12 dicas para fazer os melhores pôsteres de show

Você não vai conseguir fazer o melhor pôster do mundo sozinho, mas consegue quebrar um galho. Reunimos 12 dicas de como fazer a arte do seu anúncio de show sozinho em casa e sem botar a mão no bolso.

12 dicas para fazer os melhores pôsteres de showNão faça só um pôster, faça uma declaração

Faz u tempo que eu sou fã de ferramentas de design de pôsteres como Word Swag e Canva. Não posso dizer que o resultado das artes que crio com essas ferramentas são melhores do que o trabalho dos meus amigos designers, mas quando o sujeito quer fazer um cartaz ou uma imagem de divulgação para a internet sem gastar um tostão, eles são soluções fantásticas.

Eu recentemente ouvi falar de outra ferramenta chamada PosterMyWall, e pensei em pedir conselhos de alguém que conhecesse bem o programa, para saber como usá-lo melhor. Arielle Danos, que é promoter de uma banda chamada The Southern EarthTones e designer da PosterMyWall, ofereceu ótimas dicas de design, que valem para qualquer um querendo criar um pôster.

Confira os conselhos dele abaixo.

1. Escolha um template que combine com o estilo da sua banda.

Por exemplo: se você toca R&B, faça algo clean e suave. Crie linhas finas, com a silhueta de pessoas e quem sabe a lua e a estrelas. Imagens que passem uma ideia de como seria um show seu, assim seu público pode ficar interessado. Já uma banda de punk rock poderia usar uma fonte tipo grafite num pôster mais polúido e com um look mais pesado.

2. Pense em usar um plano de fundo preto.

Ainda que cores vivas chamem a atenção, a maioria dos flyers que eu faço para a minha banda têm fundo preto. Um fundo preto é elegante, clean e tem uma cara de profissionalismo, especialmente quando o assunto é música. Flyers para DJs bares seguem a mesma regra. Pense no plano de fundo da maioria das bandas legais em shows: um pano preto. O mesmo conceito. Use efeitos de luz e letreiros vistosos para já colocar as pessoas no clima de show só de olhar para a sua filipeta. É mais provável assim que eles apareçam no evento.

3. A seleção de imagens e de tratamentos vai melhorar ou destruir seu pôster

Pôsteres com uma imagem só não menos poluídos. Opte por uma imagem grande, que vai dominar o pôster e chamar atenção, ou por imagens menores, rodeadas de muito espaço em branco, o que vai chamar a atenção de quem vir. O PosterMyWall permite que você faça upload das suas próprias imagens, e assim personalize o trabalho.

Aproveite os diferentes efeitos de imagem do PosterMyWall para criar uma foto interessante da sua banda. Com efeitos como o de borda carcomida, papel amassado, preto&branco, filtros de inversão e efeito em sépia, você pode fazer o pôster ficar dez vezes mais profissional com um clique.

Flyers e anúncios com uma cara vintage fazem sucesso. Os que vão dos 1950 aos 1970 podem ter uma cara de foto envelhecida ou de fotos com cor saturada num fundo degradê, usam fontes grandes e bold e de uma a três fotos da banda. Coloque essas fotos com um efeito envelhecido, para ficar parecendo a certidão de nascimento da sua avó.

4. Não se esqueça de detalhes importantes, como a data, o horário, o lugar e quanto custa a entrada.

MAS não coloque o couvert artístico tão grande que ele engula o resto do design. Coloque num lugar discreto, mais para a parte de baixo do panfleto, já que as pessoas tendem a ler de cima para baixo. Um valor de entrada muito alto e muito visível pode afastar possíveis frequentadores. Eu já vi isso acontecer.

5. Inclua as informações das suas mídias sociais.

Sempre coloque os links de sites e de redes sociais em que você está no pôster. É só adicionar o ícone da rede social e seu nome do usuário lá. Isso vai te trazer mais views=mais likes=mais gente no show=mais exposição=sucesso se aproximando.

6. Coloque um chamariz a mais em cada anúncio pro show

Pense em algo que vá além do desconto para quem comprar ingresso com antecedência, tipo um sorteio para ganhar um disco autografado, um drink de brinde, desconto na comida ou qualquer coisa que estabeleça uma ligação entre a banda e a casa de show ou evento em que o show será. Isso fará com que as pessoas se aproximem não só da banda, mas do evento, e contem dele para os amigos

7. Crie boa vontade pela sua banda fazendo o bem.

Se você gosta de fazer trabalho voluntário ou de tocar em eventos beneficentes, isso é algo que pode ser anunciado e criar um feedback positico. Se você já doa, por que não colocar sua banda como apoiadora de uma causa? Por exemplo: uma campanha para levantar doações para o câncer de mama, durante o mês de Outubro, que é o mês da prevenção da doença? Sempre coloque sua causa no pôster do evento.

8. SEMPRE USE FERIADOS como uma atração extra.

As pessoas amam uma cafonice. Então, se for Halloween, vista a fantasia e faça um concurso de quem tem a melhor. O mesmo vale para qualquer outra data comemorativa. Elas dão às pessoas motivos para ir ao evento. E faça pôsteres festivos!

9. Mude o tamanho do seu pôster para compartilhá-lo nas mídias sociais.

Isso é feito com um clique no PosterMyWall. Selecione “Re-size Design” no menu para criar tamanhos específicos para Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest, YouTube, Tumblr, Google+, Etsy ou LinkedIn.

10. Coloque o pôster no Facebook, Twitter, Instagram e em qualquer outra mídia social que sua banda usar

Poste o pôster no seu FB e crie uma página de evento. Lembre-se de sempre deixar a página do evento pública. Isso ajuda qualquer pessoa que for buscar sua banda a descobrir quando é seu próximo show. Faça isso com ao menos uma semana de antecedência, e peça para seus familiares, amigos e fãs convidarem todo mundo das suas listas de amigos. É meio tedioso, mas vale a pena.

11. Aumente sua divulgação pedindo que a casa de shows coloque seus pôster nas suas redes sociais.

ISSO É ESSENCIAL. As casas de shows às vezes não sabem que elas podem também divulgar os shows. Não fique tímido. Várias vezes o lugar onde eu ia tocar simplesmente se esqueceu de contar sobre meus shows, ou colocou informações erradas na divulgação –o que eu consegui corrigir falando com eles.

Pare e sente com o pessoal da casa de shows para fazer um brainstorm de ideias de divulgação que funcione para eles. Uma coisa que eu sugeri foi criar um drink (com ou sem álcool) com o nome da banda, e dar um desconto nele, anunciado no pôster. Isso vai fazer os fãs consumirem mais e lembrarem que você “ajudou” eles a beber por menos.

12. Não se esqueça da imprensa.

A maioria dos jornais, rádios e programas de TV regionais têm uma editoria de “Artes e Entretenimento” ou um roteiro do que fazer. Eles geralmente também têm uma página de FB. Entre em contato com eles e pergunte se há chance de compartilharem seu pôster com o público deles. Os pôsteres da PosterMyWall se destacam nesse tipo de página –são um ótimo jeito de divulgar seu evento.

Espero que essas dicas tenham ajudado a fazer pôsteres melhores para os seus shows. E você, tem algua dica? Ou recomenda algum app de design? Pode mandar bronca na seção de comentários, aqui embaixo.


Ganhe Dinheiro Guide

 

Comente

Seus email não será publicado.