12 razões para não mandar DM para fãs em potencial do Twitter

Uma grupo de pessoas (normais, meio bacanas) cansou de receber DMs no Twitter pedindo para elas comprarem algo ou votarem em alguém e escreveu uma carta aberta a todos os músicos que usam a rede social de até 140 caracteres: são 12 apelos para não mandar mal no Twitter. Vem pro blog SomosMúsica ver!

Screen-shot-2014-08-19-at-12.01.38-PMComeçou tudo muito inocentemente; um tweet mandado com a mensagem: “Eu não posso repetir isso o suficiente- Não me mandem DMs (mensagens diretas no Twitter) automatizadas ou por robôs. É spam, todo mundo as ignora & é irritante. Acreditem nisso, músicos.” Daí para frente, uma enxurrada de músicos e outras pessoas do mercado começaram a retuitar, favoritar e corresponder a mensagem.

Esse tweet inofensivo tocou num assunto que parece estar subindo na lista de piores mancadas de twitter: artistas estão trocando o contato pessoal e usando mensagens automáticas em vez disso.

Essa mensagem acabou em dois dias de conversa num grupo de pessoas, todas muito ativas no mercado da música, e todos grandes conhecedores de redes sociais e do bom-senso que tem que pautar as interações nas redes sociais. A conversa então precisou de mais de 140 caracteres e migrou para o e-mail, onde a gente bolou uma lista de o que fazer e, talvez mais importante que isso, do que não fazer na hora de mandar  DMs (mensagens diretas) no Twitter.

Todos nós concordamos que  adoramos receber mensagens diretas se elas vêm de um humano que quer agradecer ou compartilhar informação de algum tipo. Os tweets de que nós vamos falar aqui embaixo vêm como mensagem direta na sua caixa de entrada do Twitter imediatamente depois de você começar a seguir alguém. Eles geralmente pedem que você compre um CD, vote  numa banda em algum concurso ou pede que você dê ‘Like’ numa página de Facebook, ou qualquer outro favor que nem um amigo (quanto mais alguém que você conheceu 15 segundos atrás, pela internet) deveria pedir no atacado.

Alguns artistas adotaram um hábito muito ruim de confundir mensagens diretas em série com engajamento ou marketing. A lista a seguir foi compilada com amor, sinceridade e um tiquinho de leveza por um grupo de pessoas que passa a vida evitando essas odiadas mensagens, então tome nota.

Uma carta aberta a músicos independentes no Twitter:

1. Deixa eu ser bem honesto, usar DM automática não te faz parecer um usuário sofisticado do Twitter. Para mim, faz de você alguém que usa spam.

2. Nunca comprei um CD por causa de uma mensagem DM automática … Eu marquei várias delas como spam, por outro lado.

3. É sempre bacana fazer novos amigos; é menos bacana quando, imediatamente depois de fazê-los, eles mandam um robô-vendedor pra dentro da sua casa, via mensagens.

4. Se você mandar uma DM automática e em série (não que você deva mandar) pelo menos responda todas as interações que elas gerarem. Seu intuito com a mensagem era chamar a atenção, então se alguém usa do seu tempo para te responder, tenha pelo menos a cortesia de  dialogar gentilmente com a pessoa. Você nunca terá um fã-clube se ignorar as pessoas.

5. Pedir para alguém comprar algo com uma  DM automática é tipo pedir para fazer sexo logo no começo de um primeiro encontro arranjado. Nós acabamos de nos conhecer. A gente não se conhece tão bem. Deixe que eu te conheça um pouquinho, pelo menos, antes de tentar conseguir o que quer de mim.

6. O nome redes SOCIAIS existe por uma razão. Você deveria estar usando elas para fazer conexões e construir relacionamentos de verdade. Ninguém nunca teve um relacionamento de sucesso com um robô. E, não, essa quedinha que você tem pela Siri NÃO conta.

7. Mandar uma DM automática é meio como ser um atendente de telemarketing e ligar na casa das pessoas. Ninguém gosta de receber chamadas  inesperadas ou que as pessoas batam na porta, ainda mais quando elas são oferecidas demais e pedem coisas em excesso. Por que eu iria querer uma mensagem de marketing (especialmente uma TODA EM LETRAS MAIÚSCULAS) ocupando espaço da minha caixa de entrada? Se você quer me vender algo, faça isso de um jeito humano. Afinal, todos somos humanos aqui. Ou, pelo menos, a maioria de nós é. As pessoas compram de outras pessoas. Comece um papo, tente  me conhecer – se a gente se der bem, é mais provável que eu vá conferir sua música por vontade própria (sim, alguns de nós ainda têm isso) – e, se eu gostar? Eu vou comprar. Mas, se você vier me MANDAR comprar… você será bloqueado ou classificado como spam ou irritante.

8. Não fique se enganando, achando que DM automática é marketing, ou mesmo uma parte de estratégia de marketing. Marketing exige criatividade; use a sua para conseguir a atenção genuína das pessoas.

9. É sua agência de mídias sociais que está fazendo isso? Eles te disseram que isso é uma tática para conseguir mais seguidores no Twitter ou angariar mais Likes  para sua página de Facebook ou mais cliques para seu videoclipe? Você pelo menos dá uma olhada na sua página de Twitter? Alô? Você tá aí?

10. O Twitter é público e isso é parte da diversão! Por que tentar vender algo como se fosse numa viela? É só botar mais água no feijão que todo mundo pode se sentar à mesa!

11. Se eu conhecesse você e sua banda, ou pelo menos tivesse ouvido seu som, poderia até estar pendendo para votar em você nessa Batalha de Bandas. Mas eu não conheço.

12. Isso tudo também vale para @mencionar pessoas também. Se você só vai @mencionar as pessoas para vender algo, é sempre mais fácil dar um block do que clicar em um link em que a gente não tem vontade de entrar.

Atenciosamente,

Christine Infanger (@norabarnacle) Consultora Artística para o Mercado de Música e Jornalista.www.thirtyroses.com

Ross Barber (@ElectricKiwi) Web Designer e Aspirante a Maravilhoso. http://www.electrickiwi.co.uk

Andrew Jones (@checkeredowl) Gerente Artístico e professional de Desenvolvimento e Vídeo. www.checkeredowl.com

Solveig Whittle (@shadesofsolveig) Blogueira, Musicista e Instrutora de Redes Sociais. http://www.shadesofsolveig.com

Scott Colesby (@socalledsomeone)  Músico e Ávido Usuário do Twitter http://www.socalledsomeone.com

Alex Winters (@alexwintersband) Artista, Empresário, Viciado em Redes Sociais, Pau Pra Toda Obra. www.alexwintersmusic.com

The Dutch Guy (@DutchGuyOnAir) Promoter de Músicos Independentes, Personalidade em Ascenção do Rádio, Blogueiro e Apresentador de Youtube. http://www.dutchguy.tv

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Quais são os SEUS erros de Twitter prediletos? Conte para a gente na seção de comentários, aqui embaixo. 

 

1 Comentário

  1. alexedu20@yahoo.com.br'
    by Alex Eduardo on março 30, 2015  16:53 Responder

    Isto acontece mais com o facebook, porque esse lance de mandar DM por twitter já foi a época né? O que muito ainda acontece na nossa realidade é a galera ficar postando o mesmo tuíte para N contatos, principalmente pra imprensa.

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