3 Dicas para Escrever Músicas que Evoquem mais Emoção (sem usar um instrumento musical)

A criatividade tem vida própria e caminhos difíceis de entender. A não ser para compositores tarimbados como o Dan Hazlett, que ensina no Blog SomosMúsica três dicas de como compor melhor (e mais diferente). Vem!

shutterstock_101870326-300x200-1Ferramentas mentais que funcionam bem para músicos

[Este artigo foi escrito por Dan Hazlett, um compositor, cantor e professor aclamado.]

Depois de passer mais de 30 anos escrevendo e tocando músicas, e produzindo álbuns para outros artistas, acabei tendo a possibilidade de muito ensinar sobre composição em vários seminários, conferências e festivais. Isso me levou a acabar sendo um instrutor dos funcionários para o curso de verão de Cantores e Compositores na Interlochen Arts Academy, instituição renomada mundialmente.

Aqui vão algumas ferramentas que ofereço aos meus alunos que os ajudam a se distanciar das suas práticas comuns e achar jeitos novos e interessantes de pensar seu processo de composição.

Essas ferramentas serão úteis independente de como você interpretar a composição musical, ou em que ponto do processo você decidir usar essas ferramentas.

Palavra Dita

No exercício da palavra dita, interprete sua música como se fosse um texto para ser dito.

Tirando a melodia e o ritmo da equação, você conseguirá prestar atenção em trechos da sua letra que podem parecer forçados, onde as palavras podem parecer erradas por um motivo desconhecido, como a cadência da letra se adequa e onde as frases não parecem muito naturais.

Este método é muito útil quando é feito repetidas vezes com o passar do tempo e especialmente quando você não está sendo distraído por outros assuntos mundanos. É nesse momento que ideias boas geralmente aparecem ,quando você não está focando sua atenção racional para a escrita.

Melodia Cantada

O exercício da melodia cantada é o outro lado da mesma moeda. Tente entoar sua melodia sem a muleta das letras, dos instrumentos ou do acompanhamento (murmure ou use sílabas que não formem palavras). Do mesmo jeito que o exercício da palavra dita, essa técnica te ajuda a achar lugares em que a melodia pode ser melhorada.

Faça isso várias vezes, principalmente quando estiver distraído (cortando a grama, no chuveiro, lavando louça) e você ficará surpreso ao perceber que está cantando notas novas e interessantes e frases que você podia não ter descoberto até então. Ok, se você fizer isso ao redor de outras pessoas, é bem capaz que elas te olhem com cara de “quem é esse esquisitão?”. Mas não se preocupe, você é um compositor, você tem de parecer excêntrico; isso só aumenta sua mística.

Saia de Perto do Instrumento

Uma das primeiras coisas que você aprende quando começa a aprender a tocar um determinado instrumento é que cantar e tocar ao mesmo tempo é difícil. Com o passar do tempo você começa a dominar alguns padrões que vão te ajudando, até o músculo da sua memória ter decorado tudo. Depois de um tempo, você aprendeu um repertório bom de melodias e progressões do qual você pode sacar ideias na hora de escrever música. A parte ruim disso é que fica tão fácil, na hora de escrever, cair nas estruturas que já são familiares em vez de explorar uma ideia nova e animante, e você acaba com várias canções que se parecem entre si.

Um bom jeito de driblar esse bueiro é se afastar do instrumento.É frequente que eu não pegue o violão por semanas ou mesmo meses quando estou escrevendo uma nova composição. Isso pode parecer alienígena, mas este método permite que a música se defina para você. Se você andar por aí cantando sua música repetidamente, de um jeito bem abstrato, a cadência, a melodia e mesmo a estrutura de notas vão todos começar a se mostrar para você, como se a música estivesse pedindo para existir. Tente visualizar sua música respirando por ela mesma através da sua voz até a existência.  Esta é a ferramenta mais potente que já encontrei para a hora de escrever.

———————

Se você usar essas ferramentas, eu garanto que terá resultados interessantes e surpreendentes. Te desejo boa sorte nas aventuras da composição — e por favor me conte algumas das suas ferramentas e truques próprios para escrever músicas emocionantes, na seção de comentários aqui embaixo.

Ganhe Dinheiro Guide

Mais sobre o autor: Dan Hazlett se apresenta e faz turnês há mais de 30 anos, levando sua música animada e emocionante ao interior dos EUA.

Sua voz suave e cheia de ânimo, o jeito intimista de tocar violão e letras que tratam do cotidiano conseguiram o reconhecimento de eventos como o Chautaugua Songwriting Contest, Great Lakes Songwriting Contest, e a Billboard Songwriting Competition.  O Dan também foi indicado várias vezes ao Detroit Music Awards.

O Dan não só passou anos escrevendo suas próprias canções, mas também passou muito tempo ensinando o ofício.  Ele faz parte da equipe dos famosos retiros musicais Lamb’s Retreat for Songwriters,  Madison Songwriter’s Guild Retreat, e também ensinou na internacionalmente conhecida Interlochen Academy for the Arts.

Para mais informações sobre o Dan, vá para:  http://cyberpr.biz/clients/3210

 

 

106 Comentários

  1. isadora_andrade.2014@hotmail.com'
    by isadora on março 5, 2015  14:29 Responder

    gostei muito do que vc escrevel adorei mais eu quero saber tipo como vc escreve a letra da musica como começar e terminar entemde tipo a musica PERINA de malhaçao e isso quero escrever para um namorado meu !!!

    • by Marcos Chomen on março 9, 2015  17:38 Responder

      Isadora, infelizmente não temos como ajudar nisso. Você já procurou uma escola de música? Abs!

      • by Marcos Chomen on junho 24, 2016  15:04 Responder

        Desculpe, não entendi a pergunta.

    • by Marcos Chomen on março 17, 2015  16:13 Responder

      Oi Nalva, do que você não gostou? Obrigado!

  2. karea12@gmail.com'
    by Leandro Medeiros on março 18, 2015  20:31 Responder

    Olá amigo Marcos.
    Muito obrigado pelas dicas, estou satisfeito em saber que utilizava-as sem conhecê-las.
    Um método que eu uso também para compor algumas músicas, é algo como Chico Buarque fez por toda a carreira.
    Eu escrevo trechos, trechos de melodias e letras desconectados entre si, e, com o passar das semanas, eu os monto como quebra cabeças, formando novas idéias, como um organograma. Essa é minha contribuição.
    Valeu.
    Leandro Medeiros.

    • by Marcos Chomen on março 23, 2015  17:16 Responder

      Muito legal, obrigado pela dica! Abs!

