10 jeitos de conseguir pôr seu som na imprensa (além dos batidos lançamento de álbum e turnê de RP)

Não precisa ser capa da Ilustrada ou receber uma crítica no Caderno 2: tem vários outros jeitos de você, músico, aparecer na imprensa. Dez, pra ser mais exato. Vem pro SomosMúsica saber quais são

10 jeitos de conseguir pôr seu som na imprensa (além dos batidos lançamento de álbum e turnê de RP)Quando é hora de você, músico, entrar em contato com a imprensa?

Provavelmente quando você estiver lançando um álbum novo ou saindo para uma turnê, certo? Isso é compreensível, mas há muitos outros jeitos de conseguir cobertura da imprensa e de blogs para a sua música, além dessas rotas mais batidas.

Um desconhecido vai ter de ouvir seu nome algumas vezes antes de pensar “Olha, acho que vou conferir a música desse cara”. Por isso que você deveria aproveitar todas as oportunidades de imprensa que pintarem.

Se você começar a usar algumas dessas dicas com alguma antecedência, antes do seu álbum novo sair, você pode ter conseguido um público novo na hora de lançar o CD!

Então, aqui vão outros eventos que têm valor noticioso na sua carreira musical, e que você pode oferecer para jornalistas ou blogueiros

Você não tem de fazer uma campanha de relações públicas e fazer um press release para cada um desses eventos. Focar em apenas um blog e oferecer para eles uma notícia exclusiva (no caso de lançamento de single ou de vídeo) ou mandar um email informal para algumas das pessoas que fizeram boas resenhas da sua música pode ser tudo o que você precisa. Faça o que parecer certo para você n momento. Mas certifique-se que as pessoas do mercado vão ficar sabendo quando…

10 jeitos de conseguir pôr seu som na imprensa (além dos batidos lançamento de álbum e turnê de RP)1. Você começar a gravar um novo álbum, single ou colaboração

Seus fãs vão pirar, e isso significa que um blog ou veículo de imprensa pode ganhar novos leitores quando eles noticiarem essa notícia animada sobre seu projeto de gravação.

O que contar para a imprensa:

  • Com quem você vai trabalhar (engenheiro, produtor, músicos convidados etc.)
  • Onde você vai gravar
  • Qual é a diferença entre esse processo criativo e os anteriores

2. Quando você estiver mergulhado na gravação

Se o seu processo de gravação durar mais de um mês, pode ser que as pessoas se interessem por saber a forma que a coisa está tomando. Quando você chegar à metade do caminho, mande outro informe.

Coisas que blogueiros podem querer saber:

  • Detalhes de como as coisas andam e de quantas músicas o álbum vai ter
  • Ideias de nomes de músicas
  • Fotos, vídeos, gravações brutas ou demos que eles possam compartilhar

3. Quando você terminar de gravar

Aqui é a parte que logicamente segue as duas primeiras: um grande anúncio dizendo “terminei!”

Essa é outra chance para você compartilhar detalhes do projeto, vídeos de você no estúdio, fotos etc. Além do mais, você consegue criar alguma expectativa em torno da data de lançamento.

4. Quando você escolher o nome do álbum

Ah, a revelação do título do álbum. Uma emoção tão grande para os fãs. E, de novo, uma oportunidade para blogs e veículos impressos atraírem uns leitores novos com uma história rápida sobre o novo  — e agora BATIZADO — álbum.

O que contar à imprensa:

  • Alguns detalhes essenciais da sua carreira
  • O pedacinho mais interessante do álbum novo
  • E como o nome do álbum reflete a música dele, ou sua visão desse projeto

5. Quando você terminar a arte de capa do álbum

Essa é outra revelação divertida. Eu adoro ver capas de discos que ainda não foram lançados, especialmente das minhas bandas prediletas. Quando for vender sua matéria para a imprensa, dê informações parecidas com as do lançamento do disco, mas não se esqueça de incluir algumas frases sobre o design do produto, sobre o designer e o que essa área tem a ver com sua música. (Mais uma foto em alta resolução da capa do seu disco, é claro)

6. Quando você lançar o seu primeiro (ou qualquer) single de um novo disco

Essa é uma ótima oportunidade para capitalizar em cima do poder do alcance de um blog ou site, dando a ele uma exclusividade por tempo limitado (em que eles serão O ÚNICO lugar onde fãs vão poder encontrar sua música, por um período de, digamos, uma semana) ou uma estreia (em que eles serão os primeiros a mostrar seu novo som, mas que logo em seguida estará disponível em outros lugares). Por eles serem O ÚNICO lugar onde seus fãs vão achar seu novo som, isso vai incentivá-los a promover a novidade para os leitores e seguidores nas mídias sociais.

7. Quando você lançar um vídeo

O mesmo vale para videoclipe! Eles são outra oportunidade para você fazer sua música circular (com um aspecto visual), e outra chance de emplacar uma estreia exclusiva com algum blog ou site bacana.

Dê ao blog ou site o link para um vídeo que esteja oculto no YouTube ou Vimeo (ou mande o arquivo do vídeo, se eles pedirem).

8. Quando mudanças pessoais ocorrem na banda

Vai ganhar um integrante novo? Perder um integrante velho? Alguém saiu do grupo ou for demitido? Compartilhe seu ânimo, sua dor, sua amargura ou qualquer outra emoção que esteja sentindo com o mundo. OK, talvez seja melhor não compartilhar a amargura — mas, ainda assim, essas são oportunidades de conseguir notícias sobre sua música. Você pode falar sobre como seu som vai mudar com isso e gerenciar a percepção que as pessoas terão dessas mudanças.

9. Quando você conseguir um patrocínio, parceria ou lançar um produto com uma marca

O Taco Bell ou a Red Bull vão te dar um apoio na próxima turnê? Uma marca de instrumento, tipo a Taylor Guitars, vai apoiar sua banda? Vocês agora se apresentam toda semana num asilo? Uma cervejaria local batizou uma cerveja com o nome de uma música sua? Primeiramente, isso é demais. Depois, conta para a imprensa! (E garanta que seu parceiro/patrocinador também está fazendo a sua parte para contar isso para o mundo).

10. Quando você for aparecer em programas top de rádio ou TV, for tocar num festival ou num evento beneficente

Todos esses tipos de evento te dão a chance de dobrar sua divulgação, já que o show ou o evento também vai divulgar sua presença.

O que contar à imprensa:

  • Os detalhes do evento (nome, data, horário etc.)
  • Por que é importante (talvez você possa contar quantos pontos de audiência tem o programa, o número de pessoas que estarão no auditório etc.)
  • E dê dicas do que vai fazer no próximo show ou evento, e explique por que isso vai animar os fãs

Bom, espero que isso te dê algumas ideias novas para ações de relações públicas. Eu tenho certeza de que esqueci de várias, então por favor deixe suas dicas de RP de música na seção de comentários, abaixo.


 

1 Comentário

  1. kuelho@gmail.com'
    by Roberto Kuelho on dezembro 5, 2016  12:21 Responder

    Ótimas dicas! Bem, durante a gravação do meu CD o "Sense Bulir" fiz alguns vídeos sobre os bastidores da minha gravação e as pessoas se amarraram. Gerou uma espectativa boa sobre o trabalho. Vejam como ficaram os vídeos...
    http://www.youtube.com/playlist?list=PL55xpzYJnuCTRpXoBCtQ2v34Yp3IDZCb_

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