12 maneiras de lucrar o máximo possível com seu som neste fim de ano

O Natal é época de 13º e de… gastos! Aproveite uma dessas 12 dicas e consiga trazer um pouco desse dinheiro para você!

12 maneiras de lucrar o máximo possível com seu som neste fim de anoPor Chris Robley

Então é Natal, a festa…. Para divulgar sua música

Cê acredita? As festas de fim de ano já estão aí, o que é uma boa notícia para a sua música. 20% das vendas universais de música acontecem nas últimas seis semanas do ano, e 30% de todas as vendas da CD Baby acontecem no mesmo período.

Prepare-se agora mesmo para estar pronto na correria do fim de ano!

As festas de fim de ano são o período em que as pessoas estão atrás de novas músicas, criando playlists de Natal em plataformas de streaming como Spotify, mandando vale-presentes e comprando presentes musicais para seus amigos. Seus fãs estão ganhando smartphones e tablets e loucos para ouvir música nos novos aparelhos.

Dê a sua música todas as oportunidades de ser vista, ouvida e comprada!

Quer ganhar mais dinheiro com sua música no fim de ano? Teste algumas (ou todas) as dicas abaixo

1.     Distribua toda sua música

Se os fãs não conseguirem achar sua música, não vão poder comprar, colocar em playlists ou compartilhar nas suas plataformas de escolha. É 2017 – você não pode se dar ao luxo de não estar onde os fãs estão. Facilite as coisas para eles! Você tem alguma música que não está disponível nas grandes plataformas digitais? Você pode estar perdendo algumas tocadas em “streaming” e em vendas. Descole distribuição global do seu som hoje mesmo.

2. Mande e-mails para seus fãs

As redes sociais são boas, mas não há substituto para a newsletter por e-mail que é entregue direto à caixa de entrada dos seus fãs. Sugira idéias de presentes (os produtos da sua banda); se tiver músicas de fim de ano, peça que as pessoas as adicionem às suas playlists; compartilhe um vídeo de feliz Natal; escreva uma retrospectiva de 2017 ou só agradeça!

3. Busque shows de natal em lugares não tradicionais

O Natal é uma época em que shows abundam. As pessoas estão saidinhas, então fazer um show num lugar inesperado pode ser a melhor escolha para você, por mais que você não seja especializado em músicas de Natal (ainda que seja sempre bom colocar uns clássicos do gênero no seu show). Aqui vão umas opções de lugares pouco convencionais para fazer shows:

  • Shoppings ou galerias de compra
  • Aeroportos
  • Cinemas
  • Lojas
  • Eventos da comunidade
  • Festas de firma
  • Igrejas
  • Festas de ano novo
  • Na praça
  • Em pistas de skate
  • Cerimônias de decoração da árvore de Natal

4. Faça uma playlist de Natal no Spotify e coloque músicas suas

É fácil fazer uma playlist no Spotify. Se você tem músicas natalinas, faça uma playlist e inclua uma ou duas das suas faixas. Depois compartilhe com os seus fãs. Olha uma que eu criei aqui:

Se você não tem músicas de fim de ano, ainda assim pode criar playlists temáticas baseadas na sua “lista de presentes” (músicas de artistas cujos CDs você vai dar de presente) ou sua “lista de papai noel”, ou ainda uma retrospectiva do ano: “Meus sons prediletos de 2017.”

5. Faça uma promoção de Natal por tempo limitado

Conte para os seus fãs que, durante o fim de ano, você vai estar vendendo seus CDs, downloads e discos de vinil na CD Baby a um preço reduzido. Depois que passarem as festas, é só entrar na sua conta e voltar a subi-los.

Você também pode oferecer um desconto no atacado, para incentivar clientes a comprarem leve 2 pague 1 com promoções na sua conta CDBaby.com, ou mesmo oferecer produtos e CDs da sua banda como um pacote, em que os fãs comprariam 3 ou mais itens (2 CDs e uma camiseta, por exemplo) com desconto.

6. Ponha sua música (e uma loja de música virtual) no seu site

Essa é grande. Se você não está oferecendo aos seus fãs um jeito de comprar sua música no seu site, com certeza está perdendo vendas. Antes de o feriado chegar, coloque (ou embedd) um dos Music Players da  CD Baby no seu  site.

7. Faça um estoque, para não deixar seus fãs esperando seus presentes por semanas

Tenha um estoque de CDs e de discos de vinil grande o suficiente para dar conta da demanda. Só precisa de uns CDs fisicos? Confira o serviço de pequenas tiragens da  CD Baby e encomende quantos discos quiser..

8. Encomende cartões de download para o amigo secreto

Download cards, ou cartões de download,  são um ótimo presente: são pequenos, leves e vêm customizados com a arte do seu álbum. Além do mais, você pode usá-los para divulgar sua música depois que o fim de ano acabar.

9. Alcance novos fãs gravando um single de Natal

Escolha um clássico do Natal, grave-o rapidamente e tente deixar esse processo DIVERTIDO (em outras palavras, não esquente demais a cabeça com o valor artístico da produção). Depois você pode distribuir essa música para plataformas como o Spotify, onde milhões de pessoas estarão ouvindo ou criando playlists de Natal. Ou apenas faça  upload DE CD Baby FREE e comece a vender/ tocar em streaming na CDBaby.com e com nosso Music Player.

Não tem certeza de qual canção natalina você pode fazer um cover sem ter que pagar royalty? Confira nosso artigo de as músicas de fim de ano mais populares que são de Domínio Público (e as que não são).

10. Não se esqueça da sua renda de YouTube

Certifique-se de que todo o seu catálogo de músicas está cadastrada no processo de arrecadação de dinheiro com anúncios do YouTube. Depois, convença seus fãs a fazerem vídeos usando suas  músicas. É no Natal que se gasta mais dinheiro com anúncios do YouTube!

Para saber mais, visite 6 Jeitos de Ganhar Mais Dinheiro Com Seu Som no YouTube nas Festas de Fim de Ano.

11. Ofereça uma Faixa Grátis

Deixe que seus fãs e possíveis fãs façam download de uma música sua de graça no CDBaby.com de graça, como um aperitivo para comprar o álbum todo.Se eles curtirem o que ouvirem, vão voltar querendo mais.

12. Peça o URL com o nome da sua banda e faça um site

Se você não está oferecendo aos seus fãs um quartel-general em que eles conseguem encontrar tudo de você e da sua música, a hora é agora. Garanta o endereço do site da sua banda, faça um site maravilhoso e saiba que você está pisando com o pé direito! Experimente o HearNow!

As coisas ficam uma loucura no fim do ano, então não se obrigue a fazer tudo da lista. Tentar colocar em prática algumas dessas dicas já deve garantir um aumento das suas vendas  para o fim de 2017!

Se você tem mais idéias ara colocar nessa lista, conte para a gente na seção de comentários, aqui embaixo.

 

Comente

Seus email não será publicado.