  3. Marvinl.ml35@gmail.com'
    by Marcos on abril 3, 2015  14:30 Responder

    Eu escrevi como se fosse um texto mais nao consigo transforma em musica agora o que eu faço ?

    • by Marcos Chomen on abril 6, 2015  14:50 Responder

      Marcos, para transformar um texto em música você tem que alterar métricas entre outras coisas. Você tem um parceiro músico para lhe ajudar?

    • ra.queel@hotmail.com'
      by alici on julho 14, 2016  18:03 Responder

      voce tem gue ter emoçao guado for fazer

  4. julianamoenas2@hotmail.com'
    by Juliana on abril 6, 2015  19:42 Responder

    Oii,tipo eu entendi o que voces querem dizer mas é minha primeira musica que eu tento compor mais não sei como começar,o que eu faço???

    • by Marcos Chomen on abril 15, 2015  19:35 Responder

      Juliana, você já está estudando música? O ideal é começar em uma boa escola que seus professores vão lhe ajudar muito. Obrigado!

    • joaomsperandios@hotmail.com'
      by joao marcos on maio 3, 2015  00:02 Responder

      o bom amigo é sempre vc definir um refrão ai o inicio vem fácil

      • Keityanebrito@gmail.com'
        by Keityane brito on julho 12, 2016  22:24 Responder

        Entao eu pensava isso ate entao tenho um refrao mais nao faco ideia de com montar o comeco e o final, tenso

    • henrikholmesjack@gmail.com'
      by Holmes Jack on novembro 17, 2016  03:10 Responder

      Uma letra de Música é composta por partes fixas e opcionais dependendo da estrura que queira tornar a sua musica.
      Fixos: Refrão (Gancho) e Versos
      Opcionais: Introdução e Ponte.
      Ordem Natural:
      1.Introdução
      2.Verso
      3.Refrão
      4.Verso
      5.Refrão
      6.Ponte
      7.Refrão
      Letras que indicam cada um:
      A-Verso
      B-Gancho
      C-Ponte
      "I"(Into)-Introduçao.
      1.Introdução: Trecho no qual é escrito uma pré-melodia, que geralmente não se repetirá.
      2.Versos: Trechos no qual escreve-se a melodia da musica(ritimo/levada), podem repetir pós o refrão ou mudar, porem sempre mantendo tons igulaveis as vezes pouco mais altos ou infátizados.
      3.Gancho: trecho focado em repetir varias vezes com melodia e letra fixas!, a parte da musica que gruda na cabeça feito chiclete metaforicamente falando.
      4.Ponte: Variaçao de tons e melodia radicalmente, em que se diga em todos casos, este trecho pode ser muitissimo breve.

    • henrikholmesjack@gmail.com'
      by Holmes Jack on novembro 17, 2016  03:37 Responder

      Continuando.
      Depois de como Saber estruturar sua musica:
      1.Deixe seus sentimentos fluirem, ideias virem. Escreva tudo o que vinher a cabeça.
      2.Pegue os esbolsos e escolha, [modifique] e encaixe-os de modo que, consiga o que quer.
      Esteja em mente um estilo, mas nao precisamente recorra a exemplos quase sempre ou se prenderá a imitações.
      Siga as dicas do Dan e mais: Tente fazer uma letra de musica quando estiver expirado com amor, revolta(Critica), alegria ou tristeza, extasiado ou excitado, ou com o sentimento sobre a vida e o mundo no seu ponto de vista no momento em que sente sensações que te levam a outro lugar, tempo, memoria e visão.

  5. joaomsperandios@hotmail.com'
    by joao marcos on maio 2, 2015  23:59 Responder

    muito bom, já conseguir escrever uma musica nova só de ler essas dicas.

    • by Marcos Chomen on maio 13, 2015  19:46 Responder

      Muito legal que conseguimos ajudar! Sucesso!

  6. gutptc@hotmail.com'
    by rodrigo arcanjo silva on maio 17, 2015  19:34 Responder

    gostei muito espero por em pratica e poder relatar aqui ideias e se alguém ai quiser compartilhar as suas ai também comigo. abraços e vlw ai

    • deivid_dede_07@hotmail.com'
      by Deivido matias on janeiro 15, 2016  03:53 Responder

      Eu já fiz uma música só que o refrão eu não gostei como faço para melhora? O problema eu acho que são as rimas!!

      • by Marcos Chomen on janeiro 26, 2016  15:12 Responder

        Deivido, é dificil dizer como fazer para melhorar, mas leitura é fundamental. Quanto mais você ler poesias e livros de literatura mais idéias vão aparecer. Abs!

  7. danilofreitas@msn.com'
    by Danilo on maio 18, 2015  16:52 Responder

    Ola, so achei meio sem sentido , a terceira dica, pois diz pra se afastar do instrumento, para que voce encontre sua originalidade, ele diz pra cantarolar, melodiar sem acompanhamento, cantarolando buscando melodias ( e isso ja diz na dica de melodia a segunda dica)
    eu tenho mesmo que passar semanas ou meses sem triscar no instrumento? Ja que sou musico, eu quero conciliar a composição com a musica, pois amo os dois.....sou guitarrista tambem... (ja que existe compositores que nao sao musicos)
    mas acho desnecessário ter que se desligar do instrumento , quando for compor musicas novas, ja que eu tenho o dia para isso e a noite para estudar guitarra....

    LA ELE DIZ:
    (((((.É frequente que eu não pegue o violão por semanas ou mesmo meses quando estou escrevendo uma nova composição. Isso pode parecer alienígena, mas este método permite que a música se defina para você.)))) e logo depois disso ele diz

    ((((((((((Se você andar por aí cantando sua música repetidamente, de um jeito bem abstrato, a cadência, a melodia e mesmo a estrutura de notas vão todos começar a se mostrar para você, como se a música estivesse pedindo para existir. Tente visualizar sua música respirando por ela mesma através da sua voz até a existência. Esta é a ferramenta mais potente que já encontrei para a hora de escrever.))))))))))))))

