10 Coisas que Bandas Podem Fazer para Marcar Mais Shows ao Vivo

Você já sabe como quebrar tudo no palco. Agora, a gente te ajuda a chegar até lá: 10 dicas de como conseguir marcar mais shows ao vivo, aqui no SomosMúsica

10 Coisas que Bandas Podem Fazer para Marcar Mais Shows ao VivoPartindo do pressuposto que você tem músicas fortes e um show ao vivo maneiro, aqui vão 10 coisas simples que você pode fazer para conseguir marcar mais shows:

1. Crie um canal de YouTube para a sua banda.

Faça upload de um vídeo de vocês se apresentando ao vivo no YouTube. Um vídeo que mostre o melhor da sua banda. Coloque um número de telefone e um email, para que qualquer um que queira agendar um show de vocês consiga fazer isso. Escreva algo como “Entre em contato no ________ para agendar um show.” Para demonstrar profissionalismo e interesse, esforce-se ao máximo para responder todas as mensagens em no máximo 48 horas.

2. Mande imprimir cartões de negócios bonitos

…com o nome da sua banda, links para sua música, vídeos de apresentação ao vivo e o número de telefone e email para marcar show. Coloque também um link para o seu site, para as pessoas saberem mais sobre você. Você ficaria surpreso com a quantidade de bandas que AINDA anota seus números de telefone em guardanapos sujos ou pedaços soltos de papel. Aonde quer que vá, diga às pessoas quem é você, como é bom, onde vai tocar em seguida e como é fácil de marcar com você.

3. Vá ver outras bandas que tenham um som como o seu.

Se há na sua região bandas com muitos fãs, vá a alguns shows deles e fique amigo. Peça às bandas maiores para eles deixarem você abrir para eles, e ofereça em troca ajuda para criar o site deles, um flyer, banner etc. O quanto mais você se empenhar em ajudar uma banda maior que a sua, e quanto mais for respeitoso com o som deles, mais eles vão pensar em você como banda de abertura. Explique por que sua banda é melhor que as outras da região.

4. Conte para os seus fãs como é fácil marcar um show seu.

Em todo lugar que tocar – na rua, festas em casas, baladas ou grandes casas de show, conte para o seu público que você está a fim de fazer shows. Use a ferramenta digital de marcação de shows e calendário da Live Music Machine. Coloque essa mensagem na sua página de Facebook, site pessoal, etc. e dirija seus fãs a irem lá para marcar shows contigo em festas caseiras etc. Depois de fazer um show,  dê uma volta pela plateia, se envolva com as pessoas, pergunte à galera o que acharam do show e conte para eles que está disponível para tocar em outros lugares. Contar isso com certeza vai te destacar de outros artistas.

5. Faça guerrilha.

Apareça em qualquer lugar onde pode ter um pessoal que possa curtir sua música e toque para eles. Clube, escola, casa noturna, estacionamento de estádio de futebol. Quantas festas de posto de gasolina não iam adorar ter alguém tocando? Toque do lado de fora de baladas onde se apresentam bandas parecidas com a sua.  As pessoas estão entediadas na fila, então fazer um show espontâneo ali mesmo vai com certeza causar uma boa impressão instantânea.

6. Não se esqueça dos métodos das antigas.

Distribua panfletos em eventos que tenham a ver com seu público e links com brindes virtuais, que contenham uma forma de entrar em contato contigo.

7. Vá a eventos e conferências e conheça pessoas importante do mercado musical.

DJs e radialistas, donos de baladas, empresários de bandas, executivos de gravadoras e outras peças fundamentais da indústria musical frequentam esses eventos. Dê oi para esse pessoal, ofereça um drink ou um jantar, mas não seja um mala. Respeite o espaço pessoal deles e não tente empurrar seu CD na cara deles dois minutos depois de conhecê-los. Apresente-se casualmente, conte um pouco de quem você é e onde toca. Se a pessoa for um dono de balada, diga que você adoraria aparecer lá qualquer hora e fazer um show demonstração de graça. Só lembre de pedir um cantinho para vender suas mercadorias durante e depois do show. Se ofereça para tocar em lugares que geralmente não têm música ao vivo, como lojas, cafés e restaurantes.

8. Seja criativo.

Crie uma proposta e apresente à pessoa responsável pelos eventos da escola da sua região, oferecendo uma série de shows gratuitos para levantar verbas para o time de futebol, ou a banda da escola. Peça para tocar num dia de evento, em que haja muita gente.

9. Encontre lugares em que bandas como a sua tocam.

Use a grande variedade de ferramentas para encontrar shows na internet para descobrir onde as bandas da sua região andam tocando. Mandar email para casas noturnas com seu press kit geralmente não rende muito resultado, porque muitas casas de show recebem centenas de mensagens parecidas, e a sua pode se perder muito facilmente. Em vez disso, depois de achar uns lugares ótimos, coloque seu press kit e um CD num pacote bonito e entregue para alguém que gerencie essa casa.  Uns dias depois, ligue para o lugar, só para que eles lembrem de você. Se a pessoa que escolhe as bandas tiver um assistente, tente conhecer essa pessoa, porque isso vai te facilitar muito sua vida. Se você for mandar um email, não se esqueça de colocar um link para o seu MySpace junto com um parágrafo conciso dizendo por que eles deveriam te contratar. Por alguma razão misteriosa, a maioria das casas de show ainda prefere conferir novos sons pelo MySpace, então vá na deles.

10. Faça um troca-troca de shows!

Se você tem um número respeitável de fãs ou faz parte de uma banda ascendente, use sites como o Indieonthemove.com e o Splitgigs.com para trocar e compartilhar shows com outras bandas que podem te ajudar a entrar no mercado. A colaboração é a chave do sucesso nos dias de hoje, em que o mercado está muito fragmentado.

DICA BÔNUS! Em todo lugar que você for, não importa o que você tocar, com qualquer um com quem você falar… colecione o máximo de endereços de e-mail que conseguir. O e-mail ainda é um dos melhores jeitos de se comunicar diretamente com os fãs e desenvolver um relacionamento com eles.

Este post apareceu primeiro no Live Music Machine blog, escrito por Chris Bracco.

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1 Comentário

  1. romulo.marinho.rj@gmail.com'
    by Alcides Rômulo on março 24, 2017  11:24 Responder

    Excelente artigo. Parabéns!

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