15 dicas de produtores musicais que mudaram o mercado

Quer uma dica pra melhorar sua carreira? TOMA 15, dadas pelos melhores produtores do mundo. Abra bem os ouvidos e vem pro SomosMúsica escutar de quem revolucionou o mercado

15 dicas de produtores musicais que mudaram o mercado[Este post, que apareceu primeiro no blog LANDR foi escrito por Rory Seydel, um músico e Gerente de Marca e de Comunidades na LANDR.]

Numa época em que um bilhão de novas músicas são lançadas a cada fração de segundo, é mais importante do que nunca que você ache seu próprio som.

Afinal, é isso que vai fazer você se destacar.

Então aí vão algumas frases de produtores musicais que mudaram o mercado da música, para te inspirar nessa jornada.

[Nota do editor: todas essas frases abaixo são de produtores musicais homens, o que nos indica dois problemas — 1) a produção musical ainda é um negócio predominantemente dominado por homens, com apenas 5% de produtoras mulheres, e 2) nós precisamos fazer um trabalho melhor para dar destaque à produção de mulheres. Confira ESTE POST para uma lista em inglês de mulheres que produziram rock clássico, pop, folk e discos de hip hop. E ESTE POST para uma lista de produtoras e artistas em atividade na dance music. E ESTE POST, em que 13 mulheres falam sobre como ajudaram a mudar a cultura masculina dos estúdios. Agora que dissemos isso…]

Phil Spector

“Eu me senti obrigado a transformar música em arte, do mesmo jeito que Galileu provou que a Terra era redonda e que o Sol não ficava parado.”

“Houve uma época em que os Stones estavam escrevendo várias contribuições. Olha, essa é uma palavra grande para mim – contribuição. ‘Satisfaction’ foi uma contribuição…. Teve um tempo em que eles estavam colaborando com todo mundo. Tudo era contribuição. Eles passaram a ser conhecidos como colaboradores. Eles entrarão para a história como uma força de colaboração. Uma influência importante.”

Gold Panda
“Eu não tenho um estúdio. Eu só trabalho no meu quarto, perto da minha cama. E realmente gosto disso. Eu prefiro que haja uma janela e bastante luz. Eu não conseguiria trabalhar num estúdio.Odiaria, e isso passaria para as faixas — bom, até tentei, mas não funciona. Eu realmente não curto a coisa de ficar no estúdio. Gosto muito de estar numa sala de estar com um estúdio no cantinho.Eu posso levantar e pegar uma xícara de café ou ver um pouquinho de TV, enquanto trabalho.”
Leia mais

Brian Eno
“Nos anos 1960, quando o negócio de estúdios realmente decolou, era a molecada da escola de arte que sabia usar esse sistema, não a galera da escola de música. Os estudantes de música estavam parados na noção de música como performance, efêmeral. Enquanto isso, os alunos de arte conseguiam pensar em música como pintura. Sabiam como fazer isso.”
Leia mais

Deadmau5

“Eu sou um grande defensor da tecnologia, principalmente para os mais jovens com quem converso, que querem começar a fazer produção musical e coisas assim.”

“Eu não desejo que ninguém passe a vida fingindo ser algo que não é e ter esse pensamento limitado de que vai ganhar um milhão sendo DJ. Minha mensagem é: você precisa trabalhar muito.”

Read more

“Se riqueza significa ser capaz de criar algo, e ter um negócio sustentável, mesmo que sua margem de lucro seja mínima… E que todos estejam se divertindo… então foda-se. Estarei me divertindo muito.”

Leia mais

Rick Rubin
“Antes do Def Jam, álbuns de hip-hop eram tipicamente longos, e raramente tinham “ganchos” entre as músicas. Essas músicas não conseguiam entregar a sensação que os Beatles conseguiam. Ao fazer nossos álbuns de rap soar mais como pop, mudamos a forma. E vendemos muitos discos.”

