12 jeitos de aumentar o mailing da sua banda

O que vale mais, um convite de evento feito por Facebook, junto com milhares de outros, ou um pessoal recebido por e-mail? E se eu disser que o do Facebook, além de tudo ainda vai te custar dinheiro? O Blog SomosMúsica te mostra porque a lista de e-mails é sua melhor amiga, e como conseguir vários nomes para ela. Vem!

shutterstock_120159649-300x199Por Chris Robley

Tenho ouvido de muitas bandas que não querem mais saber de Facebook. Esse grupos gastaram anos (e muito dinheiro)  usando essa plataforma para conseguir 1.000, 10.000 ou 50.000 seguidores no Facebook. Agora o Facebook quer que esses artistas paguem dinheiro para alcanças essas mesmas pessoas que já tinham curtido a página da banda — e, geralmente, quanto maior for o número de fãs, mais dinheiro eles querem cobrar.

Estamos dizendo isso faz anos: sua página de Facebook não é um site. Mídias sociais vêm e vão com modas (alguém lembra de MySpace?) e você não quer gastar todo o seu tempo de marketing construindo relações que são destruídas assim que as pessoas param de usar uma determinada rede social. VOCÊ e seus fãs deveriam estar no controle da sua relação, NÃO uma empresa que, para agradar os acionistas, de repente pode mudar o jeito que atua.

Por isso sua prioridade número 1 de marketing musical deveria ser montar uma lista de e-mails. As pessoas não mudam mais de e-mail com a rapidez que mudavam antes.  Então, em muitos casos, um e-mail é para sempre. Com e-mails, VOCÊ decide quando e como quer entrar em contato com seus fãs.

Aqui vão dicas de como construir a lista de e-mails da sua banda sem gastar muito dinheiro

1. Coloque um campo para leitores inscreverem seus e-mails no seu site — Coloque esse campo num lugar de destaque no seu site, para todos os visitantes verem.

2. Use calls-to-action (diretrizes para o leitor agir) claras no seu site — Não basta ter um campo de inscrição de e-mail no seu site. Você tem de fazer ficar bem claro ao leitor o que quer que ele faça. Algo simples, do tipo “assine minha newsletter mensal” ou “receba e-mails com as novidades sobre minha música.” Também informe quais são os benefícios de se inscrever: que eles podem ficar a par das novidades da banda, datas de show e mais.

3. Dê algo em troca do endereço de e-mail — A maioria dos programas de marketing por e-mail, vão permitir que você ofereça algo aos fãs, tipo um download, depois de eles se inscreverem na  sua lista de e-mail. Então dê MP3s da sua melhor canção, ou talvez um PDF  com partituras ou um livro digital dos seus diários de turnê.

4. Dê acesso a conteúdo exclusivo para quem assinar sua newsletter — Avise para quem assina que eles são VIPs, e merecem tratamento diferenciado. Eles podem ouvir suas novas músicas antes de todo mundo. Eles podem ouvir versões demo que ainda não estão disponíveis em lugar nenhum. Eles ganham informações de bastidor que ninguém mais ganha. Faça eles se sentirem dentro da banda.

5. Coloque uma placa avisando da sua lista de e-mails na banquinha de mercadorias que você vende — Crie uma placa no Word (ou no programa de edição que você usar), imprima algumas antes dos shows e leve-as consigo. Coloque as mesmas frases de ação que estão no site, deixe bem claro o que a pessoa ganha e coloque num lugar que vá chamar atenção, passe para as pessoas, anuncie do palco. Não esconda a lista para as pessoas colocarem seus endereços de e-mail num canto da banquinha.

6. Dê algo de graça nos shows em troca de endereços de e-mail— A mesma ideia de se inscrever online: dê algo para receber algo. Talvez uma palheta de violão, um pôster ou um adesivo por um endereço de e-mail.

7. Faça uma rifa — Aviso: este texto não é recomendação juridical e algumas empresas fogem desse tipo de promoção porque eles podem ser interpretados como loterias; entretanto, se você é uma banda independente, só falando com fãs de música, deve tudo ficar bem — não há jurisprudência de punição a artistas independentes por fazer rifas. Para mais informações, confira ESTE texto.

Bom, funcionaria assim:  você diz a seus fãs e amigos (por redes sociais, nos shows etc.) que está fazendo uma rifa e que tudo que eles precisam fazer para participar é se inscrever na sua lista de e-mails. Prometa, é claro, que nunca fará nada do mal com a informação que conseguir, e depois divirta-se!

8. Use redes sociais para conseguir que seus seguidores entrem no seu mailing — Ok. Eu sei, este post começou falando sobre o declínio do Facebook, mas isso não significa que você deva ignorar completamente as redes sociais. Incentive seus seguidores nas redes sociais (aqueles que ainda conseguem ver seu post, é claro) a assinar sua newsletter, diga a eles o que vão ganhar em troca e dê o link para o formulário de inscrição.

9. Use um blog para conseguir mais assinantes — Seus leitores do blog já têm uma ligação com seu conteúdo. Eles podem ser os MAIS prováveis a querer entrar na sua lista de e-mails. Considere colocar um campo de inscrição no fim de cada post.

10. Troque e-mails com outro artista ou banda — Você conhece outro artista que cuide bem da sua lista de e-mail? Faça uma troca. Sua lista de e-mails recebe uma mensagem pedindo que assinem a lista dele — e vice-versa. Todo mundo ganha.

11. Crie conteúdo ótimo— Esta é a chave para bombar sua lista de seguidores. Forneça o melhor conteúdo que puder.  Para começar, vai evitar que eles pressionem o temido botão de “sair da lista”. Além do mais, eles vão compartilhar seu conteúdo com os amigos, o que é sempre um grande bônus.

12. Faça que seus fãs contribuam —Você consegue envolver seus fãs direto na sua newsletter? É claro que consegue! Quer eles estejam contribuindo com conteúdo (uma foto, uma lista, uma resenha etc.) ou você está dando destaque a eles de algum jeito (fã do mês,  uma foto deles na plateia, ganhador de um concurso etc.), esse fã vai mostrar a  newsletter a muitos dos seus amigos, e os outros fãs vão adorar como você retribui o carinho.

Tem alguma ideia para fazer crescer sua lista de e-mails? Conte para a gente!

 

3 Comentários

  1. dataseek.dataseek@gmail.com'
    by Flávio Gestão de Marketing on outubro 6, 2014  13:16 Responder

    Muitas bandas e até mesmo artistas não pensam assim.
    Ótimo artigo.
    Temo uma ferramenta que acredito que ajudaria da obtenção de mailing também.
    Acessem nosso site,

Comente

Seus email não será publicado.