    Será que é preciso esquecer o instrumento enquanto estiver construindo a musica??? Isso vai de cada um?? E to pensando em esquecer as cadencias, campo harmônico, funções harmônicas...e estudar apenas acordes , ritmos e palhetada alternada.... fiquei com medo agora ahuehuaseuhasehu.... mas eu acho que ele deve ta falando das musicas em cifras, sequencias conhecidas , e isso eu passo e longe. Com a brilhante ideia de criar melodias sem acompanhamento (por medo das sequencias conhecidas familiares e de plagio, acostumar a mente com sequencias conhecidas ou manjadas) OU compor e cantar suas musicas sem nenhum acompanhamento, eu acho que nao tem necessidade de se livrar do seu instrumento seja violão ou guitarra para que voce se torne num compositor original, na minha humilde opniao as dicas numero 1 e 2 ja bastam, 1; ler e reler sua letra, para que possa voce possa lapidar, amadurer, dar sentido a sua musica (pensar ou rasciocinar sem parar, quanto mais melhor ne?) ...
    2; criar melodias, com vogais ou silabas, sem instrumento ,ou seja, buscando de sua criatividade, cantarolar , inventar, e ir aperfeiçoando sua melodia, tornando a cada vez mais original e a sua mente tambem (sua criatividade) quanto mais melhor tambem ne?

    Esquecendo da letra, e do ritmo, resumidamente, fazer os dois separadamente, pois hoje mesmo eu fiz isso e pouquíssimos minutos tive uma ideia atras da outra, para o animo de todos nos.... bom eu acho q e isso, se eu tive ideias em poucos minutos ou segundos , acho que voce pode tranquilamente continuar namorando seu instrumento, ou seja, na minha opniao se eu estiver correto tambem ne, o importante e separar focar em apenas um , ja passei muita raiva tentando criar melodias unicas e originais em sequencias conhecidas manjadas de musicas famosas, e ficava: poxa se eles conseguem por que eu nao? Isso quer dizer , que TAMBEM nao e impossivel, voce criar melodias unicas com o instrumento na mao, em cima das cadencias conheecidass, das sequencias bem usadas... o negocio e que tem que lutar mesmo, buscar ate encontrar sua originalidade, apenas e uma maravilhosa e brilhante ideia voce fazer tudo separado, criar melodia sem letra, sem instrumento, focando apenas na melodia. E quanto a letra, fazer como se estivesse fazendo uma redação ou um texto igual nos tempos de escola, eu acho q isso e um apoio para nos iniciantes, para depois voce compor com a viola na mao cantando em cima das sequencias conhecidas, eu ja senti isso, mas se eu estiver errado gente, por favor me corrigem, mas acho que nao da pra passar toda temporada de uma elaboração musical sem triscar no violao ou na guitarra nao hehehehhee.....Eu acho q isso gente... valeeeeeeu

  8. bela-handmade@hotmail.com'
    by Isabela on maio 27, 2015  18:16 Responder

    Adorei as dicas, vou testa-las rs eu tenho algumas composições e não sei tocar nenhum instrumento, apenas vou escrevendo o que vem na mente sabe, na medida que vou escrevendo a melodia já me vem, então eu gravo pra não esquecer rs valeu pelas dicas <3 Abraço.

  9. contatofilipeguerra@hotmail.com'
    by Filipe on junho 17, 2015  19:15 Responder

    Alguns momentos, como agora, a criatividade não vem como uma fórmula mágica.
    E eu tenho que parar tudo que estava tentando, para respirar, e quem sabe voltar com a cabeça mais fresca pra sair uma nova composição.

  10. rgiardino2011@hotmail.com'
    by Rita de Cassia Bastos Giardino. on junho 28, 2015  01:17 Responder

    Eu ja fiz as minhas composicoes so falta eu mostrar ao meu professor de violao.Ele vai me ajudar com as notas musicais das musicas que eu fiz.

  11. fernandogans@hotmail.com'
    by Fernando on junho 29, 2015  05:59 Responder

    Minha maior dificuldade está no refrão, tenho muitas letras até boas guardadas, mais todas imcompletas, pois sempre que chega na hora do refrão eu travo! Tem alguma dica pra isso?? Obgdo!!

    • by Marcos Chomen on julho 14, 2015  14:25 Responder

      Fernando, o ideal é você procurar uma escola de música para completar seu perfil e tirar essas dúvidas. Obrigado!

    • paulinho.maciel@hotmail.com'
      by Paulinho on julho 23, 2015  04:12 Responder

      Ola Fernando tudo bem?
      Seu comentário me chamou a atenção pois tbm sou compositor e tenho o contrario do que VC tem, encontro muita facilidade de fazer refrões e sou pobre em idéias iniciais nas composições, quem sabe agente faz algumas trocas completamos algumas composições juntos , podemos tentar? Me manda por email alguma ideia sua. Paulinho.maciel@hotmail.com

    • mr.john9007@gmail.com'
      by John on fevereiro 23, 2016  05:58 Responder

      Olá bom dia Fernando.

      Eu também sou compositor,e tive esse problema mas consegui ultrapassar isso com os americanos,quando percebi que eles faziam o incrível em poucas palavras.
      Eu gostaria de trabalhar contigo em algum projecto ou simplesmente em alguma letra,seria a minha primeira experiência em trabalhar com alguém.
      Meu contacto Facebook é( John Romances ou jv.oiromances@gmail.com). Felicidades para si mano

  12. kinrley.com@gmail.com'
    by Kinrley on julho 8, 2015  17:29 Responder

    Boas Dicas... Só acho que cada pessoa tem sua forma propria de absorver e expressar conhecimentos. o que pode parecer tragico para um, No entanto para outro provoca risos... O que eu quero dizer é que nos seres humanos somos subjetivos, Temos cultura e costumes variados.
    Algumas pessoas já nascem com facilidades
    Para executar "determinda tarefa"... no dito popular, Chamamos isso de talento...
    Bem, tenho 17 Anos. E estou tentando escrever Cirandadas... Moro na cidade que realiza o maior festivel folclorico de cirandas do mundo. E no entanto gostaria muito de ajudar a minha. Escrevo poemas...
    Alguma ajuda?...

    • by Marcos Chomen on julho 14, 2015  14:23 Responder

      Kinrley,
      Não temos a fórmula, só dicas.... Você está no caminho certo. Acho que deve procurar uma escola de música para completar seu perfil. Obrigado e vá em frente!

  13. lsouza450450@gmail.com'
    by Lorena Batista on julho 21, 2015  14:58 Responder

    Eu amei muito as dicas, muito enteressante de verdade, por que apesar de eu conseguir compor as vezes eu sou muito desorganizada e aqui encontrei algumas dicas simples mas que na verdade faz toda a diferença. Eu nunca consegui compor assim do nada, porque agente ter uma inspiração ja é um começo eu digo por experiencia própria esse é meu jeito, e eu não toco nenhum tipo de instrumento então não é dificio pra min fica longe, mas pretendo aprender algum em especial violão. mas consigo compor se eu não estou com alguma inspiração no momento e quero compor naquela hora, não tem problema eu procuro uma rsrsrs.. .Eu acredito que as vezes a pessoa ja nasci com o don e tem outras que consegue adquirir, tem que ter muita paciência. tem outras que ja tem uma maneira de compor, mas novas dicas sempre é bem vinda.