“….Eu tento fazer com que o músico sinta que está escrevendo músicas para os tempos de hoje, mais do que para um disco. Conforme eles vão escrevendo, eles vêm e tocam músicas para mim. Por alguma razão, as pessoas tendem a escrever 10 músicas e dizer: Isso basta para um disco, já deu. Quando eles tocam as músicas para mim, invariavelmente as duas melhores são as últimas. Depois eu digo ‘Você tem duas faixas, volte e escreva mais oito.’ ”

Leia mais

Flying Lotus

“Antes de dizer Essa faixa é da hora, vai entrar no álbum, eu prefiro olhar para ela com uma distância temporal. Então ouço, deixo alguns meses se passarem e volto a ouvir. Se for para lançá-la, eu tenho que amar. Afinal, ela vai ter meu nome para sempre.”

Leia mais

“É OK não trabalhar o tempo todo, e não se culpar nos momentos de folga. Quando você estiver sentindo que está perdendo a inspiração— ou estiver enguiçado, sem conseguir produzir e com a cabeça esquisita— seja bacana consigo mesmo. Só relaxe que as coisas voltam naturalmente. Mas você tem que trabalhar para isso, sentar a bunda na cadeira e trabalhar. Você não pode esperar que as coisas venham sozinhas, mas seja bacana consigo mesmo.”
Leia mais

Audion (Matthew Dear)

“Às vezes, a história pouco importa. As palavras e as frases, do seu sentido à propriedade puramente fonética, funcionam mais como os loops de techno.”

“Eu era ingênuo e tão apaixonado pela ideia de um movimento e uma força cultural. Antes disso, eu era muito chegado em rock dos anos 1960, mas daí encontrei raves e dance music. Achei que era a versão da minha geração para o que foi o rock dos anos 60.”

“Tem quem diga que a cultura de dance music perdeu seu senso de movimento, aquele senso de iluminação extra-cultural. Eu não quero dizer que não há movimento, porque isso seria ingênuo demais. Você só se acha sabichão demais se acredita nisso. Tem algo acontecendo. Sempre há algo acontecendo. O dia de hoje é sempre o melhor momento para se estar vivo. Se não for, você precisa abrir seus olhos, porque não vai conseguir voltar para trás. Você não pode viver no futuro. Se não conseguir fazer seu próprio movimento, não merece estar nele.”

“Os momentos mais disconfortáveis tendem a levar à beleza esquisita. Toda vez é um cagaço, cara. Você pode sentar no computador ou com a guitarra no colo por oito horas seguidas e, se não tiver mágica lá, não tem mágica lá. Você só tem de estar aberto a ela quando ela vier.”

Leia mais

George Martin
“Eu sempre olhei para a tecnologia como uma ferramenta. Quando eu comecei a usar automação e computadores, insisti que eles deveriam ser ferramentas, e que o sintetizador deveria ser um instrumento. Sempre gostei da combinação de som sintetizado com som natural. Acontece de ser o meu gosto. Um som apenas sintetizado me parece estéril demais.

Eu só acho que um produtor musical tem de sempre deixar sua mente aberta, examinar todo tipo de música e depreender o que é bom em tudo, mais do que se empenhar muito em só uma direção.”

Leia mais

Steve Albini
“Saiba o que você está tentando fazer antes de fazer. Sair apertando botões aleatoriamente não é uma coisa mais esclarecida que jogar tinta numa parede, com os olhos vendados, e achar que vai conseguir um quadro bonito.”
Leia mais

Skrillex
“Eu acho que o melhor conselho que posso dar a qualquer um sobre áudio é não ser esnobe. Saiba o que você sabe e esteja pronto para admitir que há coisas que você não sabe. É OK saber que algo soa bem, mas não se convença de que as coisas são boas quando elas não o são.”
Leia mais

Geoff Barrow
“Eu queria que o autotune morresse, de verdade. Nem tem mais graça”
Leia mais

“Você não precisa pirar muito musicalmente para criar emoção.”

“Quando você é bem jovem, você não percebe a música do mesmo jeito, e daí se dá conta de coisas como– ‘Aquela música.’ Eu tinha medo dela, mas ficava intrigado também.”
Leia mais
Quem são seus produtores prediletos e o que você curte no jeito que eles veem processo de fazer música? Conte para a gente na seção de comentários, aqui embaixo.

[ hana-code-insert ] '29 4 29' is not found

Ganhe Dinheiro Guide

 

Comente

Seus email não será publicado.