10 coisas que você pode fazer para aumentar vendas e ‘streaming’ dos seus novos sons

Para ter sucesso, é preciso talento. Mas umas dicas para chegar em mais gente e vender mais música nunca mataram ninguém: é por isso que juntamos dez macetes para você ganhar mais um pouquinho de fama (e de grana) na internet

10 coisas que você pode fazer para aumentar vendas e ‘streaming’ dos seus novos sonsTodos nós, músicos, sabemos da quantidade cavalar de trabalho que precisamos fazer na hora de lançar novas músicas. Você precisa cuidar da distribuição, divulgação, marketing, conseguir que as pessoas ouçam e ainda que gere dinheiro para você. Com todos os métodos para descobrir, ouvir, compartilhar e comprar música hoje em dia, eis 10 técnicas que você pode usar para aumentar seu alcance e seu lucro. Ao adotar essas táticas, você pode aproveitar ao máximo o jeito como ouvintes usam plataformas de “streaming” e consomem compras digitais.

Enquanto você pensa no seu próximo som, experimente fazer as seguintes coisas:

1. Faça Cover de uma Música Famosa

A maior parte dos ouvintes de serviços de “streaming” ou clientes de lojas virtuais usa a barra de busca para encontrar o que quer. Se aproveite disso gravando um cover de uma música famosa. Isso pode aumentar suas vendas, já que as pessoas ouvem versões diferentes da mesma música e, se gostarem, vão atrás de outros sons do mesmo artista. Mas lembre-se que, se você decidir fazer um cover, você precisa antes ter resolvido as questões de direitos autorais com quem detém a publicação da música; Faça isso com serviços como: a própria CD Baby, que oferece licenças para o lançamento de singles covers, EasySongLicensing e Loudr, que são parceiros de confiança da CD Baby, ou a Harry Fox Agency.

2. Use Nomes Conhecidos para as Músicas

Se você não é do tipo de artista que grava covers, outro método de tirar vantagem do uso da barra de busca nas lojas digitais e plataformas de streaming é dar à sua música um nome conhecido, parecido com o de outro som famoso, ou uma frase muito usada. Nomes de música não podem ser registrados, então você pode usar “Hello” ou “Uptown Funk” como título,  se achar que faz sentido. Assim sua música pode aparecer na busca.

A nossa própria banda, a Beatnik Turtle, caiu nessa categoria por acidente. Escrevemos uma música chamada “I Don’t Want To Work Today” e a lançamos com a CD Baby em 2008.  Uns anos depois a gente reparou que as vendas dessa música dispararam. A gente demorou um tempo para descobrir o que aconteceu. Uma música de dance com o mesmo nome estava fazendo sucesso na Europa. A gente subiu de cavalinho no sucesso dela.

3. Crie uma Linda Arte de Capa do Disco

As pessoas muitas vezes “ouvem” com os olhos nos serviços de  “streaming”. Explorar um serviço de “streaming” ou uma loja virtual de música é uma experiência muito visual. Uma imagem impactante que se diferencia das outras pode trazer a atenção (e o clique) das pessoas para a sua música. Fazer um design impactante para as imagens que acompanham sua música vai aumentar suas chances de ser achado, tocado, comprado.

4. Mande os Clientes para Lojas de Música que Eles Já Conheçam

Ainda que você consiga ficar com um percentual maior do dinheiro da venda de álbuns ou faixas no seu próprio site, você pode ganhar mais dinheiro como um todo direcionando seus ouvintes para sites em que eles conseguem fazer compras com um só clique. Uma das maiores barreiras das vendas online é quando alguém precisa tirar o cartão de crédito da carteira, digitar seu número, nome, endereço e todas as outras informações que um site novo pede. Já se cria uma fricção. É muito trampo — especialmente para uma compra impulsiva ou um pequeno gasto, tipo uma faixa ou um álbum. Além do mais, os clientes podem desconfiar e não dar sua informação bancária, já que não conhecem esse site.

Ainda que seja preferível você optar por sites que te dão uma fatia maior do dinheiro das vendas, coloque também links fáceis para lojas tipo iTunes e Amazon, onde o cliente provavelmente já tem cadastro e pode comprar com um clique. Você pode sempre fazer uma lista com todas as lojas que te repassam mais dinheiro (tipo a loja da CD Baby), mas colocar as grandes lojas primeiros tende a gerar mais vendas.

5. Use Palavras-Chave Certas na Descrição do seu Álbum/Faixa

Aproveite ao máximo o espaço de descrição do seu álbum/faixa usando palavras-chave com que os clientes estejam acostumados. Sempre mencione o estilo de música que você faz (“loucurinha hip-hop rockabilly”, “vintage moderno”, “geek rock com metais”). E também, se a plataforma permitir que você coloque informações adicionais, liste alguns artistas famosos cujo som se parece com o seu, para pegar carona na popularidade deles. Por fim, se há palavras-chave, tópicos ou letras de música no seu som que tratem de causas políticas e possam interessar a um grupo específico, coloque isso na descrição. Isso pode incentivar uma compra ou um play.

