10 coisas que aprendemos na VidCon

Música também é imagem. Ainda mais na internet. O SomosMúsica foi até a maior conferência de vídeos online do mundo, a VidCon, e montou uma listinha com as 10 coisas mais legais que aprendeu por lá

10 coisas que aprendemos na VidCon

O presente e o futuro do YouTube…

A VidCon, conferência anual dos amantes de vídeo online, já é uma grande coisa (no ano passado, 16.000 pessoas compareceram), mas parece que ela está crescendo, tanto em tamanho quanto em impacto, a cada ano. A conferência VidCon 2016 atraiu há semanas 25.000 frequentadores. A CD Baby enviou três dos seus membros a Anaheim para esse encontro de cultura, vídeo e conteúdo.

[Leve seu canal de YouTube um patamar acima com o Illustrated Sound, a rede de YouTube bolada pela CD Baby!]

Eis o que aprendemos:

1. O YouTube está está no topo do mundo do vídeo

O YouTube já está por aí há mais de uma década. Pode parecer notícia velha para algumas pessoas. E pode parecer que, com mais competição no mundo do vídeo, o YouTube vai inevitavelmente perder alguma da sua influência, mas…

  1. YouTube é a única plataforma que oferece uma experiência imersiva

Apesar do fato de o Facebook continuar a se vender como uma plataforma de vídeo, e outros serviços como o Vine e o Instagram terem ganho muita popularidade, não há outro destino online que permita a você (o criador) oferecer uma experiência imersiva completa, onde a plateia pode mergulhar no seu conteúdo.

3. Criadores de sucesso no YouTube construiram um canal que tem programação própria

Parte de oferecer uma experiência imersiva é usar seu canal de YouTube para reunir uma audiência ao redor de um só assunto (uma rede sobre gastronomia, as aventuras de velejar sozinho, os melhores lances de frisbe, etc.). Então pense no YouTube como um lugar para postar não só vídeos ocasionais, mas para criar sua própria rede, com uma programação regular (videoclipes, resenhas de equipamentos, aulas de músicas, shows ao vivo, vlogs, etc.)

4.  Criadores de conteúdo “Pro” estão migrando para o YouTube

Mesmo as redes de TV a cabo estão investindo cada vez mais na criação de conteúdo para o YouTube, porque isso vem dando resultado.

5. O YouTube melhorou o sistema de cursos para seus criadores

O YouTube agregou o conteúdo educativo que estava em sete sites do YouTube (que incluem: Creator Academy, Creator Blog, Creator Monthly, YouTube Spaces, Creator Community, Creator Services Directory, e Creator Awards) em um só local: https://www.youtube.com/yt/creators, disponível em 23 línguas..

6. Quanto mais assinantes você tiver, a mais ferramentas terá direito

Uma parte da seção de recursos do YouTube permite que você ganhe acesso a mais ferramentas e novas oportunidades, conforme sua audiência for crescendo. Por exemplo, quando você alcança algum marco de assinantes (10.000, 100.000, 1 milhão etc.) você recebe insígnias do site. Quando chegar na marca de 10.000, você tem direito a produzir seus vídeos no YouTube Spaces. E daí por diante.

7. O YouTube fez atualizações grandes no sistema de comentários

Você conseguirá selecionar quais comentários quer que fiquem no alto do seu feed, e os donos de canal podem optar que assinantes prediletos moderem os comentários do seu canal. Isso pode ser uma mudança enorme para um criador que não tem tempo para moderar ou responder todos os comentários. Ao delegar essa tarefa a pessoas de sua comunidade, você pode permitir que os fãs se envolvam diretamente com seu canal, e dar a eles um senso de propriedade do canal.

8. O YouTube melhorou seu sistema de Content ID

Não foi uma melhoria completamente nova, mas faz pouco tempo que aconteceu, e o YouTube usou a VidCon para jogar o assunto ao vento: o Content ID agora permite que um vídeo cuja autoria está sendo disputada por dois usuários continue gerando renda para o dono dos direitos autorais.

9. Consiga ajuda para ser um criador no YouTube

O YouTube vai oferecer auxílio por email para todos os criadores que estiverem monetarizando seus canais, e prometem dar feedback a todos os seus emails em até um dia útil.

10. Vai ser possível fazer “streaming” ao vivo no YouTube direto do seu telefone

O YouTube está construindo um botão “Go Live” para o YouTube app, que vai permitir fazer transmissões em “streaming” ao vivo, do seu telefone, e esse mesmo vídeo estará disponível na busca do YouTube segundos depois do “streaming” ter terminado. Até agora, essa ferramenta é limitada a alguns poucos usuários, mas esperamos que em breve ela seja expandida.

Quais desses ítens significa mais para você? Algum deles vai mudar o jeito que você usa o YouTube? Você estava na VidCon e, se estava, o que aprendeu? Conte para a gente na seção de comentários, aqui embaixo.

Ganhe Dinheiro Guide

Comente

Seus email não será publicado.