3 ideias fáceis e criativas para engajar seus fãs

O que você está fazendo para engajar seus fãs? O SomosMúsica tem algumas ideias que podem ajudar a fazer esse ano ser definitivo para sua carreira.

shutterstock_198777623[Este artigo foi escrito por Dave Kusek, fundador da  New Artist Model, uma escola de negócios online sobre música para músicos independentes, performers, artistas com gravadoras, produtores, empresários e escritores. Ele também é o fundador da Berklee Online, co-autor do livro The Future of Music, e membro do time que trouxe o midi para o mercado.]

Se você não se arriscar e tentar fazer coisas diferentes, você nunca vai saber até onde pode chegar.

Eu sugiro que ao invés de mudar tudo e tentar fazer muita coisa de uma vez só, você comece com pequenos passos, gradualmente fazendo mudanças em sua estratégia. Assim é mais fácil, não irá tomar muito do seu tempo, e é um bom jeito de impulsionar sua carreira em 2015.

Neste artigo, vamos olhar algumas coisas que os membros da New Artist Model têm feito para aumentar o engajamento de seus fãs e fazer seus fãs clube crescerem. Todos esses exemplos foram compartilhados no nosso grupo exclusivo para membros do Facebook. É um ótimo jeito para aprender, fazer networking e colaborar. O acesso ao grupo está incluso com todos os cursos da  New Artist Model. Vamos adorar ver você fazendo parte dessa comunidade!

1. Mude o seu banner do Facebook

A foto de capa do Facebook pode parecer uma bobagem estética, mas você pode usar ela para ganhar mais fãs e aumentar o número de assinantes da sua newsletter. As  Steel Blossoms são uma dupla de country/folk de Nashville. Elas mudaram a foto de capa da página delas para adicionar um call to action (um incentivo para interagir) – oferecendo fãs músicas grátis para aumentar os assinantes de sua lista de emails.

Fotos de capa do Facebook funcionam como qualquer outra foto que você posta na sua timeline. Se você clicar nela, um lightbox vai abrir com espaço para descrição e comentários. As Steel Blossoms colocaram um link na descrição que levava os fãs direto para a página de assinatura de sua newsletter onde elas ofereciam 4 músicas grátis em troca do endereço de email do fã. Com essa pequena mudança, elas viram resultados imediatos – 15 assinaturas em 2 horas!

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2. Envolva os seus fãs com conteúdo novo

Como artistas, é importante que você siga sua intuição criativa e tome suas próprias decisões. Porém, pode ser divertido envolver seus fãs no processo de vez em quando. Nós não estamos dizendo que você precisa colocar toda a sua carreira na mão dos seus fãs, mas pequenas decisões – como qual  capa do álbum usar e de que música você irá fazer seu próximo cover.

Sammy Hakim estava discutindo o programa Supernatural com seus fãs. Ela perguntou para eles sobre qual personagem eles gostariam de ouvir uma música. Os fãs votaram e ela escreveu uma canção, “Father” para o Castiel. Isso não só fez seus fãs se engajarem online, eles também participaram do processo criativo.

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3. Dê aos seus assinantes de email algo especial

Já falamos várias vezes sobre como o email é importante. Você precisa ativamente trazer novos assinantes, mas você não pode se esquecer de nutrir o seu relacionamento com as pessoas que já estão lá. Mandar só emails promocionais o tempo todo é um ótimo jeito de ser classificado como spam. Você precisa fazer com que eles se sintam especiais e valiosos dando a eles conteúdo exclusivo.

Jayme Lynn Reed é uma artista country trabalhando no seu primeiro álbum. Ela está fazendo um experimento em que manda vídeos exclusivos e privados para os seus assinantes. Isso significa que só as pessoas que têm o link podem ver o vídeo. Quando você faz o upload no YouTube, muda as opções de privacidade da padrão – “público” – para “sem ser listado”. Você também pode editar os vídeos que você já colocou lá. Vá em seu gerenciador de vídeos e clique em “editar” no vídeo que você quer mudar as opções de privacidade.

Como você pode ver, há várias coisas que você pode tentar que vão gerar um grande impacto na sua carreira. No programa do New Artist Model  de online music business você irá aprender como transformar a sua música em um negócio de sucesso – um negócio que você controla!  Você irá criar um plano de ação personalizado que vai te ajudar a conquistar uma carreira no mundo da música, e você vai ser capaz de fazer tudo isso com os recursos que tem disponíveis agora.

Você pode ver um vídeo grátis aqui de estratégia de músicos, team building, marcar shows, direitos autorais e criar um sistema de receitas diversificadas.

2 Comentários

  1. migw1@hotmail.com'
    by Wesley Hummig on março 10, 2015  04:56 Responder

    Parabens !! Muito boas dicas ! Gostaria de participar do the new artist model. Online music business . Adicionei minhas musicas a pagina do meu site da minha clinica ! Gostaria que mais pessoas pudessem acessar os videos e musicas ! Alguma ideia ? Abracos wesley

    • by Marcos Chomen on março 17, 2015  16:14 Responder

      Oi Wesley, temps artigos que falam sobre isso ou baixe nosso guia para Youtube. Obrigado!

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