6. Use Links Afiliados e Ganhe Mais Uma Grana

Não coloque só links diretos para suas faixas e álbuns. Fazer isso é deixar dinheiro dando sopa. Em vez disso, coloque links afiliados (quando anúncios de outras lojas aparecem na sua página e, quando essa loja vende algo, você ganha uma comissão). Você pode se afiliar a programas de grandes lojas de música, como iTunes e Amazon. Depois de se inscrever, esses serviços vão te fornecer links afiliados para suas faixas e álbuns. Use esses links em vez dos diretos. Você vai ganhar um percentual a mais por ter levado à compra, além da fatia que já é de direito pela música ser sua.

Tem outra vantagem: ao usar links afiliados, esses serviços vão te dar uma porcentagem de qualquer coisa que seu visitante acabar comprando na loja. Então isso significa que, se eles comprarem sua faixa e também o novo computador que eles tavam de olho, você fica com uma parte de tudo. E, como você é afiliado, pode criar links para os instrumentos musicais que usa, por exemplo. O único porém é que existe uma linha tênue entre alguém que não quer deixar de ganhar dinheiro e um mercenário. Então nosso conselho é: seja verdadeiro quando for fazer links afiliados para outras coisas que não os instrumentos que você usa e seu próprio som.

7. Use Aspas Positivas da Imprensa e Coloque Resenhas Feitas por Fãs

As pessoas ainda descobrem novos sons no boca a boca, e isso também encampa o que eles leem na mídia impressa ou ouvem nas digitais. Se você receber uma resenha positiva, use-a. Coloque aspas (frases) de críticas boas nas descrições do seu som, em sites e onde mais for possível, tipo lojas virtuais de música. Faça um link para o artigo e compartilhe nas mídias sociais. Hollywood faz isso há décadas para divulgar seus lançamentos

Também incentive seus fãs a escreverem resenhas. Isso pode influenciar nas escolhas das pessoas, então peça essa força a seus fãs.

8. Faça uma Campanha “Boladona” para Capturar Novos Ouvintes

Depois que sua música estiver à venda ou disponível para “streaming”, é hora de conseguir que ela toque em lugares onde as pessoas estão tentando descobrir novos sons. Há inúmeros lugares para ser ouvido. A gente escreveu na coluna The DIY Advisor sobre as 28 categorias de lugares onde sua música pode ser descoberta. Essas categorias incluem: blogs de MP3, podcasts, rádio em streaming, playlists em redes sociais, mídias sociais, YouTube, sites de entretenimento, incontáveis sites de música (e não de música também), e mais. Além do que, há sempre estações de rádio.

Você ser tocado uma vez num lugar pode levar outras plataformas a descobrirem o seu som, então quando você conseguir conquistar um lugar, entre em contato com outros e conte onde você acaba de ser tocado. Isso aumenta suas chances de ser tocado num lugar novo. E, quando você for tocado nesse lugar novo, passe para o próximo, e assim por diante.

9. Entre em Playlists de Streaming

As plataformas de “streaming” são redes sociais centradas na música e nas playlists feitas com ela. O Spotify, por exemplo, permite que qualquer um faça uma playlist, e algumas delas são incrivelmente populares. Encontre playlists em que sua música se encaixa, e entre em contato com o curador da playlist, para sondar se ele colocaria sua música. Se você conseguir entrar em uma dessas playlists, sua música será descoberta por novos fãs, o que vai gerar mais tocadas e mais dinheiro. Pode ser que no começo isso gere pouco dinheiro, mas as playlists quase nunca desaparecem — especialmente as mais famosas — então os “streams” podem aumentar com o tempo, já que as músicas de uma playlist não costumam ser retiradas dela.

10. Divulgue Suas Músicas com Vídeos

O YouTube é a ferramenta de busca mais popular para descoberta de novos sons, e há um motivo para isso: os vídeos permitem que as pessoas tenham um gostinho da sua música de graça e possam compartilhar com outros. Mas isso não significa que você não possa ganhar dinheiro com isso. Seus views podem gerar dinheiro, já que o YouTube ganha dinheiro com anúncios nos vídeos. É por isso que você deveria explorar o YouTube’s ContentID, descobrir se você pode ser um YouTube Partner, ou usar um serviço de monetização do YouTube, como o da CD Baby.

Se você tem um videoclipe, não saia dando essa faixa de graça! A faixa é grátis, já que o ouvinte pode tocar quantas vezes quiser, mas você pode sempre oferecer um link na descrição do vídeo indicando onde se pode comprar sua música. Você também pode colocar o link numa anotação/hotspot/card em cima do vídeo também. Para aumentar ainda mais suas vendas, inclua um trecho extra para tocar antes ou depois do seu vídeo. Fazer isso dá ao som uma cara nova, diferente de se o cliente tivesse comprado ela numa loja, já que é fácil baixar o áudio de um vídeo do YouTube. Isso incentiva o fã a comprar a faixa.

Usar essas dez técnicas para aumentar suas vendas é uma combinação de marketing e esforço contínuo. Por causa disso, você vai querer capitalizar em cima de todos os sucessos como resenhas, entrevistas ou canções suas tocadas em bons lugares, para ganhar alcance e ver novas oportunidades. Cada pequeno sucesso pode ser uma nova plataforma para divulgar sua música, e ganhar dinheiro ao mesmo tempo.

Que estratégias você usa para aumentar sua renda com novos sons? Conte para a gente nos comentários.


Ganhe Dinheiro Guide

Comente

Seus email não será publicado.