    Obrigadfo pelas dicas, amei e sucesso!!!!

  14. brunofrenetico88@gmail.com'
    by Bruninho on agosto 4, 2015  02:14 Responder

    Quando eu quero compor uma musica, eu começo pelo título dela, daí tenho uma ideia de como vai ser a música. Penso na primeira coisa que vem em minha cabeça e coloco no título, mas não um título bizarro, né, assim se o título tiver sentido com a música, tudo bem. Tente não deixar a música meio clichêr. Tente escrever a música como se estivesse corvesando com alguém ou algo assim. Assim! Não esquece das estruturas: A B C D = introdução, estrofe, refrão, conclusão. Normalmente eu escrevo com assim: INTRODUÇÃO, ESTROFE, ESTROFE E REFRÃO.. Vlw

  15. dgcoutinho1@gmail.com'
    by Diego Coutinho on agosto 13, 2015  01:36 Responder

    Ótimas dicas. Também tenho um canal no youtube com dicas de composição, e eu agradeceria muito a visita. Ainda estou no começo, mas pretendo enviar videos periódicos. Abraços

    https://www.youtube.com/channel/UCVv0mZJ9hzTiXKMw1MLE0FQ

  16. ronield-rronield-ramos@hotmail.com'
    by ronielde on setembro 8, 2015  13:05 Responder

    Eu queria muito se uma comoositora mais vejo aqui que eu não tenho condições sou muito pobre eu queria só uma dica não tenho nem violão me ajuda com suas dicas

  17. projetosguilherme@gmail.com'
    by Guilherme on outubro 26, 2015  13:42 Responder

    Olá dan hazlett, parabéns pela sua postagem e entendi perfeitamente o que vc quis dizer. Resumindo vc deu os braços agora as pernas a gente tem que correr atrás do nosso jeito e de nosso sentido. Esse é seu sentido que vc usar para compor, quem quiser usar essas técnicas postadas boa sorte, agora tem pessoas que já querem que vc da um jeito de terminar ou começar a composição para eles, por isso que muitas músicas nem fazem sucesso por tanta ansiedade de fazer a letra e não sentir a música. Uma dica bem poderosa que deixo e vários artistas que passam por programas de televisão também falam é "Sentimento", use sentimento nas canções que vcs irão longe, valeu...

  18. vitoria_bunita2013@hotmail.com'
    by vitoria on novembro 3, 2015  16:04 Responder

    oque eu falei tu nao vai conseguir tentou me derrubar mais ainda estou aqui sou a mc vitoria se liga na parada não conguiu vira ouro acabou virando lata tu ta pensando que vai me oprimir na frente da galera e emelhor ficar ai n tenho medo de você muito menos do seu bomde sou a mc vitoria chamo logo o meu bomde vão de exculaxar e te cubri de porrada voce queria ser eu mais acabou virando lata voce queria ser eu mais e minha fã incubada

  19. esther.areia@gmail.com'
    by Esther Areia on novembro 19, 2015  17:37 Responder

    Adorei as dicas!!! Muito obrigada

  20. stl.macuacua@gmail.com'
    by Stélio on novembro 25, 2015  16:45 Responder

    obrigado pelas dicas.
    Creio que me serão úteis e que irei compor muitas músicas usando as dicas. até agora só tenho uma composição e ela precisa de muitos aranjos (melódicos, refrão , estrofes) . Quem puder cooperar comigo ai está o meu e-mail . Stl.macuacua@gmail.com

  21. matheusanttt@live.com'
    by Matheus on dezembro 2, 2015  19:34 Responder

    Minha melhor tecnica eh ter uma frase interessante no começo, pq pra mim essa frase vai puxar o restante da composição. Muito bom esses conselhos seus professor. Obrigado.

  22. tadeus2801@gmail.com'
    by Tadeus Rodrigues on dezembro 14, 2015  04:57 Responder

    Eu consigo compor com uma frase, uma palavra, tenho facilidade e um detalhe não sei tocar instrumentos, agora vou procurar um produtor pois quero gravar uma das minhas primeiras músicas.

    Valeu galera com essas dicas vou criar muitas outras rimas, desculpe não disse tenho composição de rap, funk e agora também sertanejo.

  23. randeson01@gmail.com'
    by Randeson Silva on dezembro 28, 2015  00:02 Responder

    Ótimas dicas! Sou compositor, tenho várias músicas, mais muitas vezes na hora de fazer o refrão eu travo. Se alguém quiser trocar experiências comigo. Meu email: randeson01@gmail.com

  24. crazyan2001@outlook.com'
    by yan on dezembro 30, 2015  04:33 Responder

    Gostei muito das dicas minha primeira composição foi aos 12 anos e agora tenho 13 anos e percebi que foi desenvolvendo todas letras e eu sempre gravo algo que chama atenção e frases, imagens,filmes,e sempre coloco todos juntos e forma uma canção
    Obrigado pelas dicas cara vlw

  25. crazyan2001@outlook.com'
    by yan on dezembro 30, 2015  04:34 Responder

    Gostei muito das dicas minha primeira composição foi aos 12 anos e agora tenho 14 anos e percebi que foi desenvolvendo todas letras e eu sempre gravo algo que chama atenção e frases, imagens,filmes,e sempre coloco todos juntos e forma uma canção
    Obrigado pelas dicas cara vlw

  26. kellirolan@gmail.Com'
    by kelli Rolan on janeiro 7, 2016  14:23 Responder

    Eu sempre escrevo mais Não fico satisfeito com que escrevo oq faço??

    • by Marcos Chomen on janeiro 11, 2016  18:52 Responder

      Kelli, o trabalho criativo é assim mesmo. Keep going que voce chega lá!

  27. reginaldoacsilva@hotmail.com'
    by Reginaldo silva on janeiro 8, 2016  02:45 Responder

    Gostei muito de suas dicas, componho há muito tempo mais como não toco nada, e as minhas musicas vem na inspiração já com a melodia, fiquei muito tempo parado sem ânimos e sem direção para compor,cada um que eu ia atrás, me jogavam balde de aguá fria,diziam:para fazer musica tem que saber tocar, como vc vai registrar sua musica se vc não sabe fazer notas? fiquei tão para baixo e larguei tudo, e perdi cada coisa linda. agora vejo que tem caminho sim, fazer musicas sem saber tocar. e o mais precioso, com suas idéias a minha inspiração veio com vontade própria.

