é que você não precisa do departamento de marketing de uma gravadora para lançar uma campanha de CD para você. Com tantas ferramentas disponíveis na internet, você consegue passar a mensagem com um pequeno custo, ou até mesmo de graça. Na real, campanhas criativas executadas por músicos independentes e ágeis tendem a ser mais eficientes do que as táticas genéricas das grandes gravadores. Aqui vão quatro estratégias legais que você pode usar na divulgação do seu próximo trabalho.

1. ‘Empregue’ seus fãs

Como artista independente, você tem de fazer a maioria das coisas acontecerem por conta própria, e isso inclui marketing. Mas, na verdade, você tem um time de marqueteiros ao seu lado, só esperando para soltar notícias – seus fãs! Você não pode mandar uma estratégia de divulgação por e-mail e cobrar que eles façam tarefas, é verdade, mas você pode e deve construir uma estratégia que os incentive a compartilhar.

Um dos melhores jeitos de fazer com que os fãs falem de você é se envolvendo com eles. Se as pessoas sentem que ajudaram a fazer algo de útil em um projeto em que acreditam, é mais provável que elas vão compartilhar isso com seus amigos. Isso pode ser fácil, tipo pedir que os fãs mandem fotos para você usar no seu videoclipe. Plataformas de crowdfunding permitem que você ofereça prêmios incríveis, como usar o nome deles numa música, permitindo que eles escrevam uma frase da letra, ou agradecendo pessoalmente no encarte do CD.

Concursos são outro jeito ótimo de fazer fãs compartilharem. Ofereça algo muito incrível, tipo um show ao vivo transmitido por Google Hangout e uma sessão de perguntas e respostas na qual você estreará uma nova canção. Peça que os fãs compartilhem algo, como seu single, pelas redes sociais, como pré-requisito para eles participarem do concurso. Você vai fazer a notícia correr enquanto ainda terá os depoimentos positivos de quem ganhar as promoções.

2. A promoção ao vivo

Hoje em dia, lançamentos de álbum estão ficando cada vez mais digitais. Você não precisa se preocupar com ter seus discos à venda nas grandes lojas e fazer sessões de autógrafo no dia do lançamento. Em vez disso, você só tem de apertar o botão de subir as músicas para a internet, mandar alguns tweets e acabou por aí. Entretanto, não é só porque você pode lançar seu álbum digitalmente que você deve. A experiência corpo a corpo é ainda importantíssima no mercado musical.

Eu sei que gravar um CD pode ser um pouco caótico, quando você está lutando para conseguir fazer tudo a tempo, mas é exatamente nesse momento que você quer começar a fazer uns shows. Conte para os seus fãs que você vai estrear uma nova música em um dos shows. Isso não só vai trazer as pessoas à apresentação e deixa-las animadas, você também vai conseguir dar pitacos na música de acordo com a reação da plateia. Se a música não soar exatamente como você queria, quando tocada alto, você ainda pode fazer mudanças! Você pode até agenda quatro shows no mês que precede o lançamento e dizer aos fãs que tocará o disco todo em um deles. Desse jeito, se eles realmente quiserem ouvir seu novo trabalho, eles terão de ir a todos os shows.

Nós todos sabemos que os shows ao vivo podem server para construir “hype” em torno do lançamento do seu álbum. É bem comum fazer um show ou uma festa para o lançamento do álbum e depois sair em turnê, mas você tem de pensar em como levar essa estratégia além e oferecer algo que vai deixar os fãs realmente animados enquanto passa a mensagem do seu novo álbum. Fazer um mini-show em casa é um jeito especial de dar algo bom a seus melhores fãs. Você pode até fazer umas competições ou promoções, como dois CDs pelo preço de um para incentivar o compartilhamento.

3. Conteúdo constante

A última coisa que você quer fazer é começar a trabalhar no seu próximo álbum e sumir por meses. Não faça isso. Depois de meses de silêncio, quando você finalmente reemergir com o anúncio, seus fãs não estarão mais conferindo seus conteúdos.

As redes sociais são o melhor jeito de se manter na cabeça dos seus fãs. Atualize seu Twitter com notícias do processo de gravação, fotos do estúdio ou pequenos Vines dos vídeos. Se você tem um blog configurado no seu site, mantenha o conteúdo fluindo! Compartilhe histórias de estúdio ou as inspirações que estão por trás de algumas canções. Você quer que seus fãs visitem seu site com regularidade, culminando no lançamento do CD. Desse jeito, eles vão comprar o álbum, e quem sabe até algumas mercadorias da sua banda, assim que ele for lançando.

Você pode até ir além e abrir a porta do seu processo de criação para os fãs verem como funciona. Muitas pessoas acham o mundo criativo dos músicos muito interessante. Compartilhe videos simples de canções em que você ainda está trabalhando ou fotos de ideias curtas de músicas. Peça a opinião dos seus fãs e compartilhe inspirações. Eles não só vão seguir seu conteúdo interessante, você também conseguirá forjar uma ligação humana com eles.

4. Blogueiros e a imprensa

Se você quer ter acesso a mais gente do que seus fãs, blogueiros são seu caminho e figurar num blog é algo completamente possível para um músico independente, se você tiver a estratégia certa. A melhor coisa de um blog é que ele tende a ter seguidores fieis que realmente confiam na opinião do blogueiro. Além disso, o perfil dos seguidores costuma ser bem de nicho. Isso quer dizer que você terá acesso a uma audiência que já curte seu estilo musical.

Faça alguma pesquisa e descubra blogs que já cubram seu estilo musical e artistas num nível de carreira similar ao seu. A seguir, você vai querer mandar um e-mail. Você geralmente consegue encontrar os contatos dos blogueiros com muita facilidade fuçando um pouco no seu site. Deixe o título do e-mail bem claro e escreva a mensagem de uma maneira pessoal, concisa e objetiva. Conte uma história interessante do seu álbum e mande um link compartilhando a música, mas não mande uma história de vida longa e maçante. Lembre-se, o objetivo é instigar eles a ouvir sua música – é a música que tem de falar.

Se você quer transformar os leitores do blogueiros em fãs, experimente oferecer a eles uma música exclusiva ou um download grátis para quem ler a notícia. Se eles ouvirem uma música e gostarem, é mais provável que comprem o resto do CD.

 —-

New Artist Model é uma escolar online de negócios de música para artistas independentes, produtores, empresários e compositores. Nossas aulas ensinam o básico sobre o mercado musical e técnicas de marketing que vão te levar da criatividade ao comércio, maximizando suas chances de sucesso. Ganhe 5 aulas de graça do New Artist Model online ao se inscrever para a nossa série de vídeos grátis de treinamentos.

 

Comente

Seus email não será publicado.