10 dicas para vender mais música nesse fim de ano

177382652Por Chris Robley

20% das vendas da indústria fonográfica acontecem nos últimos seis semanas do ano.

30% das faixas vendidas por ano no CD Baby também são feitas nesta época do ano.

E, ainda assim, a maioria dos músicos independentes deixam a temporada de festas passar sem tomar atitudes pequenas e simples,  mas que podriam fazer toda a diferença em sua venda de música.

Nós sabemos, tem muita coisa rolando agora — e tudo o que você quer fazer de verdade é descansar e se preparar para o ano que vem aí.

Mas, se você quer ampliar sua venda de downloads, CDs, vinis, mercadorias da sua banda ou mesmo ingressos para show nesse pedacinho de 2013 que ainda resta, aqui vai uma lista com dicas fáceis de como se promover na temporada de festas.

Uma listinha rápida de como promover sua músicas

1. Mande e-mails para seus fãs registrados

Pode parecer muito simples, mas muitas vezes as pessoas se esquecem: E-MAIL, é a ferramenta mais eficiente de marketing. Lembre seus fãs, gentilmente, de que seu som está aí, onde ele pode ser comprado e por que ele seria um bom presente de fim de ano. Se você está com medo de parecer oferecido,  você pode incluir esses lembretes num e-mail maior, anunciando seus shows, novos videoclipes, um álbum que vem por aí, faixas especiais para o fim de ano etc.

2. Grave uma  faixa de fim de ano

Pode até parecer uma ideia brega, mas até os Beatles lançavam “singles” de Natal quase todo ano, e isso certamente não fez mal para a sua carreira. Grave sua canção natalina predileta e, por apenas US$ 12,95 (R$ 30), suba ela ao CD Baby, para ser distribuída para o mundo todo.

Você também pode gravar uma faixa exclusiva para pôr no seu site, distribuí-la; criar temas natalinos para o Spotify ou listas de YouTube que incluam sua faixa; ou ainda ofereça a canção como promoção especial para quem comprar seu álbum. Os fãs vão achar bacana e vão se lembrar da sua música em geral, plantando assim a semente para dar seu álbum de presente.

3. Crie vídeos para o YouTube

Você não tem que ser o Bing Crosby ou a Simone para criar vídeos de Natak tocantes. Com uma câmera em conta e tecnologias do seu iPhone, você pode tranquilamente gravar um vídeo para sua canção de Natal, refrescar seu conteúdo já existente de vídeos com um material novo ou filmar um desejo de boas festas repidinho. Ponha um link para que quem assistir seja levado diretamente para sua página no CD Baby.

4. Mude esses velhos e surrados links

Você está usando as mesmas imagens e gráficos de hyperlink desde… sempre. Talvez seja a hora de dar uma repaginada nos seus sites e na mídia social, dando a eles um novo look. Confira a loja virtual do CD Baby no Facebook e a Music Store Widget.

Você pode até conseguir que seus amigos entendedores de design  te ajudem enviando algumas imagens boas para seus links, ou use-as como banner de seu perfil na MusicStore ou Facebook.

Também tenha certeza de que os links nas suas páginas de internet estejam todos funcionando direitinho.

5. Tenha um estoque, para que clientes não fiquem esperando por seus presentes de fim de ano

Certifique-se de que seu estoque de CDs, camisetas, vale-downloads etc. é grande o suficiente para atender a demanda. Não vá se embananar e passar os últimos dias do anos completando pedidos e enviando mercadoria que seus clientes querem ter na mão antes do Natal. Só precisa prensar mais alguns CDzinhos? Confira o serviço  CD Baby de duplicação rápida.

6. Cartões para baixar são ótimos presentes

Eles são pequenos, leves e vêm customizados com a arte do seu álbum — perfeitos para colocar embaixo da árvore de Natal! E também há vários jeitos de se promover usando cartões para baixar. Você pode fazer um concurso no Twitter e usá-los como prêmio, o que vai deixar seus fãs animados e ainda compartilhar sua música perto das festas. Presenteie seus fãs mais incríveis com eles. Ou ainda os coloque com os CDs que envia, assim seu cliente pode compartilhar sua música com amigos. Clique AQUI para comprar cartões que podem ser baixados com o tema da sua música.

7. Agende seus shows de fim de ano com antecedência

Não fique de fora da temporada de festes. Há um monte de eventos que pagam bem por música ao vivo para acontecer neste dezembro. Festas de fim de ano de firma, cerimônia de abertura de árvores de Natal, eventos religiosos, animações de shopping etc. Descubra que eventos precisam de música, ou agende seu próprio show de fim de ano.

Ou, ainda, só faça seu show normal. Dezembro é um mês bem lento para os jornalistas de música, e eles tendem a ter menos pautas interessantes para cobrir, portanto é o mês perfeito para lançar seu CD com um showzaço e conseguir alguma cobertura da imprensa, aproveitando-se da maré morta de notícias de música.

8. Leverage social networks

Redes sociais são o lugar perfeito para fazer as pessoas comentarem seu som. Deixe claro para os fãs que eles podem comprar sua música ali mesmo, no Facebook, usando a loja on-linde do CD Baby’ no Facebook. Compartilhe algumas de suas escolhas pessoais para a temporada e recomende músicas de outras bandas que você adora. Bombe o ânimo do pessoal com um concurso com prêmios. Incentive seus fãs a interagir. Lembre-se, redes sociais só são eficientes quando você dialoga com seus seguidores, então não fique gritando com eles que nem um camelô.

9. Faça uma promoção “compre um, leve dois”

Use o disconto em quantidade do CD Baby para incentivar fãs a comprar dois discos pelo preço de um. Assim, eles terão também um presente para alguém de sua lista, além de eles mesmos. Se eles tivessem qualquer interesse de comprar sua música a qualquer momento, a barganha pode fechar negócios.

10. Faça uma promoção de festas, com tempo limitado

Anuncie na sua lista de e-mails e nas suas redes sociais que, de agora até o fim do ano, você venderá seus CDs e vinis no CD Baby por preço reduzido. E, depois das festas, é só voltar ao preço normal.

————–

E você, como faz para bombar a venda de músicas na época de festas? Conta para a gente nos comentários, aqui embaixo!

 

Comente

Seus email não será publicado.