  28. Juarezmatos@ymail.com'
    by Jucarmatos on janeiro 16, 2016  18:34 Responder

    Interessante suas dicas, encaixo-me nelas plenamente, pois não toco nenhum instrumento
    E as músicas que componho surgem naturalmente, por exemplo estou caminhado elas vão surgindo as gravo no celular depois passo para o papel fazendo a correção necessárias. Na verdade são músicas Gospel louvores. Um abraço JMATOS do CCB.

  29. contato@leandromagnus.com.br'
    by Compositor Leandro Magnus on janeiro 31, 2016  05:31 Responder

    Opa! A parte que você diz pra se afastar do instrumento... eu sempre pensei assim e comentava com pessoas que nunca conseguiram entender. Hoje com mais de duas centenas de faixas gravadas por artistas de todo o país continuo utilizando esta técnica. No caso, se tu for compor baseando-se nos teus conhecimentos na hora de tocar, ficarás limitado a fazer tudo muito parecido. Comentado :)

    • robertocrespim@hotmail.com'
      by Roberto on março 5, 2016  01:13 Responder

      Compositor Leandro, eu estou a precisar fazer isso mesmo. As sequencias dos acordes estão sendo os mesmo, uma canção acaba fazendo lembrar de outras kkkkk

      • by Marcos Chomen on março 7, 2016  17:11 Responder

        Roberto, você precisa procurar uma escola de música e dedicar-se a harmonia, arranjos, etc... É um estudo árduo mas vai lhe trazer retorno.

  30. mr.john9007@gmail.com'
    by John on fevereiro 23, 2016  06:06 Responder

    Foi bom
    E adorei os comentários


    John é um compositor querendo trabalhar com outros compositores.

  31. Iago.bitencourt27@hotmail.com'
    by iago bitencourt on fevereiro 28, 2016  11:29 Responder

    Olá, venho desde ano passado compondo e criando melodia no tom q se encaixa as letras, 44 musicas e 2 em espanhol. Toco violao mas n fiz curso aprendi em casa por isso nao sei criar solos para a melodia ficar melhor... Fiz uma apresentaçao para minha familia e eles me disseram q ficou mto boa as letras, mas meu tio, ele disse q achou mto legal e criativo e q eu tenho q umas musicas falta algo. Como posso finalizar uma musica? Algumas eu consigo outras n finalizo tipo uma parte final... E como registro? Tem um homem vindo a procura de compositor de minas ver minhas musicas e nao tenho dinheiro neste momento para registrar.
    Grato, Iago Bitencourt

    • by Marcos Chomen on março 7, 2016  15:28 Responder

      Oi Iago, procure uma sociedade de direitos autorais em sua cidade para conversar. Segue um link http://www.ecad.org.br/pt/eu-faco-musica/associacoes/Paginas/default.aspx

  32. leov.souza15@gmail.com'
    by Léo Vieira de Souza on março 2, 2016  14:24 Responder

    Olá, gostei muito...e como composição é algo particular, essa troca de ideias só agrega a todos os envolvidos, sou compositor também, na realidade muito mais um "Letreiro", pois componho dês dos 11 anos poemas, e ao me esforçar e aprender violão juntei as duas coisas, mais sinto muita dificuldade em definir TOM, montar solos, arpejos, afinar as guias das composições, muito por conta desse aprendizado sem base teórica, uma vez que aprendi sozinho em casa, toco razoavelmente bem, mais meu conhecimento esta estagnado, gostaria de aprender tudo sobre harmonia, escalas, progressão, improvisação...pois a musica vem em minha cabeça pronta, imagino a bateria, os rastros de baixo, os arranjos, mais não consigo passar para o papel, e as musicas ficam muito básicas e embora tenha algumas já gravadas por artistas gostaria de torna-las mais atrativas com recursos musicais melhores. Se alguém tiver algum material para disponibilizar, ficaria muito grato se me envia-se:

    leov.souza15@gmail.com

    Obrigado !

  33. robertocrespim@hotmail.com'
    by Roberto on março 5, 2016  01:02 Responder

    Boa noite Pessoal!

    Esse tema é muito importante.
    No meu caso é o seguinte: eu venho a escrever letra de música a um bom tempo, desde garoto, por isso posso dizer que sou bom nisso. Mas agora que aprendi a tocar violão não consigo escrever uma canção sem acompanhar no violão, o problema é que as sequências dos acordes acabam sendo iguais(uma com esssa, e aquela com a outra). Eu já não sei o que fazer, me ajudem por favor.

    • by Marcos Chomen on março 7, 2016  17:11 Responder

      Roberto, você precisa procurar uma escola de música e dedicar-se a harmonia, arranjos, etc... É um estudo árduo mas vai lhe trazer retorno.

    • thicarioca@hotmail.com'
      by thiago soares on agosto 27, 2016  16:56 Responder

      Roberto tudo bem ? me chamo thiago e sou de uma banda que toca de estilos variados no estado de SP, fazemos mashups sertanejos dentre outros ritmos , estamos a procura de cancoes para serem gravadas caso haja exito nas cancoes , veriamos o lado profissional e burocratico , caso se interessa favor enviar algum material e letras no meu email porfavor !
      um abraco e obrigado

  34. pelemooca@gmail.com'
    by Cleiton Asca on março 9, 2016  04:47 Responder

    Bom dia
    Me identifiquei muito com a técnica que vc compartilhou
    A inspiração não é fácil de encontrar, como li em alguns lugar a inspiração e apenas 10 por cento e o restante e trabalho pesado
    Bom vamos la, eu não seu tocar nem caixa de fósforo, mas escrevo minha musicas com melodia
    Acho que pelo fado de não saber tocar desenvolvi uma técnica semelhante a sua
    A inspiração pra mim vem quando estou cantarolando uma melodia que me vem a cabeça e logo ela se completa vejo toada a história que tenho que colocar na musica, vem tudo na minha cabeça e com melodia
    As vezes a música fica dias ou até meses para ser finalizada ou para desenvolver a história, mas eu já tenho tudo em mente, é so desenvolver
    Como sou sambista outra técnica que estou usando para consertar a melodia depois que a música está se desenvolvendo são os loops
    Baixei alguns loops de percurssão da Internet e estão me ajudando muito

    Obrigado e boas obras
    Cleiton Asca
    Compositor

    • thicarioca@hotmail.com'
      by Thiago Soares on agosto 27, 2016  16:55 Responder

      Cleiton tudo bem ? me chamo thiago e sou de uma banda que toca de estilos variados no estado de SP, fazemos mashups sertanejos dentre outros ritmos , estamos a procura de cancoes para serem gravadas caso haja exito nas cancoes , veriamos o lado profissional e burocratico , caso se interessa favor enviar algum material e letras no meu email porfavor !
      um abraco e obrigado

      • thicarioca@hotmail.com'
        by Thiago Soares on agosto 27, 2016  17:23 Responder

        thicarioca@hotmail.com

  35. alexandresezini825@gmail.com'
    by alexandre on março 20, 2016  02:14 Responder

    Obrigado pelas dicas... gostei muito e tenho varias composições mas nao sei como divulgar elas, vc teria alguma dica para mim?

