10 coisas que você tem de saber quando for assinar o contrato de distribuição do seu som

Assinar um contrato é uma coisa importante. Por isso a gente te indica as 10 coisas mais importantes que você tem de saber antes de escolher quem vai distribuir o seu som

10 coisas que você tem de saber quando for assinar o contrato de distribuição do seu somComo tirar o maior proveito da distribuição da sua música.

Há muito mais coisas envolvidas na distribuição da sua música do que só clicar em “finalizar” no painel de controle da sua conta da CD Baby. E eis aqui a diferença entre lançar uma música ou um álbum e fazer sua música realmente causar um impacto.

Aqui vão dez coisas que você tem de fazer assim que suas músicas começarem a ser distribuídas pela CD Baby, para aproveitar ao máximo o seu lançamento:

1. Crie uma conta na Show.co (GRÁTIS)

A Show.co é um combinado de ferramentas de marketing musical usado por grandes gravadoras e por artistas do calibre de Maroon 5, OASIS e Britney Spears.

Você, como artista da CD Baby, tem acesso a essas ferramentas DE GRAÇA!

Para abrir uma conta faça login na sua conta da CD Baby e vá até o link de “ferramentas de marketing gratuitas”. Depois confira essas dicas de como criar uma campanha de marketing online de sucesso.

2. Inscreva-se no Newsletter do SomosMúsica

Você já está aqui no blog SomosMúsica então já conhece essa valiosa fonte de informações e dicas para músicos independentes! Mas você sabia que pode inclusive assinar nosso boletim de notícias para receber a sua dose semanal de dicas de divulgação, truques de promoção e as últimas novidades do mundo da música diretamente em sua caixa de entrada?

Tudo o que você precisa para dar aquele empurrãozinho em sua carreira musical!

Inscreva-se para se manter atualizado das tendências globais de marketing, notícias do mercado e mais.

3. Coloque a Central de Ajuda da CD Baby nos seus favoritos

Tem alguma dúvida sobre distribuição, física ou digital, monetização de YouTube, licenciamento para uso do seu som em TV ou cinema, direitos autorais ou mais aflições?

É provável que a resposta esteja na nossa Central de Ajuda, que — ao contrário do pessoal da equipe da CD Baby — nunca dorme, então você encontra o que procura 24 horas por dia, 7 dias por semana.

4. Afilie-se à uma associação para recolher seus direitos autorais

Se você escreve músicas autorais, você tem direitos autorais sobre essas músicas. E para poder recolhê-los precisa associar-se como compositor e registrar suas músicas com as devidas entidades de arrecadação. Identifique as entidades de seu país e afilie-se à uma Associação de Direitos de Execução para começar a recolher seus direitos autorais sempre que a sua música tocar em qualquer lugar da terra.

5. Monetize sua música em todo YouTube

É fácil acabar pulando várias das coisas “extra” quando você está na correria de lançar música, mas vale a pena voltar um pouco para ter certeza que você está pronto para causar o maior impacto possível. Opte por fazer parte de tudo o que a CD Baby oferece no seu pacote de distribuição, inclusive ferramentas para licenciar seu som para TV e cinema e monetização da sua música no YouTube (É tão simples quanto marcar uma caixinha em seu lançamento desde o seu painel de controle).

Quando você monetiza sua música com o programa da CD Baby para YouTube, você gera renda sempre que sua música for usada no YouTube — não apenas nos seus vídeos oficiais, mas em QUALQUER vídeo em que sua música aparecer.

6. Profissionalize seus direitos autorais

Se você escreve suas próprias canções, precisa de um administrador de direitos autorais para te ajudar a registrar e a coletar todos esses direitos que sua música gera, com sociedades de direitos autorais e agencias de arrecadação pelo mundo todo.

É exatamente isso que a CD Baby Pro Publishing faz, e você pode fazer upgrade de qualquer lançamento que esteja fazendo com a CD Baby por um valor único e fixo (sem taxas anuais). Comece AQUI.

7. Tenha uma conta verificada no Spotify

Se você usa a CD Baby para distribuir sua música, nós vamos te ajudar a pedir para o Spotify te dar status de artista com conta verificada. É só clicar AQUI.

Se você não for um artista da CD Baby, a verificação do Spotify ainda é simples. Demora no máximo uns minutos para fazer o pedido, e você tem que esperar um tempinho até eles verificarem que você é mesmo o artista. Depois de eles confirmarem, você vai ganhar o tique azul ao lado do seu nome no Spotify. E, o mais importante, você vai ter acesso ao Spotify for Artists, vai conseguir customizar seu perfil, promover playlists e mais.

8. Crie ou atualize sua presença online

Não tem muita presença na internet? Tanto a HostBaby quanto a HearNow te oferecem opções ótimas e simples para criar seu site.

Se você já tem um site (e um bilhão de perfis em redes sociais), é hora de refrescá-los com novidades, imagens, biografias atualizadas e vídeos que sejam relevantes para o seu último lançamento.

9.  Conheça nosso Relatório de Tendências diário

Todo dia, no seu painel de controle da CD Baby, você vai receber dados atualizados que vão te ajudar a descobrir quem está ouvindo sua música, onde os ouvintes vivem, em que playlist você foi colocado e mais. Confira, leia, use — AQUI.

10. Confira A lista mais chata (e mais IMPORTANTE) de coisas para fazer antes de lançar um álbum”

Até agora, esta lista foi sobre diretamente ligadas à distribuição da CD Baby, mas é claro que você vai querer fazer o possível para divulgar sua música. Venha AQUI para ler mais sobre, inclusive sobre como mandar sua música para a Pandora Radio.

Espero que este post te ajude a ter uma ideia de como usar a CD Baby ao máximo.

E, como sempre, se você estiver com dúvidas, dê um salve nos comentários!


Guia do Spotify

Ganhe Dinheiro Guide

Foto: Unsplash

Comente

Seus email não será publicado.