    • by Marcos Chomen on março 23, 2016  19:10 Responder

      Alexandre, aqui no blog temos várias dicas e veja do lado direito vários guias para donwload de como promover sua música. Abs!

  36. leandrokaedo@hotmail.com'
    by ola bom dia a todos on março 21, 2016  13:26 Responder

    ola eu também sou compositor,e uma dica boa também, e vocês buscar algo que viveu no passado que deu certo ou que não deu , e muito bom pra escrever musica.

  37. leandrokaedo@hotmail.com'
    by leandro on março 21, 2016  13:29 Responder

    WhatsApp 88 9 93150925 se alguém afim de trocar experiencia pode me chamar no WhatsApp

  38. otaviosmaciel@hotmail.com'
    by Otavio on abril 8, 2016  04:16 Responder

    Amigão, boa noite.

    Adorei as dicas, componho a 8 anos, realmente vou testar as ferramentas.
    Uma das técnicas que uso pra mim é que é muito boa, é a seguinte: pego o violão e faço uma sequência de acordes que me agrade. Depois canto em inglês... Hahaha, isso mesmo, não falo inglês, canto coisas aleatórias, tudo que vem na minha cabeça inconscientemente. Já invento uma melodia e uma possível ideia pra letra... Por exemplo, canto aleatoriamente as palavras "to who stay my way"... Meio sem sentido, mas já da ideia pra cantar por exemplo " continue ao meu lado". Aí vai...

    Hahaha, falou amigão! Ate mais.

  39. jessepereira0000@gmail.com'
    by Jesse on abril 24, 2016  20:51 Responder

    Gostei do artigo, é sempre bom aprender nova maneiras de compor, afinal nunca sabemos tudo. Só ouvindo diversos estilos de musica aprendemos diversas formas de escrever uma canção e esse modo citado acima é novo pra mim, tentarei aplicar em novos projetos musicais.

  40. ps7164385@gmail.com'
    by Pablo Pierre on maio 23, 2016  03:57 Responder

    Olha gente,gostei de todos comentários,eu sou compositor,e minhas música são legais,mas tem um problema queria ser cantor não compositor..

    QUERIA SABER SE POSTAR VIDEOS EM REDES SOCIAIS,POR EXEMPLO YOUTUBE FACEBOOK,etc
    SE É BOM MESMO,MESMO NÃO SENDO PROFICIONAL ..
    abraços √√√^^

    • jujumoura123456@gmail.com'
      by juliana on junho 21, 2016  19:53 Responder

      n sei tenta

  41. veronicafelix48@hotmail.com'
    by Veronica Felix on maio 29, 2016  19:43 Responder

    Oi! Sabe o que me acontece e que quando eu escrevo eu sinto a musica , mas depois quando vou ler ela perde a graça, a emoção do que na hora em que a escrevi sabe? Parece que evapora!

  42. jujumoura123456@gmail.com'
    by juliana on junho 21, 2016  19:50 Responder

    eu escrever uma musica so que eu n tenho ideia de onde começar

  43. t_alissonfelipe@hotmail.com'
    by Talisson Felipe on julho 8, 2016  13:34 Responder

    Eu escrevo algumas músicas, nunca tinha ouvido falar dessas técnicas mas uso elas involuntariamente, vejo que estou no caminho certo.
    Mas a dúvida que eu tenho é o seguinte, como consigo que minhas canções cheguem até algum artista, como eu não toco e nem canto como vou usar essas técnicas pra apresentar a um artista a canção, e se há meios que façam que essas canções cheguem aos cantores.

    • thicarioca@hotmail.com'
      by thiago soares on agosto 27, 2016  16:53 Responder

      Talisson tudo bem ? me chamo thiago e sou de uma banda que toca de estilos variados no estado de SP, fazemos mashups sertanejos dentre outros ritmos , estamos a procura de cancoes para serem gravadas caso haja exito nas cancoes , veriamos o lado profissional e burocratico , caso se interessa favor enviar algum material e letras no meu email porfavor !
      um abraco e obrigado

    • thicarioca@hotmail.com'
      by thiago soares on agosto 27, 2016  17:23 Responder

      thicarioca@hotmail.com

  44. ghislane09rosa@outlook.com'
    by gislane on julho 16, 2016  13:50 Responder

    Estou ha um tempo lendo sobre como compor musicas como iniciar uma melodia,entao colequei em pratica fiz o primeiro paragrafo,achei legal o inicio mais nao estou conseguindo por uma letra legal pra chegar ao refao que inclusive ja tenho uma frase escrita..o que faço agora?

    • by Paula Humphries on agosto 17, 2016  21:26 Responder

      Olá Gislaine,

      Tente buscar inspiração em outras coisas que você gosta de fazer, ou talvez livros e poesias que gosta de ler. Assim quando você menos esperar a letra começa a fluir. E se o bloqueio for grande, busque uma parceria!

      Veja mais dicas que pode colocar em prática de outros posts nossos: http://somosmusica.com.br/5-dicas-para-comecar-compor-com-conselhos-e-anedotas-de-joni-mitchell-john-fogerty-rodney-crowell-e-outros/
      http://somosmusica.com.br/como-nao-deixar-peteca-cair-com-composicao-musical/
      http://somosmusica.com.br/3-dicas-para-escrever-musica-em-parceria/

      Obrigada!

  45. lueleoterio@hotmail.com'
    by Luciana Eleoterio on julho 21, 2016  01:29 Responder

    Ola!
    Meu problema é o mesmo do Talisson, tenho facilidade pra escrever, mas não toco nada, nem nunca estudei musica, até por que aqui na minha região(CACOAL, RONDÔNIA) não tem escolas de musica , nem produtoras musicais, então fica difícil fazer os arranjos. O que eu tenho são só escritas no papel, mas consigo cantar algumas só usando a voz mesmo. O que pretendo fazer é enviar essas escritas nas redes sociais de alguns cantores que acho que têm a ver com o que escrevo, sei que é quase impossível que eles pelo menos leem, mas se eu não tentar nunca vou saber se vai dar certo ou não.

  46. pietraejesieletavares@hotmail.com'
    by jesiele on agosto 7, 2016  02:45 Responder

    eu e minha mãe gostaríamos de escrever uma musica! você ter alguma dica?

    • by Paula Humphries on agosto 10, 2016  20:57 Responder

      Olá, Jesiele! Além de colocar as dicas desse post em prática, você podem dar uma olhadinha nesses outros artigos que publicamos: http://somosmusica.com.br/5-dicas-para-comecar-compor-com-conselhos-e-anedotas-de-joni-mitchell-john-fogerty-rodney-crowell-e-outros/, http://somosmusica.com.br/3-dicas-para-escrever-musica-em-parceria/. Obrigada!

  47. lucianonarcizo@gmail.com'
    by Luciano Narcizo Pedro on agosto 16, 2016  03:06 Responder

    O meu coração bate forte por você
    Eu já concluí que sem você não sei viver
    Você para mim é muito importante
    Por mais que eu faça por ti jamais será o bastante.
    Refrão: você é muito bela é muito atraente
    Ao teu lado sou feliz e
    Estou sempre contente
    Teus olhos são tão lindos
    Nunca vi outros iguais
    Teus labios tão macios
    Teus beijos são de mais
    Quando você me abraça
    Quase chego a delirar
    O que mais quero nessa hora
    É o momento eternizar.
    Meus olhos contam os segundos
    Para reencontrar o teu sorriso
    Meus ouvidos os minutos
    Para ouvir a sua voz
    Por mais que ocupado eu esteja
    Meus pensamentos estão sempre em nós
    Refrão.

  48. FERNANDA@MAIA.OLIVEIRA'
    by FERNANDA on agosto 24, 2016  18:29 Responder

    OLHA EU AINDA SOU CRIANÇA E JÁ SOU CANTORA PROFISSIONAL ERA ASSIM TIPO VOCÊ MAIS TEM UM PROPÓSITO EU SO CANTO MUSICAS ANTIGAS EXEMPLO; ROBERTO CARLOS, RAUL SEIXAS,ALCIONE,ETC....
    EU APRENDI ISSO AGORA ANTES EU CANTAVA A MODA ANTIGA I E SO RELAXA

  49. Avilmarmusica@gmail.com'
    by Avilmar on agosto 25, 2016  03:01 Responder

    Por favor, eu estou com 60 primaveras, estou uma fera, para compor e para cantar faço letra e melodia, Componho todo dia
    Mas eu quero arrebentar
    Componho religiosa certanejo
    Para qualquer tipo de artista
    Tenho uma para o amado batista
    Só falta lhe apresentar
    Para encerrar
    Tenho outros modelo
    Pará o gosto brasileiro
    Romântica e roqueiro
    Da para sambar
    Quem ouviu disse que são boas
    Madaram um cantor eu Procurar
    Ou contratar um empresário
    Para conhecer as letras do compositor Avilmar
    Bom, resumindo eu Componho e queria apresentar as minhas músicas a um artista, tenho uma romântica que é a estilo do Amado Batista.
    Como fazer para apresentar meu trabalho.

  50. deycitavares23@gmail.com'
    by deyciellen tavares on setembro 13, 2016  00:07 Responder

    pois sou uma joven de 14 anos e estou tentando compor uma musica sertaneja no caso seja sertanejo univesitario , toco violão e estou em uma escola de musica ja conheci varios estilo de musica e varios estrumentos e hoje tnho uma pequena dificuldade de começar a compor uma musica e ja tentei me basea -las em historias reais como tem acontecido cmg... muito boas as dicas me ajudou bastante me identificar com composições .. poderia me dar algumas dicas mais claras sobre como começar uma composiaço

  51. astormusic@hotmail.com'
    by Astor on outubro 5, 2016  11:37 Responder

    Gostei muito das orientações, pois colabora, na organização das idéias e partes, gosto muito de ficar atento, com as antenas ligadas, como sensores, para obter novos temas, recentemente encontrei uma amiga, na saída de um mercado, que me perguntou, ah é aqui que você se Esconde? Pronto, isso serviu de gancho, pois desenvolvimento de uma idéia musical, Abraços

  52. rudygleson@gmail.com'
    by rudygleson lins on outubro 8, 2016  10:51 Responder

    Tudo que você falou bate, fiz uns testes e da certo. Compor com violão entra em padrão e sem conseguimos ideias novas. PARABÉNS!!!!

  53. hugoaugusto863@gmail.com'
    by hugo on outubro 19, 2016  21:11 Responder

    Eu tô tentando compôr minha primeira música, nela eu estou envolvendo emoção e me inspirando em minha namorada, to só escrevendo a letras como se fosse um tempo que eu estivesse mando a ela .... e dps de terminar eu vou melhorando cada parte da música .

  54. gledice0041@gmail.com'
    by pedro coco on novembro 2, 2016  17:00 Responder

    eu sei que tu estas a se sentir melhor mais quis se vingar porque porque
    sabe eu pensei se seria melhor se tu me perdoasse e me desse pelomenos
    uma segunda chance amor amor amor amor amor amor sei que o mundo ta
    cheio de lagrimas mais nao e por que o mundo ta traido so porque o amor
    acaba por qualquer minuto amor amor amor amor amor amor

  55. gledice0041@gmail.com'
    by pedro coco on novembro 2, 2016  17:02 Responder

    nao sei se a musica e melhor mais sim emoncionante
    eu gostaria de ser famoso como outras pessoas emocionar o mundo

  56. henriquesilva81@uol.com.br'
    by HENRIQUE GONCALVES DA SILVA on novembro 4, 2016  14:54 Responder

    Boa tarde!

    Vi aqui seu contato no site, estou tentando escrever uma musica mas não sei por onde começar e também não toco nenhum instrumento.

    A ideia dessa letra surgiu com a nossa história de vida, quero escrever e tentar entregar para uma cantora famosa.

    Será que vc faz esse tipo de serviços?

    Att. Henrique (35)9.9717-5991

    • by Paula Humphries on novembro 4, 2016  16:25 Responder

      Oi Henrique! O Dan Hazlett escreveu esse artigo como um convidado do nosso blog. Infelizmente ele não verá esse seu comentário. Veja alguns de nossos artigos que podem ajudar você nessa empreitada.

      http://somosmusica.com.br/o-abc-das-parcerias-musicais/
      http://somosmusica.com.br/5-dicas-para-comecar-compor-com-conselhos-e-anedotas-de-joni-mitchell-john-fogerty-rodney-crowell-e-outros/
      http://somosmusica.com.br/como-nao-escrever-sobre-sua-musica/
      http://somosmusica.com.br/3-dicas-para-escrever-musica-em-parceria/
      http://somosmusica.com.br/5-dicas-para-melhorar-suas-gravacoes-caseiras-agora/
      http://somosmusica.com.br/5-dicas-para-transformar-sua-proxima-musica-em-um-grande-hit/

      Sucesso!

  57. luciana_fsasouza@hotmail.com'
    by Luciana on novembro 10, 2016  18:50 Responder

    Boa tarde
    Gostei das dicas , não trabalho com música e tb não sei tocar estrimentos mais amo escrever , e de uns tempos pra cá tenho montado alguns trechos de coisas q escrevo q fazem bastante sentido , gostaria se saber se essas coisas q escrevo podem virar músicas?

    • by Paula Humphries on novembro 11, 2016  21:09 Responder

      Luciana, você deveria considerar fazer uma colaboração artística com algum músico ou banda que está em busca de letras para suas músicas. Aqui temos alguns artigos relacionados a este tipo de parcerias: http://somosmusica.com.br/voce-esta-com-mente-pronta-para-escrever-musicas-em-parceria/ - http://somosmusica.com.br/?s=parcerias+colabora%C3%A7ao+musical

      Boa sorte!

  58. ewcaudiovisual@gmail.com'
    by Eddy Russo on novembro 18, 2016  05:12 Responder

    3 dicas muito boas, e realmente complementares, ajuda muito na coesão textual e melódica...

    Muito obrigado... Trabalho com compositores de todo o Brasil, contato: ewcaudiovisual@gmail.com

    Abraço

  59. sirinhikene@live.com.pt'
    by SIRON HIKENE on dezembro 13, 2016  15:07 Responder

    Olá! Eu sou um jovem angolano, que acabei de descobrir uma nova parte de mim no que toca a música e a composição das letras, já ha um bom tempo que essa vontade de compor e cantar queriam sair, mas tinha outras prioridades para fazer, mas agora voltou a me chatear, e tive que lhe dar espaço, está a ser uma experiência muito boa, tenho feito muitas letras e as suas melodias, pretendo me tornar um cantor e divulgar as minhas músicas, e sei que ainda tenho muito a aprender, mas também sei que a paciência e a persistência, são o remédio para tudo. Muito obrigado pelas dicas, vai ajudar-me bastante.

  60. mabeije@hotmail.com'
    by marlene almeida on dezembro 16, 2016  06:17 Responder

    olá: eu escrevir uma musica por brincadeira e fiz um video. e mandei pra um amigo e ele postou no face e tive 833 visualizaçoes .e agora que viu que que cante.o que vc me aconselha.ja me deram um nome artistico. marlita brazil e ja tenho fãs sem conhecer.e nem cantei tao bem mais gostaram da letra. meu deus. me socorre. obrigada.

    • by Paula Humphries on dezembro 28, 2016  22:11 Responder

      Olá Marlene,
      Que legal que sua letra cativou a galera! A primeira coisa é você pensar no que pretende fazer com sua composição. Você pode gravar essa música e colocá-la em lojas digitais e sites de streaming ou até mesmo colaborar com artistas que queiram gravar uma versão da sua canção. Independente do que vá fazer, temos muitas dicas e artigos que podem te guiar melhor.
      Sucesso pra você!

  61. paulo.automation@gmail.com'
    by Paulo Roberto on março 12, 2017  22:23 Responder

    Olá Marcos,
    Obrigado pelas dicas.
    Tenho facilidade para criar musicas, porém, não faço por falta de incentivo.
    Gostaria de saber como eu poderia vender ou fornecer como parceria para músicos. Costumo criar as letras com melodia, porém, sem instrumentos, pois não toco nada. Inclusive fiz um samba que gostaria muito de ouvir na voz da Beth Carvalho, pois acho que combinaria muito. Como seria possível esse "aprouch"?
    Se eu tivesse encomendas, solicitações de artistas... Eu criaria uma atrás da outra...
    Tenho até um funk com duas frases, será que pega? "tá suave, tá maneiro" Kkk... Brincadeira...,
    Brincadeira a parte, consegue me ajudar?
    Abraços

  62. Amandaribero23@yahoo.com.br'
    by Amanda on março 27, 2017  21:55 Responder

    Gostei muito,adoro músicas e sempre quis escrever músicas assim,essas ficar me ajudaram muito
    Obrigado ☺

    • by Paula Humphries on março 29, 2017  22:09 Responder

      Legal, Amanda! Obrigada por participar do blog!

  63. diogodcf7@gmail.com'
    by Diogo Ferreira on abril 28, 2017  10:27 Responder

    Obrigado mano por nos prestigiar com um pouco do seu conhecimento. Usarei suas dicas de bom grado. Deus lhe abençoe.

  64. rubiafrancis58@gmail.com'
    by Josiane Maria on maio 20, 2017  16:46 Responder

    Bom dia! Obrigado pelas dicas eu estava precisando de algo assim meu tipo acho que puxa mais pelo lado da palavra dita tipo forma de texto e eu costumo me inspirar através de pessoas e fatos do cotidiano outras bandas músicos e por ae vai. Não sei se estou acertando ou estou quase lá. Mas que acaba saindo algo isso sai. Agora gostaria de saber sua resposta se estou no caminho correto se é por ae mesmo ou tenho que mudar algo. pois preciso de uma orientação pois quero contribuir com meus colegas . Mais uma vez meu muito obrigado ; )

  65. nany_costapaz@hotmail.com'
    by elane costa on maio 25, 2017  01:20 Responder

    sabe o procedimento quando se faz uma versão de uma musica?

    • by Paula Humphries on junho 18, 2017  17:14 Responder

      Elane, você precisa obter licenças/autorização antes de fazer um cover de uma canção. Veja onde se obter essas licenças aqui. https://members.cdbaby.com/license-cover-song.aspx Abraços

  66. IVANALMEYDA@GMAIL.COM'
    by ivan dos santos almeida on junho 23, 2017  23:47 Responder

    muito bom!!!! gostei, irei adotar esses metudos para minhas composicoes .bom ja eu me inspiro muito em esta em lugares movimentados ,como exe ;ao publico ,presto bastante atencao no que as falam na sua simplissidade enfim observo muito ,sua fisionomia e sua hitoria de vida .

Comente

Seus email não será publicado.